terça-feira, fevereiro 27, 2024
spot_img
InícioSem categoriaDigitalização impulsiona maturidade nos negócios

Digitalização impulsiona maturidade nos negócios

Construção civil, varejo, mercado financeiro, educação, recursos humanos, medicina – são diversas áreas que têm se beneficiado das tendências e processos de digitalização. Diretamente vinculada às tecnologias em constante atualização, essa demanda por transformação também é impulsionada pelos próprios consumidores.

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Tecnologia Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGVcia) mostrou que o Brasil está entre os países mais digitalizados do mundo. O levantamento trouxe um retrato do mercado de tecnologia da informação no país, indicando que existem atualmente 447 milhões de dispositivos digitais em uso doméstico ou corporativo, no Brasil. Entre eles, estão computadores, notebooks, tablets e smartphones. Além disso, as empresas brasileiras investem cerca de 8,7% de suas receitas em Tecnologia da Informação, aproximando-se dos números da China, um dos países mais inovadores do mundo.

Avaliando o mercado e percebendo a necessidade de acompanhar essas revoluções, um setor que tem se reinventado é o da odontologia. Cada vez mais digitais, os consultórios odontológicos têm utilizado recursos avançados, como a ortodontia 3D e os planejamentos digitais, que proporcionam tratamentos mais precisos, rápidos e confortáveis aos pacientes, que antes sofriam com o desconforto nas cadeiras dos dentistas. 

Conhecidos como fluxos digitais, os processos nos consultórios passam pelas etapas de escaneamento, planejamento, design, produção e até cirurgias guiadas pela tecnologia. Isso também visa garantir eficiência para os profissionais. “É importante estarmos atentos às mudanças contínuas. Na odontologia, a implementação de ferramentas digitais possibilitou diagnósticos mais precisos e eficazes. Além disso, o uso de técnicas pouco invasivas permitiu também um maior conforto e segurança aos pacientes”, analisa Sérgio Bernardes, dentista e diretor de Novos Produtos e Práticas Clínicas da Neodent. 

Revoluções da área

Um equipamento que trouxe essa transformação para dentro dos consultórios é o chamado scanner intraoral. Ao possibilitar a captura precisa de todos os detalhes da boca dos pacientes, sem a necessidade de utilizar moldeiras muitas vezes desconfortáveis, o aparelho realiza escaneamentos tridimensionais que fornecem uma visão mais clara da posição dos dentes.

André Bezerra, cirurgião dentista há 25 anos, conta que alguns pacientes que passaram por processos manuais, e agora são apresentados aos processos digitais, percebem que o tratamento era muito mais complexo há cerca de dez anos atrás. Com seu consultório quase 100% digitalizado, Bezerra analisa que essa é uma revolução na saúde bucal. “Utilizo o Virtuo Vivo em meu consultório, que apresenta imagens extremamente precisas. Com ele, diagnósticos e planejamentos são muito mais rápidos, e ainda poupo os pacientes de desconfortos. Além disso, trabalhar com menos chances de erros também aumenta a qualidade do nosso trabalho”, avalia. 

Desenvolvido pelo Grupo Straumann, o Scanner Intraoral Virtuo Vivo tem funções que vão além das necessidades dos ortodontistas para a correção do posicionamento e alinhamento dos dentes, podendo entregar soluções para todas as especialidades da odontologia. “O dispositivo tem o benefício de mostrar uma imagem clara ao paciente. Quando ele vê sua boca em 3D, com tanta precisão, acaba entendendo a necessidade de outros tratamentos, que talvez não fossem o foco inicial da visita ao dentista”, relata Bernardes, da Neodent. 

Outra vantagem do scanner é a otimização do tempo. O dentista Lucas Soares Rezende utiliza o Virtuo Vivo no dia a dia em sua clínica e conta que agora consegue planejar tratamentos com margens mínimas de erros. “O maior benefício é poder visualizar tudo o que foi planejado antes de qualquer intervenção na boca do paciente, evitando retrabalhos. Ou seja, não causa desgaste nem para a equipe nem para o paciente”, explica. 

Com toda essa transformação digital, a segurança e a confiabilidade dos dados se tornaram cruciais. Por isso, os consultórios odontológicos estão investindo em sistemas de segurança robustos para proteger as informações dos pacientes. As imagens digitais e os registros médicos são armazenados em ambientes seguros, que garantem a privacidade e a integridade dos dados.

Sobre a Neodent 

Fundada há 30 anos por um dentista e para dentistas, a Neodent tem o propósito de criar novos sorrisos todos os dias. Líder  em implantes no Brasil e uma das maiores empresas do segmento no mundo, a Neodent oferece um portfólio completo de  soluções odontológicas diretas, progressivas e acessíveis. É responsável pela criação de produtos originais, como o Grand  Morse e o Neodent Ceramic Implant System, entre outros que hoje estão presentes em mais de 90 países. O propósito da marca  faz parte da cultura organizacional e do cotidiano dos seus mais de 2500 colaboradores, que trabalham com orgulho de pertencer  à empresa. A inovação também faz parte também do DNA da empresa, assim como a constante busca por aprendizado e  crescimento. 

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão