sexta-feira, fevereiro 23, 2024
spot_img
InícioSem categoriaExposição carregada de significados desperta o olhar filosófico em uma mistura de...

Exposição carregada de significados desperta o olhar filosófico em uma mistura de cores e linhas

Entre os dias 19 de dezembro e 26de janeiro, o Espaço de Arte Francis Bacon recebe a Exposição Cosmos and Beyond 3 em comemoração aos 40 anos de carreira do artista plástico português Manuel Barata. Esta é a terceira série dessa mostra que exibe 25 obras abstratas, intituladas A Simetria do Olhar e do Silêncio, que são pinturas em óleo sobre tela.

“Manuel Barata apresenta nesse trabalho artístico as contradições humanas, os conflitos existenciais e as emoções internas. Do brilho ao opaco, das variações das cores em cada pincelada, há um ponto em comum em cada uma delas: o fio da vida”, explica Cida Demarchi, curadora desta exposição. Essas linhas que perfazem todos os quadros são as linhas da vida que desvelam os argumentos corriqueiros do dia a dia.

Trabalhar com o abstrato exige conhecimento profundo do desenho. Abstrair este formato é filosofar a forma para revelar a verdadeira habilidade dessa expressão. Cida Demarchi ressalta que esta mostra “traz uma visão aprofundada do universo humano contemporâneo que traduz a harmonia universal, ordenada em suas leis e regularidades e organizada de maneira integrada. Um plano da movimentação urbana que expõe a complexidade do homem dentro de uma perspectiva macro, com o afastamento de quem vê o conjunto em suas ações e efeitos na cidade, no mundo e no cosmos.”

Ao visitar a Exposição Cosmos and Beyond 3 será possível perceber como essa conexão profunda entre a humanidade e o universo pode transformar a forma como enxergamos a nós mesmos e ao mundo ao nosso redor. “As obras que compõem essa mostra são uma pequena parte da grandeza deste trabalho que deve ser visto para além de uma visão estética. Precisa ser lido com um olhar filosófico porque está carregado de significados”, finaliza Cida Demarchi.

Manuel Martins Barata

Nasceu na cidade de Porto, em Portugal, em 1947. A sua carreira como artista plástico desenvolveu-se na França, Alemanha, Espanha, Malta, Itália, Japão, Estados Unidos e Portugal. Entre 1983 e 1992 terminou seus estudos de arquitetura e Belas Artes em Nova York. Residiu desde 1991 em Paris, onde foi nomeado Conselheiro Artístico na Departament pour la Promotion et Difusion Artistiques-Maison – DPDA da L’Europe em Paris. Em 1997 assumiu o cargo de Diretor Artístico para a área de Belas Artes na mesma instituição. Foi nomeado em 1999 Delegado Oficial na Biennale em Malta, para Portugal. O artista reside na região Autónoma de Madeira desde 2003. Foi nomeado Vice-Presidente da Biennale em Malta em 2004. Em 2005 assumiu igual cargo junto a Tempra Academy for Contemporany and Modern Arts em Londres. Fundou em 2005 a Madeira International Art Biennale – MIAB. Inaugurou a 1ª Edição do International Youth Art Forum no Funchal.  Ex-Vice-Presidente Executivo e Curador da IAPAJ (2013-2018) em OTA-SHI, no Japão. Fundou em 2013, em Malta, a International Zarco Academy of Arts. Desempenhou o cargo de Senior Art Director entre 2014 e 2018 da United Photo Press World – UPP, EM Nova York. Exerce as funções de Produtor e Curador de Arte.

Serviço 

🌆Exposição Cosmos and Beyond 3

🏘️Local: Espaço de Arte Francis Bacon – Ordem Rosacruz (AMORC) 

🧭Endereço: Rua Nicarágua, 2453 – Bacacheri – 82515-260 – Curitiba, Paraná. 

🎫Entrada: Franca 

📅Data: de 19 de dezembro de 2023 até 26 de janeiro de 2024.

🕛Horário: de terça a sexta-feira das 13h30 às 17h.

⚠️*O Espaço não abre nos feriados.

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Hashtags

#exposicao #mostra #espacodeartefrancisbacon #obra #obras #obradearte #tela #telas #pinturaemóleosobretela #óleosobretela #CosmosandBeyond #cosmos #beyond #Portugal

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão