A Cinemateca de Curitiba recebe, a partir de terça-feira (20/10), a mostra Star Trek, com oito filmes da franquia de ficção científica. As sessões serão realizadas de terça a sexta-feira, sempre às 16h, até 30 de outubro. A entrada é gratuita.
Em ordem cronológica, a programação reúne produções da primeira geração da franquia e do início da segunda, lançadas entre as décadas de 1980 e 1990. A seleção começa com Star Trek II: A Ira de Khan e segue com Star Trek III: À Procura de Spock, Star Trek IV: A Volta para Casa e Star Trek V: A Última Fronteira.
Na semana seguinte, serão exibidos Star Trek VI: A Terra Desconhecida, Star Trek Generations, Star Trek: Primeiro Contato e Star Trek: Insurreição.
A saga
Criada por Gene Roddenberry, Star Trek, conhecida no Brasil como Jornada nas Estrelas, estreou na televisão em 8 de setembro de 1966. A série original acompanhava as missões de exploração espacial da nave USS Enterprise, comandada pelo capitão James T. Kirk, ao lado do primeiro oficial Spock e do médico Leonard McCoy.
Embora tenha durado apenas três temporadas, a produção conquistou gerações ao imaginar um futuro marcado pela diversidade, pela cooperação entre povos e pela busca por novos mundos. Em 2026, a franquia completa 60 anos de história.
Filmes da mostra
Star Trek II: A Ira de Khan (1982)
Terça-feira (20/10), às 16h
Direção: Nicholas Meyer | EUA | 12 anos
O almirante James T. Kirk enfrenta seu maior desafio. Atormentado por dúvidas sobre seu lugar na galáxia, ele é lançado mais uma vez contra seu inimigo mais implacável, Khan Noonien Singh, que escapou do exílio em Ceti Alpha V e agora busca vingança. Com um novo e poderoso dispositivo em mãos erradas e um cenário sem saída, o preço da vitória para a nave estelar Enterprise pode ser alto demais.
Star Trek III: À Procura de Spock (1984)
Quarta-feira (21/10), às 16h
Direção: Leonard Nimoy | EUA | livre
A derrota de Khan pelo almirante James T. Kirk e a criação do planeta Gênesis são vitórias vazias. Spock está morto e McCoy está se comportando de maneira bizarra. Uma visita inesperada de Sarek, pai de Spock, traz uma revelação surpreendente: McCoy abriga a essência vital de Spock. Com um amigo vivo e outro morto, ambos sofrendo, Kirk tenta ajudar seus amigos roubando a Enterprise e desafiando a quarentena imposta pela Frota Estelar ao planeta Gênesis, mas os Klingons também descobriram e correm para um encontro mortal.
Star Trek IV: A Volta para Casa (1986)
Quinta-feira (22/10), às 16h
Direção: Leonard Nimoy | EUA | livre
Marcados como fugitivos pela própria Federação que juraram proteger, os tripulantes da Enterprise voltam para a Terra para enfrentar a corte marcial por crimes cometidos ao salvar a vida de Spock. Em seu caminho, contudo, descobrem que o planeta está sendo devastado por uma gigantesca sonda alienígena, que exige uma resposta de uma forma de vida há muito extinta da Terra. Dentro da nave klingon capturada, Kirk e sua tripulação devem voltar no tempo para salvar o planeta.
Star Trek V: A Última Fronteira (1989)
Sexta-feira (23/10), às 16h
Direção: William Shatner | EUA | livre
Após o cruzeiro de testes da Enterprise, Kirk, Spock e McCoy aproveitam uma folga acampando no Parque Nacional de Yosemite. O descanso, porém, chega ao fim quando a Frota Estelar ordena que a nave resgate três diplomatas, um humano, um klingon e um romulano, feitos reféns em Nimbus II. Ao chegar, a tripulação descobre que a crise foi orquestrada por Sybok, um vulcano renegado.
Star Trek VI: A Terra Desconhecida (1991)
Terça-feira (27/10), às 16h
Direção: Nicholas Meyer | EUA | livre
A Terra Desconhecida é o último filme da série Star Trek protagonizado pela tripulação original da série. Originalmente, foi pensado como um prelúdio da série original, com atores jovens interpretando a tripulação da Enterprise enquanto cursavam a Academia da Frota Estelar.
Star Trek Generations (1994)
Quarta-feira (28/10), às 16h
Direção: David Carson | EUA | livre
O capitão Jean-Luc Picard e a tripulação da Enterprise estão no meio de uma crise há mais de oitenta anos. Um malvado cientista el-auriano chamado Tolian Soran está destruindo estrelas para mudar o caminho de uma anomalia espacial chamada Nexus, uma faixa de energia que atua como porta de entrada para outra realidade. Para fazer isso, Soran se uniu à facção renegada klingon liderada pelas irmãs Duras e planeja destruir o sistema veridiano. Apenas uma pessoa pode detê-lo, mas ela está morta há 78 anos.
Star Trek: Primeiro Contato (1996)
Quinta-feira (29/10), às 16h
Direção: Jonathan Frakes | EUA | 14 anos
Seis anos após ser capturado e assimilado pelos Borg, o Capitão Jean-Luc Picard se vê diante de uma nova ameaça à Federação. Os Borg lançam uma segunda tentativa de conquista, e a Frota Estelar considera a experiência de Picard um risco em meio à crise, ordenando que ele permaneça afastado do combate. Quando a batalha começa a tomar um rumo desfavorável, porém, Picard e a tripulação da nova Enterprise desafiam as ordens e entram na luta.
Durante o confronto, os Borg viajam trezentos anos ao passado, levando a Enterprise em seu encalço. O destino é a Terra do século XXI, onde Zefram Cochrane está prestes a realizar o primeiro voo de dobra da humanidade a bordo da Phoenix e, com isso, estabelecer o primeiro contato entre humanos e uma civilização extraterrestre.
Star Trek: Insurreição (1998)
Sexta-feira (30/10), às 16h
Direção: Jonathan Frakes | EUA | livre
Durante uma missão no planeta Ba'ku, Data descobre algo que pode ameaçar esta civilização. O capitão Picard recebe ordem de não interferir no plano, pois lá existe uma radiação regenerativa que mantém todos os habitantes jovens. Estes argumentos não convencem o capitão, que sabe que, ao desobedecer uma ordem superior, colocará em risco sua vida e sua carreira, mas, apoiado por sua tripulação, decide comandar uma revolta para preservar aquele paraíso.
Local: Cinemateca de Curitiba, na Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 1.174, no bairro São Francisco.
Entrada gratuita.
Com informações da Prefeitura de Curitiba.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



