Desligamentos por queimadas aumentam 30% no Paraná; mês de julho concentrou o maior número de ocorrências

A forte estiagem que atinge o Paraná tem aumentado o risco de incêndios, e as queimadas próximas da fiação elétrica também cresceram. De janeiro a julho deste ano, a Copel registrou 116 desligamentos provocados por queimadas nas redes de distribuição, uma quantidade 30% maior que a observada no mesmo período em 2020.

O último mês de julho foi o que concentrou o maior número de ocorrências: foram 33 situações, o dobro dos atendimentos registrados no mesmo mês do ano anterior. O fogo próximo à rede pode prejudicar o abastecimento mesmo que não entre em contato direto com os fios, por conta do fenômeno de ionização do ar, que induz o curto-circuito e traz risco inclusive de rompimento dos cabos. Por isso, em algumas situações o desligamento também é voluntário como medida de segurança, a pedido do Corpo de Bombeiros.

Foi o que aconteceu na quarta-feira da semana passada, às margens da PR 323 em Umuarama, no Noroeste do Estado. Ao detectar um incêndio sob a rede que atende o município de Cruzeiro do Oeste, os bombeiros entraram em contato com a Copel, que conseguiu transferir o abastecimento a mais de 10 mil unidades consumidoras e desativar a rede para que o combate às chamas pudesse ser feito com segurança.

Em 2020, duas ocorrências nos meses de agosto e setembro causaram o desligamento de linhas de transmissão operadas pela Copel, no Paraná e no estado de São Paulo.

O Corpo de Bombeiros orienta que, ao presenciar um incêndio ambiental, se acione imediatamente a Central de Operações, pelo telefone 193. Nesta época de vegetação seca, o fogo descontrolado pode se alastrar rapidamente, causando danos irreversíveis à fauna e à flora.

Além das condições climáticas ou naturais, uma parcela significativa dos incêndios é causada pela ação humana. É fundamental que se aumente os cuidados neste período, evitado queimadas de vegetação e de lixo, bitucas de cigarro lançadas no mato, fogueiras e balões. A fabricação, venda, transporte ou soltura de balões são atividades proibidas por lei. No Paraná existe ainda a previsão de penalidades para os causadores de incêndios ambientais, proporcionais à área atingida e aos danos causados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Memorial da Segurança engaja visitantes na Semana Nacional de Trânsito com entrega de miniaturas de biarticulado

Este ano, a Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro com o objetivo de incentivar um trânsito mais seguro e dar continuidade à campanha do Movimento Maio Amarelo com o tema: Juntos Salvamos Vidas. E para celebrar a data e envolver os visitantes na campanha, o Memorial da Segurança no Transporte está distribuindo miniaturas do biarticulado.

“Retomamos uma ação que já fez muito sucesso entre os visitantes para estimular as pessoas a refletir sobre como cada um de nós pode contribuir para um trânsito mais seguro com atitudes simples, como usar o cinto de segurança, não usar o celular na direção e respeitar os limites de velocidade”, explica Ariza Sozzo, do Memorial da Segurança.

 As miniaturas são de papel para montar em casa e levam impressa, no teto do ônibus, a frase “Juntos Salvamos Vidas”. De acordo com Ariza, a frase é muito simbólica e expressa a força do comportamento individual em benefício de um trânsito mais seguro para todos.  “Aliamos um símbolo de Curitiba para, junto com as atividades que temos no Memorial, estimular a reflexão e a adoção de atitudes seguras”.

Para ganhar uma miniatura basta agendar uma visita e participar das nossas atividades interativas que demonstram, na prática, como cada um de nós pode ajudar a salvar vidas no trânsito.

Ao todo, serão distribuídas 2.000 unidades, até terminar o estoque. 

Sobre o Memorial da Segurança no Transporte

O Memorial é um espaço de cultura e educação para promover experiências que estimulam o visitante a perceber como a segurança está inserida no seu dia a dia e a refletir como suas atitudes contribuem para evitar acidentes, mortes e feridos no trânsito. Tudo isso de forma leve, lúdica e interativa.

A visita é uma viagem pela história da segurança no transporte e tem como pontos altos os simuladores de colisão frontal e de tombamento. Eles impactam os visitantes, que sentem na prática e de forma segura, os efeitos do excesso de velocidade e a eficácia do uso do cinto de segurança.

O espaço cultural é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura com o patrocínio do Grupo Volvo no Brasil. 
 

Como visitar

Entrada: gratuita

Agendamento: é obrigatório agendar as visitas pelo site www.memorialdaseguranca.com.br  

Horários: 9h, 10h30, 13h30 e 15h. Endereço: Rua Eduardo Sprada, 6447 – Cidade Industrial, Curitiba 
Telefone: (41) 3373-5757

Spaten lança camarote oficial da Oktoberfest Blumenau 2022 com shows de artistas nacionais

Pedro Sampaio, Pocah, Thiago Martins, Buchecha, Thiaguinho, 3030 e Jeito Moleque são
atrações de peso confirmadas para o Camarote Spaten

Oktoberfest


Faltando menos de 40 dias para o retorno da maior festa alemã das Américas, a Spaten, cerveja oficial da Oktoberfest Blumenau 2022, lança a programação completa de seu camarote, que traz pela primeira vez grandes atrações nacionais.


Com dois andares, terraço, área de shows restrita e ambiente climatizado, o público poderá curtir as apresentações com exclusividade, assim como participar da festividade nos pavilhões, como ocorre nos camarotes dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo. O Camarote Spaten abre suas portas às sextas-feiras e sábados, de 7 a 22 de outubro, além da terça-feira, dia 11, véspera de feriado, com shows de artistas nacionais.


“Acreditamos que existem histórias que não se contam, somente se vivenciam. E quem melhor do que Spaten, cervejaria que existe desde 1397 para viver mais uma história com o público? Queremos criar um espaço exclusivo de Spaten onde o público possa viver intensamente a festa, oferecendo muita gastronomia, música e brindando os bons momentos”, comenta Joice Carvalho, head de marketing de Spaten no Brasil.


Alguns dos nomes já confirmados são Pedro Sampaio, Pocah, Thiago Martins, Buchecha,
Thiaguinho, 3030 e Jeito Moleque, e a produção também traz um time de DJs para embalar
a noite.


O espaço conta com um open bar de chope da anfitriã da festa, Spaten, assim como das cervejarias convidadas Cerveza Patagonia, Goose Island e Colorado. Para os fãs de destilados e coquetéis, whisky, vodka e gin importados, além dos não-alcoólicos: energético, refrigerante e água. O menu do camarote também oferece open food especial, com opções veganas e sem lactose, batata chips, sanduíche de salsichão e também os deliciosos pão com bolinho, strudel da Confeitaria Benkendorf e mais opções que serão divulgadas em breve pela produção do evento.


Os ingressos estão disponíveis pelo site www.camarotespaten.com.br, a partir de R$ 600,00, que inclui o acesso à Vila Germânica. O público do camarote terá um receptivo exclusivo para troca dos bilhetes pela camiseta e outros brindes, em local ainda a ser divulgado pela organização.


Serviço
Camarote Spaten – Oktoberfest 2022
Quando: 7, 8, 11, 14, 15, 21 e 22 de outubro
Onde: Vila Germânica, Blumenau (R. Alberto Stein, 199 – 89036-200)
Ingressos: www.camarotespaten.com.br
Notícias: www.instagram.com/camarotespaten
Programação confirmada
07/10, sexta-feira – Pocah
08/10, sábado – Thiago Martins
11/10, terça-feira – Buchecha (véspera de feriado)
14/10, sexta-feira – Thiaguinho
15/10, sábado – 3030
21/10, sexta-feira – Pedro Sampaio
22/10, sábado – Jeito Moleque