O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) solicitou nesta terça-feira (5), por meio de requerimento apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná, Voto de Congratulações com Menção Honrosa ao desembargador Dimas Ortêncio de Melo pelo seu octogésimo aniversário, a ser celebrado no dia 25 de março de 2024.
“O desembargador Dimas Ortêncio de Melo comemora 80 anos de vida no próximo dia 25 de março. Tem uma longa história e atuação no judiciário do Paraná, com mais de 40 anos de atuação, sendo referência nacional como magistrado e merece ser homenageado, especialmente neste momento em que ele comemora 80 anos”, destacou Cobra Repórter.
Dias é filho de Erasmo Camargo de Melo e de Ernestina Tomaz de Melo, nasceu em 25 de março de 1944, em Irati. Formou-se pela Faculdade de Direito de Maringá em 1970. Após prestar concurso público, Melo foi nomeado em 1º de setembro de 1977 como Juiz adjunto na Comarca de Umuarama e, posteriormente, em janeiro de 1979, conquistou a aprovação em um novo concurso da magistratura, sendo nomeado Juiz de Direito, com atuação nas Comarcas de Barracão, Alto Piquiri, Paraíso do Norte, Campo Mourão e Londrina.
Em 12 de abril de 2002, foi nomeado Juiz do Tribunal de Alçada e, no dia 31 de dezembro de 2004, foi promovido a Desembargador do Egrégio Tribunal de Justiça do Paraná, diante do reconhecimento e da relevância de seus trabalhos no Poder Judiciário. Dimas coordenou quatro eleições como Juiz Eleitoral, e foi diretor do Fórum no biênio 97/99. No final da gestão como diretor do Fórum, recebeu a Comenda Coronel Sarmento da Polícia Militar do Paraná, que é a principal honraria concedida pela corporação a civis e militares no Estado do Paraná. Foi coordenador e professor da Escola da Magistratura do Paraná (Esmafe/PR), onde ministrava magníficas aulas, proporcionando o ensinamento jurídico de qualidade à inúmeros estudantes.
Em 28 de fevereiro de 2014, o nobre Desembargador pediu sua meritória aposentadoria, deixando um grande legado de trabalho, tanto na promoção de um Estado Democrático de Direito, bem como no aprimoramento hermenêutico e jurisdicional brasileiro.
Deixe um comentário