sexta-feira, março 29, 2024
spot_img
InícioNotíciasEducaçãoDicionário mais acessado do Brasil agora tem áudios para indicar pronúncias

Dicionário mais acessado do Brasil agora tem áudios para indicar pronúncias

Os usuários do dicionário online mais acessado do Brasil, o Dicio, além de conferir o significado das palavras, agora têm a possibilidade de ouvir a pronúncia correta de cada uma delas. Disponível em alguns dicionários internacionais, o recurso passa a ser usado pela primeira vez em uma ferramenta de consulta em língua portuguesa.

Indicar a pronúncia correta também é uma função dos dicionários. Para isso, no século XIX, foi criado o alfabeto fonético internacional. Como os dicionários eram impressos, esta era a única forma de tornar essa informação universal. Quando os dicionários passaram para o modelo digital, o alfabeto fonético foi junto. Com a evolução da tecnologia, hoje é possível disponibilizar a pronúncia em formato de aúdio.

Paulo Stenzel, head de comunicação da 7Graus – editora responsável pelo Dicio – explica a importância da nova ferramenta. “Ao contrário do que possa pensar o senso comum, indicar a pronúncia correta também é função dos dicionários. Em alguns vocábulos, o único traço distintivo de sentido é a pronúncia. Isto é, a alteração do modo como uma palavra é falada pode influenciar a nossa comunicação, tanto no que entendemos da fala de alguém como no que buscamos expressar através das nossas próprias palavras”, afirma.

Normalmente, aprendemos a associar letras aos sons, aos fonemas. Popularmente associamos uma letra a um fonema, ao qual chamamos de “som”. Mas nem sempre é assim. Há letras que representam mais de um “som”, e o dicionário tem o papel de indicar: “atenção: esta palavra está escrita com s, mas tem som de z”. Além disso, algumas palavras, embora tenham a mesma grafia, são pronunciadas de formas diferentes. Outras, embora não tenham acento gráfico, têm o som mais aberto ou fechado.

Stenzel lembra ainda da importância de indicar a pronúncia correta para os estrangeiros. “Pessoas de outras nacionalidades também usam o dicionário para saber o modo correto de pronunciar uma palavra. O dicionário precisa indicar estas variações todas”, explica.

Os dicionários tradicionais, impressos, traziam sempre a indicação da pronúncia por meio do alfabeto fonético internacional, como neste exemplo com a palavra ideia: ideia /iˈdɐjɐ/. Por mais de um século, supõe-se que em razão da limitação do papel, este recurso foi a única forma de indicar para as pessoas o modo correto de dizer as palavras, tendo em conta o padrão de pronúncia.

Embora muito útil e eficaz, o alfabeto fonético é pouco intuitivo e de difícil compreensão para quem usa um dicionário, restringindo o saber da pronúncia aos que conseguem decifrar seus símbolos. “Com os recursos tecnológicos atuais, o Dicio optou por substituir o sistema de transcrição fonética pela simplicidade do áudio. A intenção é democratizar este conhecimento e torná-lo mais acessível a toda a população”, completa Stenzel.

Sobre o Dicio e a 7Graus

Criado em 2009, o Dicio recebe cerca de 100 milhões de visitantes únicos por ano e é o dicionário digital mais consultado do Brasil. O glossário é um dos produtos da 7Graus, startup portuguesa que é líder em mídia na Internet especializada na criação e distribuição de conteúdos gratuitos que ajudam a vida das pessoas de diferentes maneiras. A empresa gerencia mais de 60 sites relacionados à Educação, Cultura, Carreira, Finanças e Tecnologia, incluindo os populares entre os brasileiros Pensador, Calendarr, sinonimos.com.br, todamateria.com.br e antonimos.com.br.

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão