sexta-feira, fevereiro 23, 2024
spot_img
InícioCuritibaGastronomia em CuritibaDia Mundial do Queijo: 5 queijos italianos que você precisa conhecer

Dia Mundial do Queijo: 5 queijos italianos que você precisa conhecer

Para os descendentes de italianos, todo dia é dia do queijo. Porém, mundialmente, a data é celebrada nesta sexta-feira, dia 20 de janeiro. E motivos para comemorar não faltam, afinal são centenas de sabores e perfumes distintos, dos mais fortes aos mais suaves, para agradar todos os paladares.

Em Curitiba, fazer queijos como manda a tradição italiana é a proposta da Mozzarellart, principal queijaria do Sul do país. A casa é famosa por sua Burrata, produzida com 100% de leite de vaca fresco – a forma legítima de produzir. Porém, a fábrica oferece mais de 10 tipos de queijos italianos feitos de forma artesanal diariamente.

Para fugir do tradicional e comemorar o Dia Mundial do Queijo em grande estilo, preparamos uma lista com 5 queijos italianos “diferentes” que você precisa conhecer. Confira:

Scamorza

A Scamorza é um queijo de pasta filada semi-dura e maturação curta, oferecendo um sabor mais suave. Ideal para aperitivo, sanduíches, pizzas e também para preparos empanados. Também disponível na versão defumada.

Primo Sale

Fresco e delicado, assim como o queijo minas frescal, o Primo Sale é um queijo de baixa caloria ideal para o consumo no dia a dia. Ele pode ser encontrado em três versões: in natura, com tomate seco e rúcula ou com tomate fresco e manjericão – condimentos que representam as cores da bandeira italiana.

Rolle di Parma

O Rolle di Parma é um prato tradicional da culinária italiana que consiste em uma manta de mozzarella recheada com Presunto Parma e Stracciatella, uma mistura de creme de leite com fios de mozzarella, e enrolada no formato de um rocambole. Ideal para petiscar e servir de entrada.

Stracchino

Com sabor semelhante ao cream cheese, o Stracchino é um queijo fresco macio, cremoso e levemente ácido. Seu consumo é bastante versátil, sendo ideal tanto para o café da manhã, acompanhando torradas e geleias, quanto para saladas e sobremesas.

Provoletta

De sabor intenso e defumado, a Provoletta se assemelha ao provolone, porém com massa filada e cura de 2 a 4 semanas. Ideal para quem gosta de queijos com sabor marcante para petiscos à noite.

A Mozzarellart está localizada na Rua Rocha Pombo, 384, Juvevê, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h30 às 17h. Mais informações no Instagram (@mozzarellart_brasil).

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão