Empresa paranaense de tecnologia aproveita retomada do mercado de eventos para expandir em Brasília

Sistemas tecnológicos de gestão com automação e integração têm auxiliado as redes de Food Service a retomarem o crescimento depois da desaceleração da crise causada pela covid-19. Um bom exemplo é o de Brasília, que vem retomando com fôlego seu lugar de protagonismo no cenário gastronômico nacional com a ajuda da automação. O Distrito Federal é o terceiro maior polo gastronômico do Brasil, atrás apenas do eixo Rio-São Paulo.

Neste momento de expansão das operações, com a criação de espaços gastronômicos e a ampliação de redes de restaurantes no Planalto Central, muitas empresas têm recorrido ao uso de tecnologias para a gestão de seus negócios. São sistemas que possibilitam a automatização de processos para maior profissionalização, redução de atividades operacionais, ganho de tempo e aumento da produtividade, já que esses softwares permitem a análise do negócio e auxiliam na tomada de decisões.

“Optamos por investir em um sistema para ter mais controle e segurança nos nossos processos, principalmente na integração de nossas lojas por meio de um backoffice centralizado. Isto trouxe mais consistência aos processos e, também, tornou a gestão mais profissional e organizada”, contou Wender Fonseca de Oliveira, analista de redes e comunicação de dados do Mult, grupo que investiu em tecnologia para a gestão. O grupo é responsável pelo restaurante de cortes argentinos Caminito Parrilla, com duas lojas, o Nazo Japanese Food, também com outras duas lojas, e os restaurantes Eat! especializados em pokes e saladas.

O time da Mult optou pelo EVEREST 3.0, plataforma de gestão especializada no Food Service, desenvolvido pela ACOM Sistemas, foodtech paranaense com expertise em gestão de cadeias de restaurantes, que expande neste momento sua atuação para a capital federal exatamente por conta da alta no mercado food da região.

Eduardo Ferreira, CCO da ACOM

A escolha do EVEREST tem sido recorrente. Isso porque, segundo Eduardo Ferreira, CCO da empresa de tecnologia, “um dos pontos que mais tem atraído os clientes a procurarem pelo ERP é o fato de que se trata de uma solução que centraliza não só a gestão de uma loja, mas de todas as lojas de uma rede, perfeita para o momento vivido no mercado brasiliense”.

Um exemplo envolve a Gestão de Estoque, que vai desde o processo de compras, que pode ser centralizado ou por loja, passando pelas negociações com fornecedores, pela auditoria das notas de entrada até a manutenção dos estoques gerais da rede. O próprio sistema, a partir de Machine Learning, permite a análise por parte do gestor tendo em suas mãos informações detalhadas sobre as mercadorias, como custos médios, movimentações, quebras, índice de desperdícios, enfim, tudo para ajudar a tomar a decisão certa para o negócio.

“Necessitávamos de um maior controle de estoque e mais organização no agendamento de pagamentos. Os relatórios com certeza são o ponto principal da adesão do sistema em nossas unidades”, disse Aelson Souza Siqueira, gerente de logística e responsável pela retaguarda na rede Santé Bar e Restaurante, com duas lojas em Brasília, que também é dos proprietários do Açaí Artesanal, que possui cinco lojas.

Ainda sobre o EVEREST, Ferreira explica que a gestão fiscal e financeira promovida pelo modelo também é integrada ao restante da operação, e tudo o que acontece nas rotinas do negócio refletem diretamente nos números e apurações realizadas pelo sistema. As informações geradas podem ser administradas de forma individual, observando loja a loja, ou de modo consolidado, com relatórios que trazem um panorama completo da saúde financeira e contábil da empresa. Tudo isso fica acessível para as equipes responsáveis, sejam elas internas ou terceirizadas.

O processo de implantação do EVEREST é feito remotamente, seguindo o modelo user friendly, que permite a instalação sem a necessidade de parar a operação do cliente, ou seja, sem impactos nas rotinas do negócio. Por ser uma solução altamente especializada no Food Service, cada etapa do processo de implantação foi pensada e é conduzida para atender às mínimas necessidades do cliente. Isso é possível porque a ACOM Sistemas conta com uma equipe que veio do mercado e conhece os principais desafios de quem quer evoluir no segmento.

Ganhando mercado

As oportunidades que a ACOM Sistemas está encontrando na região do Planalto Central estão alinhadas aos desejos de crescimento da empresa, que estudou o cenário dos empreendimentos da capital federal e tem a certeza de que poderá contribuir, e muito, com o desenvolvimento desse importante polo gastronômico.

“As empresas de Brasília possuem características com as quais estamos amplamente habituados. Grandes negócios, seja de uma loja ou uma rede de lojas, mas que possuem em comum o desejo de transformar sua gestão e elevar seus resultados a um outro nível”, afirma Eduardo Ferreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pelo quarto ano consecutivo, Grupo Marista é reconhecido como Top Employer 2023 no Brasil

Com 57 empresas certificadas em diversos setores da economia, o Top Employer 2023, produzido pela consultoria internacional Top Employers Institute, reconheceu o Grupo Marista como uma das melhores empregadoras do Brasil. A certificação avalia organizações que tenham excelentes políticas de RH e práticas de gestão de pessoas, além de outros itens, como liderança, sustentabilidade, carreira, engajamento e diversidade. 

Este é o quarto ano consecutivo que o Grupo Marista é reconhecido pelo programa de certificação e segue sendo o único que atua no setor de educação. “Transformação digital e uma organização mais ágil e centrada no cliente, são ações que vêm sendo aplicadas internamente nos últimos anos e que seguiremos dando ênfase na nossa caminhada de evolução cultural”, comenta o diretor de Pessoas e Cultura do Grupo Marista, Leandro Figueira Neto. Atualmente, são mais de 12 mil colaboradores distribuídos em todo território nacional.

Neste ano, o programa de certificação Top Employer está presente em 121 países e o selo foi concedido a mais de duas mil instituições que, juntas, somam 8 milhões de funcionários envolvidos em todo o mundo. Saiba mais sobre o programa pelo site

Curitibano Porks prepara lançamento de 4ª unidade em Santa Catarina

Dezenas de preparos com carne suína, desenvolvidos com excelência, e muito chope artesanal, tudo isso comercializado com preços acessíveis (entre R$ 10 e R$ 22), que cabem em todos os bolsos. Em breve, Santa Catarina vai ganhar uma nova e saborosa opção gastronômica, que vai democratizar o consumo de carne suína:  o Porks – Porco & Chope. A rede, que conta atualmente com quarenta e cinco unidades, próprias e franqueadas, espalhadas pelo Brasil, escolheu o município de Criciúma para sediar sua 4ª loja no Estado.

“A carne suína voltou a ser uma tendência em todo o mundo. No Porks oferecemos preparos desenvolvidos com receitas exclusivas e muita excelência sem deixar de lado os preços acessíveis. Com essa fórmula democrática, estamos conquistando nosso espaço no mercado nacional. Agora, queremos expandir nossa atuação no mercado jovem catarinense, e temos certeza de que iremos continuar surpreendendo o público que valoriza a gastronomia bem-feita e com sabores regionais, tudo isso potencializado por um ambiente leve e aconchegante”, comenta José Araújo Netto, fundador da rede Porks – Porco & Chope.

Seguindo modelos internacionais, o Porks aposta em uma operação enxuta e descolada, sem garçons, e com preparos que podem ser consumidos nas mesas ou de pé, até mesmo, na rua. “Nosso modelo de negócio prioriza a experiência única, com muita agilidade no atendimento”, comenta Netto. Para isso, a casa trabalha com preparos deliciosos, que exploram toda versatilidade da carne de porco, e de fácil consumo. No menu, petiscos e sanduíches incríveis, desenvolvidos a partir de receitas exclusivas criadas pela rede.

Entre os destaques do cardápio estão o Porks Bacon Burger, preparado com burger de costelinha de porco, creme de cheddar e tiras de bacon crocante; o Pernil Municipal, um sanduíche de pernil de porco marinado por 12h, coberto por queijo mozzarella e cheiro verde; e o Pork Burrito, novidade da casa, feito com burrito mexicano recheado com pernil desfiado, cheddar, sour cream, cebola caramelizada e chips de batata.

Para quem curte ótimos petiscos, a casa trabalha com uma série de opções criativas e com sabores inconfundíveis. Entre os destaques estão a Porkspóca, pururuca de porco crocante temperada com sal de lemon pepper; o Torresmo de Tira, tradicional torresminho servido em tiras crocantes; o Bei com Melado, tiras de bacon crocante cobertas por melado de cana de açúcar; entre outras opções. Propondo uma harmonização completa, a rede trabalha com uma grande variedade de chopes artesanais e mais de dez opções de drinks.

A nova unidade Porks na cidade de Criciúma está localizada na Av. Imigrantes Poloneses (nº 308). A inauguração oficial está prevista para a segunda quinzena de fevereiro. Mais informações no perfil oficial da unidade no Instagram (@porks_criciuma).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com