Dr. Giorgio Baretta é o primeiro paranaense na área de bariátrica a receber título de tutor em cirurgia robótica

O Dr. Giorgio Baretta, cirurgião bariátrico e do aparelho digestivo do Instituto de Cirurgia Robótica do Paraná (ICRP) acaba de tornar-se o primeiro bariátrico tutor em robótica do estado, reconhecido pela Associação Médica Brasileira e pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, respeitando toda a regulamentação do Conselho Federal de Medicina para esta posição. 

De acordo com as normas, para tornar-se tutor e ter a permissão para orientar novos cirurgiões nesta área, é necessário ter experiência em cirurgias robóticas e também ter a documentação aprovada pelo CBC, comprovando essa experiência. 

O tutor é um profissional que pode ensinar e facilitar o caminho dos cirurgiões que desejam iniciar a operar com esta tecnologia e precisam receber as orientações de um profissional capacitado, pelo menos nos seus primeiros dez casos.  

Agora o Paraná conta com um tutor habilitado principalmente para a cirurgia bariátrica via robótica. 

DADOS SOBRE ROBÓTICA – Em todo o mundo são realizadas aproximadamente 1 milhão de cirurgias robóticas ao ano e a expectativa é que esse número “mais que dobre” em um período de três anos, ultrapassando a marca de 2 milhões, até 2025.  Instituições apontam que 8,5 milhões de pacientes foram operados com o auxílio do robô, sendo 100 mil apenas no Brasil.

Em 2021, foram realizadas aproximadamente 24 mil cirurgias robóticas no país, de acordo com representantes do setor no mercado. Hoje a plataforma de cirurgia minimamente invasiva (realizada com pequenos cortes) está presente em vários estados, com 100 robôs em atuação em território brasileiro; apenas no Paraná quatro hospitais contam com a tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advogada de Curitiba figura na lista das mais admiradas do país

A Análise Editorial acaba de lançar o anuário Análise Advocacia Mulher 2023, destacando as mulheres que são referência na advocacia brasileira e reiterando a importância da contribuição feminina para o segmento. Considerada a mais relevante publicação do mercado jurídico brasileiro, a Análise Advocacia reuniu 1.294 advogadas de 19 estados e do Distrito Federal, que foram indicadas pelo mercado.

Entre os grandes nomes da advocacia brasileira, está a advogada Nahima Razuk, sócia do escritório Razuk Barreto Valiati (antigo RBGV Advogados). Indicada pelo segundo ano consecutivo, Razuk apareceu em 4º lugar nas categorias nacionais “Especialidade/Ambiental” e “Setor Econômico/Tecnologia” e em 3º lugar no Paraná na categoria advogada “Especializada”. “Fico muito honrada pelo reconhecimento e destaque, mais uma vez, na Análise Advocacia Mulher. Estamos tratando do mais relevante levantamento do mercado jurídico brasileiro, além de ser uma ferramenta utilizada por grandes empresas na escolha de seus parceiros jurídicos”, destaca Nahima Razuk.

Sócia-fundadora da Razuk Barreto Valiati, Nahima Razuk é advogada e consultora em Direito Público, com especialização em Direito Administrativo, Direito Ambiental e Direito Econômico. A profissional atua com destaque em diversos setores, como saneamento básico, construção e engenharia, varejista, tecnologia e energia elétrica.

“Ganhar esse destaque, entre as advogadas especializadas mais admiradas do Brasil, positiva a meta do nosso escritório e dos nossos profissionais de atuação altamente especializada. Estar na Análise Advocacia é mais uma prova de que estamos no caminho certo”, completa Nahima.

Para mais informações sobre a profissional e também sobre o escritório Razuk Barreto Valiati, acesse o site www.rbgv.com.br.

São Sebastião transfere desabrigados para rede hoteleira

A Prefeitura de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, informou, neste domingo (5), que foram concluídas as transferências para rede hoteleira local de 938 pessoas desabrigadas pelas fortes chuvas que atingiram a região em 19 de fevereiro.

Elas estavam abrigadas em dez escolas públicas e agora foram levadas para cerca de 30 hotéis e pousadas da costa sul e central do município, onde continuarão a receber três refeições diárias. A administração municipal ressaltou que, com a transferência dos desabrigados, as escolas agora estão liberadas para retomar as aulas.

No sábado (4), a Defesa Civil começou a realizar a Operação Desmonte no município, para averiguar as edificações que estão condenadas. Até o momento, já foram interditadas definitivamente 70 casas na Vila Sahy, região que sofreu os maiores danos pelas chuvas, e nove no bairro Itatinga.

De acordo com a prefeitura, o número de residências condenadas ainda é impreciso já que muitos imóveis ainda precisam ser avaliados pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA). A demolição das casas consideradas irrecuperáveis também não tem data para ocorrer.

“O desmonte das residências condenadas é considerado complexo e não há uma previsão para a sua conclusão, uma vez que, em muitos casos, o trabalho será feito de forma manual”, informa boletim divulgado pela prefeitura.

A administração municipal informou ainda que, desde quinta-feira (2), está realizando terraplenagem em três dos oito terrenos indicados ao governo do estado para construção de casas que serão destinadas às vítimas da catástrofe. São dois terrenos em Topolândia, de 8,9 mil metros quadrados e 3,5 mil m²; e um na Vila Sahy, de 10,6 mil m².

“Este último [Vila Sahy], trata-se de uma área plana e segura onde a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) implementará um programa habitacional para famílias de baixa renda, destinado ao atendimento de moradores de áreas de risco afetadas e que perderam suas casas na catástrofe”, informou a prefeitura.

Segundo o governo do estado, até o momento, 65 óbitos foram confirmados: 64 em São Sebastião e um em Ubatuba (SP). Já foram identificados e liberados para o sepultamento 57 corpos: 21 homens adultos, 17 mulheres adultas e 19 crianças.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que quatro pessoas ainda estão internadas no Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), em Caraguatatuba. O estado de saúde delas é estável. Já receberam alta hospitalar 19 pacientes e cinco foram transferidos para outras unidades hospitalares.

Fonte: Veja a matéria no site da Agência Brasil

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com