O Dr. Giorgio Baretta, cirurgião bariátrico e do aparelho digestivo do Instituto de Cirurgia Robótica do Paraná (ICRP) acaba de tornar-se o primeiro bariátrico tutor em robótica do estado, reconhecido pela Associação Médica Brasileira e pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, respeitando toda a regulamentação do Conselho Federal de Medicina para esta posição.
De acordo com as normas, para tornar-se tutor e ter a permissão para orientar novos cirurgiões nesta área, é necessário ter experiência em cirurgias robóticas e também ter a documentação aprovada pelo CBC, comprovando essa experiência.
O tutor é um profissional que pode ensinar e facilitar o caminho dos cirurgiões que desejam iniciar a operar com esta tecnologia e precisam receber as orientações de um profissional capacitado, pelo menos nos seus primeiros dez casos.
Agora o Paraná conta com um tutor habilitado principalmente para a cirurgia bariátrica via robótica.
DADOS SOBRE ROBÓTICA – Em todo o mundo são realizadas aproximadamente 1 milhão de cirurgias robóticas ao ano e a expectativa é que esse número “mais que dobre” em um período de três anos, ultrapassando a marca de 2 milhões, até 2025. Instituições apontam que 8,5 milhões de pacientes foram operados com o auxílio do robô, sendo 100 mil apenas no Brasil.
Em 2021, foram realizadas aproximadamente 24 mil cirurgias robóticas no país, de acordo com representantes do setor no mercado. Hoje a plataforma de cirurgia minimamente invasiva (realizada com pequenos cortes) está presente em vários estados, com 100 robôs em atuação em território brasileiro; apenas no Paraná quatro hospitais contam com a tecnologia.
Deixe um comentário