Arquivos

Educação empreendedora estimula o desenvolvimento de jovens em Almirante Tamandaré | ASN Paraná


O Projeto Social de Educação Empreendedora é uma iniciativa que está sendo realizada em Almirante Tamandaré, fruto de uma parceria entre o Sebrae/PR, a Igreja Quadrangular e voluntários. A ação promove a cultura empreendedora entre os jovens de 15 a 17 anos no município. Os encontros ocorrem aos sábados e terças-feiras e continuarão até o final de outubro.

Atualmente, 13 jovens participam do projeto-piloto. Nele, são oferecidas jornadas de aprendizado compostas por oficinas, bate-papos com empresários, oportunidades para conhecer o mundo dos negócios, vagas de emprego, competências empreendedoras, entre outros. Além disso, estão sendo oferecidas oficinas de robótica, destinadas a aproximar os jovens do mundo da tecnologia e da inovação.

“Estamos empenhados no desenvolvimento de projetos em parceria com a Prefeitura Municipal, através da recentemente criada Câmara Técnica de Educação Empreendedora. Nosso objetivo é inspirar os jovens a se enxergarem como empreendedores de suas próprias trajetórias, incentivando-os não apenas a empreenderem seus negócios, mas também a fazerem contribuições significativas para a comunidade”, destaca o consultor do Sebrae/PR, Vilson Poltronieri Junior.

Iniciativa local

O Projeto Social de Empreendedorismo surgiu de uma iniciativa de dois voluntários entusiastas do tema: Heron Assis e Deivid Briski. Eles formataram uma proposta, que considerou o contexto do município e as características dos jovens da região, e encontraram parceiros, como o Sebrae/PR, para colocar o plano em prática.

“O Projeto visa incentivar os jovens a realizarem projetos e adotar atitudes empreendedoras. Essa preparação os equipará para um mercado de trabalho em constante transformação”, afirma o administrador, professor universitário e assessor de investimentos Heron.

O administrador Deivid Briski destaca que, ao identificar potenciais empreendedores e seus sonhos de negócios, serão fornecidos os conhecimentos essenciais para concretizar projetos.

“É igualmente vantajoso para toda a comunidade, pois inspira os jovens a reconhecerem seu potencial. Isso, por sua vez, encoraja mais indivíduos a se envolverem no empreendedorismo, promovendo um ambiente propício ao desenvolvimento econômico, com oportunidades para a geração de renda e a criação de empregos”, acrescenta o voluntário.



Leia a matéria no site do Sebrae