Arquivos

Deputado Tercilio Turini (PSD) propõe a Rolândia o título de Cidade-Berço do Plantio Direto – De olho nos deputados


Homenagear Rolândia como a “Cidade-Berço do Plantio Direto no Brasil”, valorizando a ousadia e o pioneirismo do saudoso agricultor Herbert Bartz, que na década de 1970 desenvolveu uma nova técnica de semear a terra e projetou o município internacionalmente. Esta é a proposta do deputado estadual Tercilio Turini (PSD), com projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná para ser votado nos próximos meses.

O método conservacionista adotado pelo produtor Bartz consiste em utilizar a palha (os restos) da cultura anterior, sem revolver o solo, para incorporar nutrientes e proteger a capacidade de cultivo na semeadura de nova lavoura. Apesar da desconfiança inicial, os resultados confirmaram o potencial, a técnica passou a ser usada por outros agricultores e rapidamente ganhou grande espaço no país.

O projeto de lei ressalta que a prática comprovou ganhos na produção e em sustentabilidade, com benefícios para a qualidade de solo ao evitar erosões, preservar os recursos naturais e aumentar a produtividade e a renda na agricultura. “A percepção, os estudos, a ousadia e a vontade de produzir mais, sem degradar o meio ambiente, fizeram do produtor Herbert Bartz um símbolo do avanço no agronegócio”.justifica Tercilio Turini.

O pioneirismo da implantação do Sistema de Plantio Direto atraiu pesquisadores, professores universitários, agricultores, empresários do agronegócio, jornalistas e outros profissionais para verem como uma técnica simples, de custo reduzido e de conservação do solo, apresentava resultados favoráveis para as plantas, para a terra, para o ambiente, para a produtividade e para a renda do produtor. A inovação de Herbert Bartz passou a ser tema de estudos científicos e logo foi levada para culturas extensivas, principalmente de grãos.

O Norte do Paraná se transformou num laboratório a céu aberto para desenvolver uma tecnologia revolucionária na agricultura. Hoje existe, por exemplo, a Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP), comprovando como a técnica se difundiu rapidamente num período de aproximadamente 50 anos. “Assim, para ficar registrado como o local onde o pioneiro e visionário Herbert Bartz iniciou a inovação, nada mais justo do que instituir para Rolândia o título de Cidade-Berço do Plantio Direto no Brasil”, destaca o deputado estadual Tercilio Turini.

O projeto de lei está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para análise, depois seguirá para outras comissões e posterior votação em plenário.

 



Leia mais informações no site da Alep