Esporte divulga protocolos sanitários dos jogos oficiais do Paraná

A retomada do calendário dos jogos oficiais do Paraná está confirmada. Com as competições, também foram definidos os protocolos sanitários das atividades esportivas no Estado. Nesta quarta-feira (4), a Diretoria de Esportes e a Coordenação de Rendimento, por meio da Superintendência do Esporte, divulgaram osprotocolos dos sete eventos esportivos deste ano.

Os eventos já confirmados são os Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS), Jogos Universitários do Paraná (JUPS), Jogos Abertos do Paraná (JAPS), Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPS), Jogos Abertos de Combate do Paraná (JAPS Combate), Jogos Abertos Master do Paraná (JAPS Master) e Juventude Boa de Bola.

O coordenador de Esporte e Eventos, Emerson Venturini, explica que os protocolos são essenciais para a realização dos eventos. “Foram elaborados pela Paraná Esporte e chancelados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Neles constam as diretrizes a serem respeitadas por todos os envolvidos nos eventos, staff, atletas, dirigentes, arbitragem e toda a comunidade esportiva do estado”, disse.

“Os eventos da Coordenação de Esportes de Rendimento são realizados em parceria com os municípios sede, que terão que cumprir rigorosamente as determinações constantes nos protocolos para assegurarmos a segurança de todos os envolvidos”, acrescentou.

Os protocolos sanitários têm medidas de proteção coletiva e individuais. Também serão necessárias as higienizações e descontaminações nas instalações esportivas e não esportivas.  As competições ainda sofreram adequações, começando com a não permanência de equipes nas cidades-sedes – apenas times que avancem para as finais. 

Outro exemplo é a mudança nas reuniões e os congressos técnicos. Com o protocolo sanitário, eles devem ser programados em plataformas virtuais, de modo a evitar aglomerações. Também há redução das equipes técnicas que acompanham os atletas nos jogos e a presença proibida de público nos locais de competição.

 Nos protocolos sanitários ainda está a rastreabilidade dos participantes. As equipes deverão produzir relatórios com todas as pessoas das delegações, meio de transporte utilizado, hospedagem (em casos necessários), entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Covid-19: 150 milhões de brasileiros foram vacinadas com a primeira dose

O Ministério da Saúde anunciou na noite desta quinta-feira (14) que o Brasil alcançou a marca de 150 milhões de pessoas vacinadas com pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19. Ao todo, foram aplicadas 150.179.756 doses, de acordo com o balanço mais recente da pasta. 

O número representa cerca de 93% dos 160 milhões de brasileiros que fazem parte do público-alvo da campanha, a partir dos 12 anos de idade.

Já o ciclo vacinal completo com duas doses ou dose única da vacina da Janssen está se aproximando de 62% do público-alvo, segundo a pasta. São 100.632.085 doses aplicadas até agora. 

Somando primeira e segunda doses, além da dose única, foram aplicadas, até agora, um total de 250.811.841 vacinas. O Ministério da Saúde informa ainda que 310.498.347 doses já foram distribuídas aos estados.  

Motoristas encerram greve no transporte coletivo de São José dos Pinhais

Motoristas de ônibus encerraram a greve do transporte coletivo de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Com isso, o serviço voltou a funcionar normalmente nesta sexta-feira (15).

A retomada aconteceu depois da categoria aceitar uma proposta da Auto Viação Sanjotur em uma assembleia realizada na quinta (14).

Os funcionários não receberam parte do salário que deveria ter caído na conta na última sexta-feira (8).

A empresa fez proposta aos trabalhadores de na segunda-feira (18) pagar 50% e dia 25 de outubro o restante.

A Sanjotur opera mais de dez linhas de ônibus urbanas e rurais.

Informações Banda B