Arquivos

Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua ganha evento em Curitiba

Cozinha Solidária/ Julia M. Caetano Ferreira

Em 19 de agosto, o Brasil recorda o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, em memória às sete vítimas do ataque brutal ocorrido em 2004 na Praça da Sé, em São Paulo (SP). O crime, que permanece sem solução, inspirou a criação da data comemorativa, que este ano contará com atividades solidárias em Curitiba (PR).

No domingo (18), o Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua (INRua) vai promover um almoço no clube do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP), em São José dos Pinhais. O evento contará com partida de futebol, música e carne assada para 50 pessoas em situação de rua e convidados.

Já na segunda-feira (19), o Centro Cívico receberá um café da manhã especial destinado à população em situação de rua, também promovido pelo INRua. Além disso, haverá panfletagem de um relatório detalhado sobre a violência enfrentada por essas pessoas, com o objetivo de chamar a atenção das autoridades e da sociedade para a gravidade da situação.

“Esse dia é um momento para lembrar as vidas perdidas e fortalecer nossa luta contínua por justiça e dignidade. É uma data que simboliza a resistência e a necessidade urgente de políticas que atendam às nossas demandas. Lembrar desse dia é reafirmar nosso compromisso com a causa e lembrar a todos da importância de não esquecer as pessoas que vivem em situação de rua”, comenta Leonildo José Monteiro Filho, presidente INRua.

A população em geral é convidada a apoiar as iniciativas. Campanhas de arrecadação estão abertas e as doações podem ser feitas ao pix do INRua (CNPJ 29.931.316/0001-89). “Toda contribuição é vital para a realização das atividades e para fortalecer a luta pelos direitos da população em situação de rua”, complementa Leonildo.

O Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua (INRua) garante direitos fundamentais à população em situação de rua e integra a Cozinha Solidária, junto do Movimento Nacional da População de Rua do Paraná (MNPR-PR), que prepara mais de 200 refeições diárias na capital paranaense. A Cozinha Solidária aceita doações de alimentos, utensílios, contribuições financeiras e voluntários. Mais informações em @inruabrasil no Instagram.