terça-feira, fevereiro 27, 2024
spot_img
InícioParanáEspecialista italiano em indústria moveleira fará palestra gratuita, no Sebrae, em Curitiba...

Especialista italiano em indústria moveleira fará palestra gratuita, no Sebrae, em Curitiba | ASN Paraná


No próximo dia 17 de novembro, o Sebrae/PR recebe o evento “Arte e tradição: a madeira na indústria moveleira italiana”. Com início às 8h, o evento é gratuito e direcionado para donos de micro e pequenas empresas ligadas à cadeia produtiva moveleira.

O palestrante será o italiano Gianni Cantarutti, expert no segmento, é um dos destaques do evento. Rodolpho Guttierrez, é designer e diretor da Boulle, empresa que trabalha com a criação de móveis e peças decorativas em madeiras tropicais brasileiras, é o outro palestrante convidado.

Xiloteca é um espaço de exposição com artigos feitos em madeira. Fotos: divulgação – www.giannicantarutti.it.

“O Brasil vem crescendo e divulgando a força da indústria moveleira, e com as madeiras nativas que possuímos, tem muito mercado para exportação que ainda pode ser explorado”, disse Rodolpho.

A Boulle em parceria com o Sebrae/PR são realizadores do evento, com apoio do Centro Brasil Design, e do Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria de Curitiba (Simov).

Conforme a consultora do Sebrae/PR, Adriana Kalinowski, o palestrante italiano vem a Curitiba para falar sobre a beleza das madeiras nacionais, e sobre qual o uso indicado para cada finalidade.

“A história das madeiras brasileiras será um dos temas. Além de como a Europa utilizou e usa madeiras brasileiras, como o design pode influenciar positivamente para agregar valor aos produtos”, destacou a consultora.

Adriana acrescenta que a Itália é conhecida pelo design, pela inovação e por produtos de altíssima qualidade.

A consultora pontua que o Sebrae/PR apoia os empresários de micro e pequenas empresas que fazem parte da cadeia de indústria moveleira, promovendo inovação, capacitações e consultorias para melhoria da gestão, conexões empresariais, rodadas de negócios e troca de conhecimentos técnicos.

Gianni Cantarutti, especialista da indústria moveleira.

Cantarutti

Desde criança, com sua família, teve contato com a madeira, começando em San Giovanni al Natisone, perto de Udine. Os seus pais cortavam jovens alfarrobeiras para fazer estacas para as vinhas. Em 1982, formou-se técnico da Indústria Moveleira e Artesanato (TIMA). Em 1991, começou a viajar para conhecer em primeira mão a realidade da extração de madeira: da Polônia à Amazônia, de Madagascar à China, da Rússia à Oceania até 1997, quando retomou e terminou seus estudos na Universidade de Trieste, obtendo uma licenciatura em Ciência Política com enfoque internacional.

Novos conhecimentos, ligados ao tipo de madeira e às diferentes técnicas de processamento, levam também a novas crenças como a importância do corte responsável, da gestão sustentável das florestas e das plantações sem nunca subestimar o impacto da extração da madeira com as culturas e ambiente.

Nos últimos anos, a atividade de Cantarutti focou, principalmente, a consultoria e colaboração com designers e arquitetos, que pretendem dar, através da utilização da madeira, uma alma única às suas criações. Gianni também procura por espécies lenhosas pouco conhecidas e antigas que vêm da Europa, das florestas da Amazónia, de África, do Sudeste Asiático e da Oceânia, testando a sua qualidade e com especial atenção à sustentabilidade e à proteção florestal.

Serviço

O quê: Evento “Arte e tradição: a madeira na indústria moveleira italiana”
Quando: 17 de novembro – às 8h.
Onde: Sebrae/PR (Rua Cyro Vellozo, 59 – Prado Velho, Curitiba – PR)
Inscrição gratuita:  https://www.sebraepr.com.br/loja/produtos/arte_e_tradicao_a_madeira_na_industria_moveleira_italiana/153964



Leia a matéria no site do Sebrae

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão