terça-feira, novembro 28, 2023
spot_img
InícioCuritibaEm cenário de filme de mistério, estagiários da Prefeitura de Curitiba se...

Em cenário de filme de mistério, estagiários da Prefeitura de Curitiba se reúnem para encontro anual


Atividades lúdicas desafiadoras marcaram a programação do 13º Encontro de Estagiários da Prefeitura – o evento anual que visa contribuir para o desenvolvimento social e educativo do grupo. Cerca de 700 estudantes distribuídos no período da manhã e da tarde participaram do encontro, que contou com a participação do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel.

“Vocês são o rosto novo da Prefeitura, a mais inteligente das cidades do Brasil e do mundo, e representam essa instituição. Estudem mais um pouco e façam como eu: passem num concurso e venham trabalhar aqui”, disse Greca, que é funcionário concursado do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba).

Greca estava ao lado do vice-prefeito Eduardo Pimentel, que contou um pouco da sua experiência como estagiário na empresa de comunicação da família. “Comecei lá com 16 anos, fazendo de tudo e ganhando um salário simbólico. E foi um grande aprendizado, algo que me abriu portas”, recordou.

Cenário especial

Este ano, a atividade teve um formato diferente. Realizada no Salão de Atos do Parque Barigui, decorado com adereços que remetem a filmes sobre magia e mistério, misturou habilidades e competências relacionadas ao comportamento por meio de um escape game intitulado O Grande Segredo.

Distribuídos em mais de 70 grupos com dez componentes nos dois períodos, eles resolveram enigmas para chegar à solução de problemas propostos, além de ouvir uma palestra do professor Raphael Lobo.

O evento foi coordenado pelo Imap (Instituto Municipal de Administração Pública), o órgão da Prefeitura que contrata, orienta e acompanha os estudantes. O encontro só não aconteceu durante a pandemia de coronavírus, em 2020 e 2021.

“É um momento de interação, de brincadeira, mas tudo com um propósito muito definido”, explicou o presidente do Imap, Alexandre Matschinske. “A proposta é sempre auxiliar nossos jovens na trajetória profissional e pessoal, com debates e troca de experiências”, completou a diretora da Escola de Administração do órgão, Cintia Ribas, que foi estagiária de Ensino Médio da Prefeitura na década de 90.

Desafios e experiências

Os vencedores foram os estudantes da Caverna 32. Janina da Rosa Pisarki, Karen Chevonica, Lara Alves Tomio, Leide Rodrigues da Cruz, Matheus Leão da Silva e Rafael de Lima foram mais rápidos na busca pela chave para sair da caverna e decifrar o enigma relacionado a habilidades úteis não só no trabalho, mas na vida profissional.

Estudante de Medicina Veterinária na Universidade Positivo, Ricardo Guedes Corrêa conta que veio parar na organização certa para estagiar. “Pretendo atuar em saúde pública”, informou o jovem, que estagiou no Centro de Zoonoses da Prefeitura e, agora, atua no Passeio Público. “Antes do estágio eu já tinha essa ideia que, agora, ganhou força. Tem muito a ver com o que quero fazer profissionalmente”, completa.

A Prefeitura tem atualmente 2.904 estagiários. Destes, 177 são de nível médio, 2.516 de graduação e 94 de pós-graduação. Eles podem permanecer na função por até 24 meses, recebendo bolsas de estágio de acordo com o nível acadêmico.

Serviço

Para ser estagiário da Prefeitura, acesse o portal do Imap, inscreva-se e consulte a disponibilidade de vagas.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão