Arquivos

Defesa Civil apresenta aos vereadores o Sistema de Prevenção de Desastres de Curitiba


A Defesa Civil apresentou na Câmara Municipal de Curitiba, nesta quarta-feira (28/6), todos os planos em execução para o enfrentamento às mudanças climáticas, que inclui o Sistema de Alerta e Alarme de Prevenção de Desastres de Curitiba (Sisaa Prev). A iniciativa partiu de uma proposição do vereador Osias Moraes (Republicanos).

Nelson Ribeiro, coordenador da Defesa Civil de Curitiba, iniciou a apresentação agradecendo a parceria com a Câmara Municipal, que tem contribuído com emendas parlamentares. “Somente no ano passado foram cerca de R$ 600 mil destinados à Defesa Civil que auxiliaram na aquisição das estações meteorológicas hoje implantadas na cidade”, disse.

O coordenador também explicou que a Defesa Civil atua em duas frentes principais: a gestão de risco, que são as ações de prevenção e treinamento, e o gerenciamento de incidentes e desastres, que é o atendimento durante e após o evento.

Segundo o coordenador, 80% das ações se baseiam na prevenção, ou seja, para evitar que os incidentes ocorram. Nesse aspecto, está toda a gestão da rede integrada de proteção e defesa civil, com o treinamento e capacitação de servidores públicos e da comunidade. Em 2023, cerca de 3 mil pessoas já foram capacitadas pela Defesa Civil de Curitiba.

A atuação se estende também aos Planos de Auxílio Mútuo com a rede hospitalar e industrial de Curitiba, que inclui o treinamento e simulados para o casos de acidentes e emergências. Há também planos de contingência e de emergência para escolas, inundações, alagamentos, deslizamentos, rompimento de barragens, emergências químicas e ambientais, além da Operação Inverno que acontece em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS).

Outro destaque da apresentação foi o Programa Defesa Civil na Educação: Conhecer para Prevenir (CPP), coordenado em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, que orienta e prepara a comunidade escolar para enfrentar situações de risco e emergências, como acidentes, incêndios, inundações e tiroteios.

“O CPP é hoje uma referência nacional. No mês de julho vamos oferecer um treinamento para escolas da Região Metropolitana de Curitiba e também para municípios de outros estados do Brasil, incluindo cidades que foram vítimas de ataques”, contou Nelson.

Outra novidade anunciada em plenário foi o início da instalação da primeira plataforma de coleta de dados hidrológicos, que irá medir o nível do rio através de um sensor ultrassônico e também a precipitação acumulada da chuva, com o uso de um pluviômetro. O equipamento será instalado nos próximos dias no Córrego Bigorrilho.

Estiveram presentes na apresentação representantes das secretarias da Educação e de Obras Públicas, do Ippuc, do Departamento de Política Sobre Drogas, da Defesa Civil estadual e do município de Ponta Grossa.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba