sábado, março 2, 2024
spot_img
InícioCuritibaEm Curitiba, roteirista Murilo Hauser revela os segredos da adaptação de livros...

Em Curitiba, roteirista Murilo Hauser revela os segredos da adaptação de livros para cinema e teatro´


O Festival da Palavra de Curitiba está prestes a começar e nesta primeira edição o cinema se une à celebração literária com uma programação especial no Cine Passeio. Serão quatro dias de filmes, oficinas, bate-papos e uma masterclass com o roteirista Murilo Hauser, conhecido por seu talento na adaptação de textos e livros originais para teatro e cinema e que já está com inscrições abertas, com vagas limitadas.

A agenda do festival no Cine Passeio vai de quinta-feira (28/9) a domingo (1º/10), com entrada gratuita.

A programação completa do Festival da Palavra de Curitiba pode ser consultada AQUI.

Roteirista renomado

No sábado (30/9), das 15h às 17h30, o público terá uma oportunidade única de participar de uma masterclass com o roteirista Murilo Hauser, conhecido por seu talento na adaptação de textos e livros originais para teatro e cinema.

Ele trabalhou em projetos como A Vida Invisível, dirigido por Karim Aïnouz e premiado no Festival de Cannes. O filme é baseado no livro A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, da escritora pernambucana Martha Batalha.

O roteirista também trabalhou a adaptação de O Filho Eterno, um filme dirigido por Paulo Machline e baseado na obra do escritor Cristovão Tezza. 

Com mestrado em roteiro pela University of Southern California e mais de 30 prêmios em festivais de todo o mundo, Hauser desenvolve pesquisa sobre adaptação de materiais originais para o cinema e teatro, tema da sua masterclass Mutações, no Cine Passeio.

Cinema no Terraço: encontro com livros na telona

Outra atração são as sessões de cinema ao ar livre no terraço do Cine Passeio. Filmes que exploram a temática literária como Fahrenheit 451 e Sociedade dos Poetas Mortos.

As sessões no terraço ocorrerão todas as noites, de quinta-feira (28/9) a domingo (1º/9), às 19h. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada sessão, mas fique atento às condições meteorológicas, pois, em caso de chuva, a programação no terraço será cancelada. 

Na Sala Valêncio Xavier

A Sala Valêncio Xavier do Cine Passeio será o epicentro das atividades voltadas para a literatura. Bate-papos e oficinas abordarão diversos temas, desde a literatura africana até a presença japonesa na literatura curitibana. O objetivo é proporcionar um espaço para celebrar e discutir o universo da escrita em todas as suas formas.

Programação do Festival da Palavra no Cine Passeio

Local: Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410, Centro)
Toda a programação é gratuita

Festival da Palavra no Terraço – sempre às 19h
Caso chova, a programação no terraço será cancelada
Os ingressos devem ser retirados na bilheteria 1 hora antes de cada sessão.

Quinta (28/9)
Mishima: uma vida em Quatro tempos
A vida do mais celebrado escritor e dramaturgo japonês do século XX, Yukio Mishima (1925-1970). Dividido em quatro segmentos, o filme apresenta um paralelo entre a polêmica biografia de Mishima e suas aclamadas obras.
Classificação: 18 anos

Sexta (29/9)
Shakespeare Apaixonado
William Shakespeare precisa escrever uma nova peça de teatro, uma história de amor com fim trágico, mas está sofrendo um bloqueio e somente uma musa inspiradora poderá ajudá-lo. Ao apaixonar por Lady Viola, ele volta a ter inspiração e escreve a peça Romeu e Julieta. 
Classificação: 14 anos

Sábado (30/9)
Sociedade dos Poetas Mortos
Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a Sociedade dos Poetas Mortos.
Classificação: 12 anos

Domingo (1º/10)
Fahrenheit 451
Num futuro hipotético, os livros e toda forma de escrita são proibidos por um regime totalitário, sob o argumento de que fazem as pessoas infelizes e improdutivas. Se uma casa tem muitos livros e um vizinho denuncia, os “bombeiros” são chamados para incendiá-la. Montag é um desses bombeiros. Chamado para agir numa casa condenada, ele começa a furtar livros para ler. 
Classificação: 12 anos

Bate-papos e oficinas na Sala Valêncio Xavier
Quinta (28/9)

9h – Oficina de Contação De Histórias com Lilyan Souza (incrições)
14h – Bate-Papo Literatura de Mulheres Africanas, com Janice Ines Nodari e Eliege Pepler
16h – Bate-Papo Presença Japonesa na Literatura em Curitiba com Marília Kubota e Myllena Pampuch Silva

Sexta (29/9)
9h – Oficina A Palavra Bem Dita, com Michelle Pucci (inscrições)
14h – Oficina Palavra  Ilustração,  com  Ana Cartaxo (inscrições esgotadas)

Sábado (30/9)
15h – Masterclass com o roteirista Murilo Hauser
Inscrições 

Domingo (1º/10) 
9h – Oficina de Cordel com  Auritha Tabajara (inscrições)
14h – Bate-Papo Literatura da Índia Contemporânea, com Kiran Bhat, Jyotikiran Shukla e Shelly Bhoil 
15h30 – Bate-Papo A Mulher na Cultura Afroparanaense, com Rosane Arminda Pereira
 



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão