Arquivos

Eduardo Pimentel comemora 5 milhões de refeições feitas com arrecadações do Banco de Alimentos de Curitiba


O prefeito em exercício Eduardo Pimentel recebeu, nesta terça-feira (3/10), a doação de 1 tonelada de produtos para o Banco de Alimentos de Curitiba, em evento na Fazenda Urbana do Cajuru. Com essa doação, o Banco chegou a 1.000 toneladas de alimentos arrecadados desde maio de 2020, quando foi criado. As 1.000 toneladas de alimentos representaram 5 milhões de refeições.

A doação entregue nesta terça foi arrecadada na 19ª Caminhada do Coração, promovida pelo Hospital Cardiológico Constantini no dia 24 de setembro, em Curitiba. Mais de 5.000 participantes da caminhada fizeram as doações entregues agora pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

“Com alegria anunciamos que completamos 1.000 toneladas arrecadadas pelo Banco de Alimentos. Isso representou um impacto de 5 milhões de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade. É um trabalho importante e que nos orgulha muito”, disse Eduardo Pimentel.

As 1.000 toneladas de alimentos foram distribuídas para asilos, casas de apoio a crianças carentes e dependentes químicos e instituições parceiras do Mesa Solidária, que serve refeições gratuitas para a população em situação de rua em pontos da Prefeitura.

Eduardo Pimentel destacou ainda que a ação conjunta entre órgãos da Prefeitura, como Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, e o Hospital Constantini resultou em doações robustas para quem mais precisa.

O secretário Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr., afirmou que um dos pilares da secretaria é o impacto social e a inclusão. “Por meio desta caminhada foi permitido que pessoas pudessem praticar uma atividade física em prol da saúde bem como praticar a solidariedade com estas doações”, afirmou Pijak.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, lembrou que as doações fortalecem os programas da Prefeitura voltados para pessoas em vulnerabilidade social, como o Mesa Solidária.

“Por meio de ações transversais entre setores da Prefeitura, empresas privadas e comunidade, recebemos esta grande doação. Agradecemos o apoio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude e convidamos todos os setores da sociedade para contribuir com o Banco de Alimentos e por consequência ajudar as famílias em vulnerabilidade que recebem essas doações”, salientou Gusi.

Presenças

Participaram da entrega o vereador João das 5 Irmãos; o secretário municipal para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho; o diretor do Hospital Cardiológico Constantini, Alessandro Constantini; o presidente do Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua, Leonildo Jose Monteiro Filho; o superintendente da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Edson Rivelino Pereira; e os administradores das regionais Portão, Gerson Gunha, e Cajuru, Narciso Doro Junior.

Banco de Alimentos

Criado pela Prefeitura há três anos para ajudar a reduzir os impactos da pandemia na população mais carente, o Banco de Alimentos de Curitiba arrecadou junto à comunidade, até outubro de 2023, mil toneladas de alimentos na capital. São gêneros alimentícios da cesta básica e hortifrutigranjeiros usados como ingredientes para as refeições gratuitas servidas à população em risco social.

Vinculado à SMSAN, o Banco de Alimentos de Curitiba tem ajudado a evitar o desperdício. Ele recebe alimentos próprios para o consumo humano, mas que perderam o valor comercial (têm algum tipo de “machucadinho”). São as chamadas “xepas” de feiras, Sacolões da Família, Mercado Municipal e Mercado Regional Cajuru.

Como doar para o Banco de Alimentos

Entidades, empresas e pessoas físicas interessadas em doar para o Banco de Alimentos de Curitiba podem ter informações pelo telefone (41) 99207-9077 e pelo e-mail bancodealimentos@curitiba.pr.gov.br.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba