02/02/2026 – 18:42
A Câmara analisa mudanças no programa de ajuda para compra de gás
A Câmara dos Deputados está em processo de análise da Medida Provisória 1313/25, que busca alterar o programa de assistência para a compra de gás, direcionado à população de baixa renda. As principais mudanças incluem a alteração do nome do programa de “Gás dos Brasileiros” para “Gás do Povo” e a introdução de uma modalidade de retirada gratuita do botijão em revendas cadastradas.
Novas Diretrizes do Programa
Com a implementação da MP, a modalidade de ajuda em dinheiro será descontinuada em 2027. Além disso, famílias que já recepcionam o auxílio na forma de gratuidade não poderão acessar a ajuda em dinheiro, e o contrário também se aplica.
Substitutivo Aprovado
A comissão mista que avaliou a MP deu aval a um substitutivo proposto pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ). A nova versão do texto inclui uma modalidade destinada à instalação de sistemas de baixa emissão de carbono para cozinhar alimentos, assim como a implementação de biodigestores, que geram gás metano a partir da decomposição de restos orgânicos.
Mais informações em instantes
Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli
