Arquivos

Decoração natalina de Curitiba pode ser apreciada até quarta-feira

A decoração natalina de Curitiba que se espalha por parques, jardins, largos e ruas da cidade ainda pode ser apreciada. Foto: Hully Paiva/SMCS

A decoração natalina de Curitiba que se espalha por parques, jardins, largos e ruas da cidade ainda pode ser apreciada até esta quarta-feira (6/1). Árvores de Natal, estrelas de Belém, guirlandas, rosáceas e contornos de luz enchem os olhos de quem percorre espaços da cidade. As atrações são um convite para aquele registro de fotos e vídeos nas redes sociais.

A decoração do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2020 foi toda pensada para que o público possa apreciar os belos cenários com toda a segurança, priorizando o distanciamento social e obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre.

“Curitiba já se consolidou no roteiro nacional natalino e, mesmo durante a pandemia, mostramos que uma cidade inteligente como é a nossa capital consegue recriar de forma segura, através de parcerias público-privada, lindos cenários que retratam o caráter lúdico do nascimento de Jesus Cristo”, destaca o prefeito Rafael Greca.

Sempre destaques da decoração, 25 árvores de Natal encantam pela estrutura imponente toda iluminada ou com milhares de vasinhos de flores para torná-las “vivas”. Com até 22 metros de altura, as enormes estruturas podem ser conferidas no Parque Barigui, Rua XV de Novembro, Passeio Público, Parque Náutico, Jardim Botânico, rotatória da Avenida Cândido de Abreu (Centro Cívico), Bosque Alemão, Parque Tanguá, Asilo São Vicente de Paulo, Memorial de Curitiba, portal de Santa Felicidade, Mercado Municipal e Igreja do Perpétuo Socorro.

Todas as Ruas da Cidadania também receberam árvores de Natal, com alturas entre 6,5 metros e 15 metros, que ainda dividem a atenção com rosáceas de luz. No Bairro Novo, são duas árvores de 12 metros.

Além das árvores de Natal, guirlandas foram instaladas para valorizar as fachadas do Mercado Municipal e de prédios históricos, como o Palacete Wolf, o Solar do Rosário, a Igreja do Rosário, a Igreja da Ordem, a Casa Hoffmann e o Palácio Garibaldi. O Oratório de Bach do Bosque Alemão ficou ainda mais encantador com alegorias em forma de pirulitos, bolachas, confetes e algodão doce que transformaram o local na Casa do Pão de Mel.

Também fazem parte da decoração de alguns espaços as tradicionais estrelas de Belém, como as instaladas no jardim do Portal do Bosque Alemão e na Praça Tiradentes (em frente à Catedral); as estrelas de Natal de piso espalhadas ao redor da ninfa de bronze da Praça Eufrásio Correia, junto à Câmara Municipal; e os laços de presente gigantes como na fachada do Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade.

Já os contornos de luz são usados na decoração para valorizar a arquitetura de edifícios, como Palácio Avenida, Capela da Glória e shoppings centers, bem como em estruturas de áreas verdes, como pontes, portais, ilhas e oratórios do Parque Tanguá, do Passeio Público e do Bosque Alemão.

Além disso, tradicionais presépios são um convite para visitar o Parque Lago Azul, no Umbará, e a Rua da Cidadania do Bairro Novo, no Sítio Cercado; e o minicircuito “A Vida é um Presente”, do Consórcio Servopa, reúne túnel de luz em formato de “iglu” e pacotes de presentes em tamanho humano na Rua Mário Tourinho.

Drive-thru

Além da decoração natalina, entre os dias 22 de novembro e 30 de dezembro, a programação de fim de ano em Curitiba teve vários espetáculos que seguiram todos os protocolos de distanciamento contra covid-19, como os concertos luminosos no Jardim Botânico e a Vila de Natal Electrolux no Parque Tanguá. Mas os grandes destaques foram os espetáculos “drive-thru”, inéditos no país, em que o público pode acompanhar circuitos natalinos de carro.

Os espetáculos drive-thru “Caminho de Luz”, nos parques Barigui, Náutico e Passeio Público, foram acompanhados por 350 mil pessoas. No Parque Barigui passaram pelo circuito 40.500 carros; no Náutico, 16.200; e no Passeio Público, 7.800 automóveis.

No restaurante Madalosso aconteceram apresentações de ópera no formato drive-in que receberam 2.080 carros. O Auto de Natal Condor, apresentado no mesmo sistema no Jardim Botânico, recebeu 840 veículos.

Como nos últimos três anos, Curitiba oferece uma programação descentralizada, contemplando o Centro e os bairros, e apoio financeiro de patrocinadores para várias das atrações, como Rede Condor (Caminho de Luz Parque Barigui e Passeio Público), Electrolux (Vila de Natal no Parque Tanguá), Consórcio Servopa (minicircuito a Vida é um Presente), Banco do Brasil (Casa do Pão de Mel do Bosque Alemão), Loterias Caixa e Governo Federal (Caminho de Luz Parque Náutico).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE: https://natal.curitiba.pr.gov.br/

A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2020 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Electrolux, Banco do Brasil, Consórcio Servopa, Loterias Caixa e Governo Federal. A programação de espetáculos ocorreu entre os dias 22 de novembro e 30 de dezembro. A decoração pode ser vista até 6 de janeiro.