Arquivos

Depois da revitalização da Prefeitura, famílias voltam a frequentar o Passeio Público

O novo paisagismo, mais segurança e as atividades culturais e de lazer têm atraído mais famílias ao Passeio Público, revitalizado pela Prefeitura. Com mais gente circulando, melhora também a vida de quem há anos tira o sustento de dentro do parque mais antigo da cidade.

Foto: Hully Paiva/SMCS

Pipoqueiro no local há 40 anos, Francisco Gois viu o movimento se multiplicar, como os grãos que coloca para estourar na panela, desde dezembro, época da programação de Natal promovida pela Prefeitura no Passeio. As vendas no carrinho de Francisco e sua mulher, Fátima, aumentaram quase 200%.

“Melhorou muito, não tem como comparar. No fim do ano formava fila de gente para comprar pipoca, coisa que nunca acontecia. E o movimento ainda está grande, principalmente no sábado e domingo”, disse Francisco.

O Passeio Público recebe visitantes de várias regiões da cidade. Pessoas de diferentes profissões e idade que buscam um lugar agradável, com natureza e atrações para as crianças.

A médica Giovana Caserta vem do Campo Comprido para o Centro especialmente para passear com a filha Nina. “Ela gosta de pássaros, de peixes, de árvores e de brinquedos. Aqui tem tudo isso e é um lugar muito gostoso”, disse Giovana que começou a frequentar o parque durante as reformas.

Depois de sete anos sem pisar no parque, Tereza Guimarães voltou a frequentar o lugar. Moradora do bairro Mercês, a servidora federal aposentada aproveita para passear com a sobrinha Aurora. “Está muito bem cuidado e com segurança. Ficou muito boa a reforma”, aprovou.

Programação

O Passeio Público foi um dos principais palcos do Natal de Curitiba – Luz de Pinhais, quando foram instalados um carrossel e o trenzinho elétrico, que continuam funcionando até o mês de março, no aniversário da cidade.

Em janeiro, o parque recebeu shows da Oficina de Música, com apresentações diárias e grátis, e as atividades do Verão Curitiba.

Tantos eventos fidelizaram alguns visitantes, como a operadora de máquinas Patrícia Cardoso Xavier, que não visitava o parque desde a infância, há quase 30 anos. “Desde o Natal tenho aproveitado todas essas atividades com meus filhos, Samuel e Gabriel”, contou.

O auxiliar de serviços gerais Adriano da Luz Buava mora em Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana, com o filho Adrian, e não dispensa uma visita ao Passeio. “Ficou mais arejado e tem bastante brinquedos para as crianças”, afirmou.