Arquivos

Estação-tubo Cajuru volta a operar neste sábado com melhorias para passageiros

Estação-tubo Cajuru, que faz parte do projeto do Ligeirão Leste/Oeste, volta a operar neste sábado. Foto: Divulgação/URBS

A estação-tubo Cajuru, localizada na Rua Engenheiro Costa Barros, será reativada neste sábado (5/4) nos dois sentidos da via. A reabertura marca mais uma etapa das obras de implantação do Ligeirão Leste/Oeste, que está modernizando a infraestrutura do transporte coletivo de Curitiba.

Durante o período de interdição, a estação passou por uma série de melhorias para garantir mais conforto e acessibilidade aos passageiros. Com a retomada do funcionamento, as linhas 302 – Centenário/Rui Barbosa e 303 – Centenário/Campo Comprido voltam a atender o ponto. Juntas, essas duas linhas transportam cerca de 105 mil passageiros por dia, segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs).

Mais acessibilidade e conforto

De acordo com Astrid Dilger Sanches, gestora da área de Engenharia, Projetos e Obras da Urbs, a estação-tubo Cajuru foi reformada com foco na acessibilidade. Entre as mudanças, destaca-se o alargamento da porta de isenção para 0,80 metro, facilitando o embarque de cadeiras de rodas de diferentes tamanhos.

Outra novidade é a substituição da escada por rampa metálica, além da instalação de portas retas para melhorar o fluxo dos usuários. Segundo Alceu Portela, gestor da área de Manutenção da Urbs, a estação também recebeu vidros com proteção solar e forro com isolamento térmico, que proporcionam mais conforto térmico para quem utiliza o espaço diariamente.

Etapas das obras do Ligeirão

A Cajuru foi uma das primeiras estações a entrar em obras no projeto do Ligeirão Leste/Oeste, que prevê a requalificação de 34 estações-tubo e cinco terminais, como o novo equipamento do Capão da Imbuia. A primeira estação reformada foi a Antônio Meireles Sobrinho, que segue em obras. Na sequência, devem passar por intervenções as estações Teófilo Otoni e Catulo da Paixão Cearense.

As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), com projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), e seguem o modelo de execução escalonada, garantindo que apenas uma estação seja desativada por vez para minimizar impactos no atendimento à população.

Infraestrutura repaginada

No entorno da estação Cajuru, também foram realizadas melhorias viárias. A canaleta de ônibus recebeu pavimento de concreto, enquanto a via lenta passou por fresagem e recape asfáltico. As calçadas foram refeitas com faixa acessível, acompanhadas de nova sinalização viária e iluminação em LED.

Investimento no transporte coletivo

As obras integram os lotes 4.1 e 4.2 do Programa de Aumento da Capacidade e Velocidade do BRT Leste-Oeste, financiado pelo Novo Banco de Desenvolvimento (NDB). No total, estão sendo investidos US$ 75 milhões, além de contrapartidas do município, para requalificar 22,5 km de canaletas exclusivas entre Pinhais e o CIC Norte, promovendo maior fluidez, segurança e conforto para os passageiros que utilizam o sistema.