A Feira de Turismo e Negócios, parte essencial do Festival Internacional de Turismo Cataratas (FITCataratas), teve início na tarde de quinta-feira (11) no Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz do Iguaçu. O evento, que conta com a participação do Governo do Estado por meio do Viaje Paraná e do Instituto Água e Terra (IAT), espera receber mais de 12 mil visitantes até esta sexta-feira (12).
Abertura da Feira
No evento, o vice-governador Darci Piana destacou a importância do setor turístico, que reúne mais de 1.200 marcas expositoras em um espaço de mais de 7 mil metros quadrados. Durante a inauguração, ele pôde conversar com representantes e provar a gastronomia típica do Paraná.
Impulsão do Turismo no Paraná
Piana afirmou que o apoio do Estado é fundamental para o sucesso do turismo, beneficiando hotéis, restaurantes e companhias aéreas. Ele ressaltou que o Viaje Paraná busca promover os atrativos do estado entre novos viajantes.
Lançamento da Rede de Destinos Turísticos Inteligentes
O vice-governador participou do lançamento da Rede de Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs), uma iniciativa do Sebrae/PR e Fecomércio PR, que visa integrar os municípios reconhecidos como DTIs no Paraná.
Stands e Negócios
De acordo com Luciano Bartolomeu, secretário estadual do Turismo, os estandes proporcionam aos visitantes uma oportunidade de conhecer os serviços e atrativos do Paraná. Ele acredita que o evento é uma vitrine para despertar o interesse dos turistas.
Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, destacou que a participação em feiras é vital para fechamento de parcerias, contribuindo para o aumento do fluxo turístico e a movimentação econômica do estado.
Espaços do Viaje Paraná
O Viaje Paraná possui dois estandes, um deles em parceria com a Abrasel Paraná, que reúne cerca de 20 coexpositores do setor, incluindo operadoras e hotéis. No local, chefs de cozinha preparam pratos com ingredientes paranaenses.
O outro estande foca na promoção de destinos turísticos e traz representantes das Instâncias de Governança Regionais (IGRs), que trabalham para desenvolver o turismo nas diversas regiões do Paraná.
Programa de Sustentabilidade
O Instituto Água e Terra (IAT) apresenta um estande dedicado à conservação ambiental e ao turismo sustentável, promovendo atividades de conscientização. O IAT também destaca sua agenda de adaptação climática, incluindo oficinas e encontros técnicos voltados à inovação ambiental no estado.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



