Arquivos

Equipes reconstroem e ampliam muro de contenção em córrego do Parque Barigui


Nesta quarta-feira (20/9), começou a obra de reconstrução e ampliação do muro de contenção nas margens do córrego Campina do Siqueira, no Parque Barigui, próximo à rotatória no final da Rua Dr. Aluízio França. A intervenção é necessária devido a um processo de erosão que comprometeu a estrutura existente.

Coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), os trabalhos foram precedidos pela remoção de 12 árvores de grande porte, realizada na semana anterior pela equipe do Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. As árvores pertenciam à espécie grevilhas, nativas da costa leste da Austrália e consideradas invasoras em Curitiba, representando um risco de queda devido à erosão do solo.

Após a conclusão das obras de contenção, está previsto o plantio de outras 12 árvores nativas no mesmo local, contribuindo para a preservação ambiental.

Muro mais extenso

O novo muro, com 30 metros de comprimento e 2,5 metros de altura, substituirá o anterior, que apresentava uma inclinação de 40 cm devido à movimentação do talude. A estrutura será construída em concreto ciclópico, um material que incorpora grandes pedras ao concreto, garantindo maior resistência, e será mais extenso que o primeiro para dar mais estabilidade e segurança no talude do rio.

Os trabalhos tiveram início com a retirada das partes danificadas do muro, utilizando uma escavadeira hidráulica e realizando a limpeza e preparação do talude. A previsão é que os serviços sejam concluídos em 90 dias, com o local devidamente sinalizado e sem interferência na rotina dos visitantes do parque.

Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, essa ação é preventiva e visa corrigir a instabilidade no solo do local, evitando a queda de árvores ou do muro para dentro do córrego, o que tornaria a ação mais complexa e demorada, além de poder causar alagamentos.

Curitiba Contra Cheias

A iniciativa integra o programa Curitiba Contra Cheias, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, que busca proporcionar à cidade uma infraestrutura resiliente capaz de enfrentar os desafios das mudanças climáticas e do crescimento urbano. O programa engloba diversas ações, como a limpeza e desassoreamento de rios e córregos, manutenção de estruturas de contenção e obras de macrodrenagem para aumentar a capacidade de extravasamento de águas pluviais.

As obras de macrodrenagem são realizadas em diferentes bairros e a população pode colaborar indicando locais que necessitam de atenção pela Central 156 de atendimento ao cidadão.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba