O Governo do Estado do Paraná e a Prefeitura de Curitiba serão parceiros na implantação do sistema de iluminação pública do Contorno Sul. A parceria foi firmada e lançado o edital de licitação nesta segunda-feira (27/9), no Palácio Iguaçu, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo prefeito Rafael Greca.
O processo licitatório seguirá o Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que permite que o projeto e a execução da obra sejam contratados em uma única licitação, pelo menor preço oferecido. A previsão é que os serviços comecem em 120 dias.
Porção da BR-376 que se interliga com outras rodovias federais – BR-277 e BR-476 – e com a rodovia estadual PR-421, a estrada serve de desvio para o tráfego e cruza bairros da região sul, como a Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Pinheirinho e o Tatuquara.
Postes e luminárias de LED serão instalados numa extensão de 14,6 quilômetros do Contorno Sul (BR-376), inclusive suas alças e interseções, no trecho compreendido entre o quilômetro 587 – no entroncamento com a BR-277 (acesso oeste para Curitiba), e o quilômetro 602 – no entroncamento com a BR-116 e a BR-476 (Pinheirinho).
“A região muito populosa e de alta força econômica agora terá mais luz gastando menos energia, porque o sistema será de LED. A nova iluminação evitará acidentes e multiplicará a segurança do Contorno Sul”, disse Rafael Greca.
A nova iluminação garantirá mais segurança e conforto aos motoristas, passageiros e pedestres que costumam transitar pela via. Em média, 60 mil veículos usam o trecho diariamente e, por ano, são registrados cerca de 250 acidentes.
Aproximadamente, 30% dos veículos que trafegam pelo Contorno Sul são caminhões e ônibus.
“Estamos falando de uma artéria importantíssima para Curitiba e para o Paraná que, sem dúvida, está sobrecarregada. Queremos com essa nova iluminação melhorar o aspecto estético mas, principalmente, garantir segurança aos usuários, reduzindo o número de acidentes, de assaltos e óbitos”, afirmou o governador Ratinho Junior.
A colocação de luminárias na via também aumentará a eficiência da sinalização e a segurança, ampliando a possibilidade dos motoristas e dos pedestres de visualizar o perigo com antecedência. A iluminação com equipamentos de LED também aumenta a sensação de conforto visual, pois garante melhor visibilidade para os condutores nos períodos noturnos.
Elaboração e execução do projeto
A cargo da elaboração e da execução do projeto estarão a Coordenação de Região Metropolitana de Curitiba (Comec), representada no ato de assinatura do termo de cooperação pelo seu diretor-presidente, Gilson Santos, e a Secretaria Municipal de Obras Públicas, que foi representada pelo titular da pasta, Rodrigo Rodrigues.
Com a experiência da substituição de 65.048 pontos de iluminação por LED em todas as regiões de Curitiba, o secretário de Obras citou que os equipamentos consomem 50% menos energia e tem uma vida útil de 50 mil horas ou até 6 anos. As luminárias de LED têm a luz direcionada, o que aumenta o aproveitamento luminotécnico e as torna mais eficientes.
“São equipamentos que geram baixa necessidade de manutenção. O sistema em implantação em Curitiba desde 2019, já chegou a registrar uma queda de 25% nas solicitações de conserto feitas pela população por meio da Central de Atendimento 156”, apontou Rodrigo Rodrigues.
Também estavam presentes o secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega, o secretário municipal de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho, o vereador Mauro Ignácio, o presidente da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (AECIC), Alaides Francisco de Oliveira, e o diretor Administrativo da entidade, João Barreto Lopes.
Deixe um comentário