sábado, março 2, 2024
spot_img
InícioCuritibaEduardo Pimentel celebra com a comunidade espanhola os laços culturais que unem...

Eduardo Pimentel celebra com a comunidade espanhola os laços culturais que unem Curitiba e a Espanha


A comunidade espanhola de Curitiba se reuniu neste domingo (1º/10) para celebrar, antecipadamente, a Festa da Data Nacional da Espanha e o Dia da Virgem do Pilar, que são comemorados no dia 12 de outubro. O prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo Pimentel, também participou dos festejos no Centro Espanhol do Paraná, no bairro Prado Velho, e reforçou os laços culturais de Curitiba e do Paraná com a Espanha.

Durante o evento, Eduardo Pimentel entregou uma carta para a cônsul honorária da Espanha em Curitiba, Blanca Hernando Barco, que será enviada para a prefeita de Zaragoza (Espanha), Natalia Chueca. Assinada pelo prefeito Rafael Greca, a carta faz a apresentação do Grupo Folclórico do Centro Espanhol do Paraná que irá se apresentar em Zaragoza no dia 13 de outubro, na Praça Del Pilar durante as festividades do Dia da Virgem do Pilar.

Eduardo Pimentel falou sobre os fortes laços culturais e econômicos de Curitiba com a Espanha. “Nós da Prefeitura de Curitiba sempre gostamos de fortalecer as ligações culturais e o comércio entre o Paraná, Curitiba e o Brasil com a Espanha. Essa carta da cidade de Curitiba é para que a prefeita de Zaragoza receba com honras todo o grupo de dança de vocês e que vai se apresentar com tanto carinho na Espanha. Leve o nosso povo de Curitiba e do Brasil para uma apresentação tão bonita em Zaragoza”, afirmou Eduardo Pimentel.

A cônsul honorária da Espanha em Curitiba, Blanca Hermano Barco, falou sobre a importância das tradições que são mantidas no Centro Espanhol do Paraná. “Para nós é uma emoção muito grande celebrar este dia com tantas famílias aqui juntas. Hoje vamos acompanhar apresentações de mais de 100 componentes que se dedicam arduamente para manter viva a cultura espanhola no Paraná”, disse Blanca.

Danças típicas

As apresentações culturais começaram com uma procissão com crianças e flores para a Virgem do Pilar e depois 12 grupos de danças se apresentaram mostrando danças típicas das regiões de Aragão, Sevilha e da Galícia. Ao todo, cerca de 80 voluntários participaram da organização da festa, entre garçons, cozinheiros e dançarinos. 

Uma paella de 500 quilos foi servida para 600 pessoas. Entre os ingredientes estavam 120 quilos de camarão, lula, mexilhão, porco, frango, pimentão e arroz.

Comunidade

Segundo o Centro Espanhol do Paraná, a comunidade espanhola reúne hoje em Curitiba aproximadamente 4 mil pessoas. A Praça da Espanha de Curitiba foi fundada em 23 de março de 1955. A praça oferece serviços da Prefeitura, como o Farol do Saber e uma Casa de Leitura. Inaugurado em 31 de dezembro de 1996, o Farol do Saber Miguel de Cervantes, idealizado pelo prefeito Rafael Greca, oferece serviços como biblioteca e internet. 

O nome é uma homenagem ao romancista e dramaturgo espanhol Miguel de Cervantes, autor da obra “As Aventuras de Dom Quixote”

Presenças 

Também participaram da celebração da Data Nacional da Espanha e o Dia da Virgem do Pilar, o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, a embaixadora do Paraguai, Maria Amarilla; o embaixador do Paraguai, Santiago Riquelme, o cônsul-geral da Argentina, Eduardo Leone, a cônsul-geral da Itália, Eugenia Tiziana Berti, o cônsul de Portugal, André Bandeira; o cônsul honorário de Bangladesh no Paraná, Marcelo Grendel Guimarães;o cônsul honorário de Luxemburgo, Andrea Vianna; o cônsul honorário do Marrocos em Curitiba, Ardisson Naim Akel; o conselheiro de residentes espanhóis, Caio Martin Cristobal; o presidente do Centro Cultural Dante Alighieri, Deivis Helen Calamucci, e o diretor da Unicultura, Ricardo Trento. 



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão