As inscrições para o Programa de Desenvolvimento de Liderança 2.0 (PDL) estão abertas desde esta segunda-feira, 27 de março. Voltado para servidores e profissionais do Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Rede Pública Estadual do Paraná que já concluíram o nível 1 do programa em 2025, a iniciativa faz parte de um esforço visando a formação continuada na educação pública estadual e já certificou mais de 50 mil profissionais.
Inscrições e Metodologia
Os interessados têm até 29 de abril, às 15h, para se inscrever, utilizando os canais oficiais da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e a plataforma e-Escola. O curso é totalmente online, proporcionando flexibilidade aos participantes, que poderão avançar em seu próprio ritmo. A plataforma Moodle será utilizada, permitindo o compartilhamento de experiências em um ambiente colaborativo e estimulante.
Objetivos do Programa
Segundo Roni Miranda, secretário de Estado da Educação, o PDL visa especializar servidores na liderança da gestão escolar. “O programa nos permite formar professores para atuarem de forma profissional na gestão das escolas, desenvolvendo competências específicas que resultam em melhor desempenho e gestão escolar para nossos estudantes e para a comunidade”, explicou.
Estrutura do Programa
O PDL é organizado em uma trilha formativa com três níveis, focando no fortalecimento de competências essenciais de liderança e na qualificação da tomada de decisões, além de promover a melhoria contínua nas escolas. O nível 2, em particular, enfatiza a liderança escolar estratégica, abrangendo as áreas pedagógica, administrativa, financeira e de gestão de pessoas, com foco em resultados concretos para a aprendizagem dos alunos.
Serão oferecidos três módulos entre maio e julho, com conteúdos que visam o aprimoramento das competências pessoais necessárias para exercer funções de liderança nas instituições de ensino. As vagas são limitadas a 4 mil participantes, e as inscrições podem encerrar-se antes do prazo se o número limite for atingido.
Próximas Etapas
Para aqueles que ainda não iniciaram a trilha formativa, as inscrições para o nível 1 do PDL estarão abertas de 18 a 20 de maio. Este primeiro nível é composto por 5 módulos que abordam as competências essenciais para a gestão escolar, integrando liderança, práticas pedagógicas e administração financeira.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



