Até o fim de agosto, a população pode conferir no saguão do Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura no Centro Cívico, os melhores trabalhos do concurso Vamos Pintar Curitiba. No concurso, a população foi convidada a colorir um mapa com pontos de interesse da cidade estilizado pelo cartunista Ademir Paixão e pelo designer gráfico Guilherme Paixão.
O concurso foi uma iniciativa da rádio CBN, da construtora Laguna e da Prefeitura de Curitiba para comemorar o aniversário de 330 anos da cidade, que aconteceu em março deste ano. O objetivo foi despertar o pertencimento, revelar talentos e reforçar o amor pela cidade.
No saguão estão expostos os 20 desenhos vencedores das quatro categorias: Infantil (até 7 anos de idade), Infantojuvenil (de 8 a 12 anos de idade), Juvenil (de 13 a 17 anos) e Adulto (acima de 18 anos). Os cinco primeiros colocados de cada categoria formam a exposição.
Vencedor na categoria adulto, o policial federal Marcelo Kasprazak conta que se encantou com o desafio proposto pela esposa e, ao colorir o mapa, relembrou cada um dos pontos turísticos, estabelecimentos comerciais e personagens da capital paranaense destacados. “Para mim, foi uma surpresa muito legal. Eu amo minha cidade e caprichei bastante”, disse Kasprazak.
Além dos 20 vencedores, os curitibanos também podem encontrar mais dois mapas. Um deles é de Elsa Grandó, que aos 93 anos é a artista com maior idade do concurso. Por outro lado, também está exposto o trabalho de Hanna Pereira Garcia, de 2 anos de idade, a pessoa com menor idade do projeto.
O concurso
O concurso teve início em setembro de 2022 e a premiação aconteceu no mês dos 330 anos de Curitiba, em março de 2023. Mais de dois mil desenhos foram enviados no período do concurso, e 400 mil mapas, de 75 cm x 50 cm cada, foram distribuídos gratuitamente pelos patrocinadores em ações e oficinas realizadas pela cidade.
Criados por Ademir e Guilherme Paixão, os mapas contém pontos turísticos, estabelecimentos comerciais e personagens da capital paranaense, para serem coloridos pela população.
Os trabalhos passaram por uma pré-seleção em fevereiro e os melhores foram escolhidos por uma comissão formada por cartunistas, professores de artes visuais e representantes dos patrocinadores, da Fundação Cultural e das secretarias da Comunicação e Educação.
Premiação
Os mapas dos três primeiros colocados de cada categoria também foram expostos em maio deste ano na Galeria Laguna, no Batel, com presença do prefeito Rafael Greca.
Categoria infantil – até 7 anos de idade
1° lugar – Pedro Fernandez Cavalcante
2° lugar – Ana Clara Bertoncini Xavier dos Anjos
3° lugar – Amanda Sommer Danielewicz
4º lugar – Julia Vitória M. dos Santos
5º lugar – Rafael do Carmo C. Filho
Categoria infantojuvenil – de 08 a 12 anos de idade
1° lugar – Carlos Eduardo Rodrigues da Silva
2° lugar – Fernanda Krause Bulek de Araújo
3° lugar – Isabella Braz de Brito
4º lugar – Helena Ramos Zanoncini
5º lugar – André Luiz Poleski de Moraes
Categoria juvenil – de 13 a 17 anos de idade
1° lugar – Julia Francini Mikchuk Jaluska
2° lugar – Bruna Proença Martins
3° lugar – Eduardo Popp Tetu
4º lugar – Maria Clara Moro
5º lugar – Laura Júlia Marques
Categoria adulto – acima de 18 anos
1° lugar – Marcelo Costa Kasprzak
2° lugar – Loidi Ramos da Silva
3° lugar – Lilian Ono Komatsu
4º lugar – Emerson Elias Ferrarini
5º lugar – João Paulo Rotava
Serviço
Local: Prefeitura Municipal de Curitiba (Av. Cândido de Abreu, 817).
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.
Deixe um comentário