De Natal na XV a carrossel no Tanguá, as estreias da semana na temporada

Muitas estreias nesta semana, no Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021, para que curitibanos e turistas possam se emocionar e viver a cidade como nunca antes. Na programação, as aberturas da decoração na Rua XV de Novembro, dos circuitos natalinos de carro (drive-thru) no Parque Barigui e Passeio Público, das bicicletas que geram energia para a decoração da Praça Santos Andrade, do carrossel no Parque Tanguá e do auto de Natal no Passeio Público.

Nesta segunda-feira (22/11), a partir das 19h, será inaugurada a decoração do primeiro calçadão de pedestres do Brasil. O Natal O Boticário na Rua XV de Novembro ocorre pela primeira vez na programação e terá mantos de luz cobrindo várias quadras da via de pedestres, mensagens de luz e caixas de presente gigantes ricamente decoradas, que irão proporcionar experiências sensoriais e olfativas.

Sobre o chafariz, entre a Alameda Dr. Muricy e a Avenida Marechal Floriano Peixoto, a já tradicional Árvore da Vida de 11 metros e 5 mil vasinhos de sálvias, agora repleta de pacotes de presentes cenográficos e ladeada pelos postes republicanos transformados em “candelabros” graças a centenas de pontos de luz, além de laços. A atração não precisa de agendamento e poderá ser apreciada até 9 de janeiro.

Ainda na segunda-feira (22/11), às 19h30, a estreia da programação “Música no Memorial de Curitiba”, com a apresentação do grupo Big Belas Band no palco em frente à árvore de 10 metros do espaço cultural no Largo da Ordem (Centro Histórico). A atração não precisa de agendamento e irá ocorrer sábados, às 11h, e segundas, às 19h30, com diferentes grupos musicais até 20 de dezembro.

Caminho de Luz no Barigui

Um dos grandes sucesso de 2020, o circuito natalino de carro (drive-thru) no Parque Barigui, estreia, na terça-feira (23/11), às 19h. O Caminho de Luz Copel Telecom vai começar no portal de acesso (com entrada pela BR-277) e seguirá por um circuito de 1,5 km, até a Rua Cândido Hartmann.

Durante o percurso, várias atrações poderão ser acompanhas de carro, como Banda de Noéis, Anunciação do Senhor pelo Anjo Gabriel à Maria e Santo Presépio. O circuito ainda terá túneis de luz e duas árvores de Natal, como a enorme estrutura de 22 metros de altura e 54 mil pontos de luz LED junto ao lago, que este ano tem patrocínio do ParkShoppingBarigüi.

Para fazer o circuito de carro, é preciso agendamento on-line. São três sessões diárias (19h, 20h e 21h), de terça a domingo, com capacidade para 330 carros por hora. A atração vai até 30 de dezembro.

Bikes e balão

Na quarta-feira (24/11), 18h30, começa outra atração inédita deste ano. Além da feira especial de Natal, a Praça Santos Andrade, no Centro, ganhará no dia o Natal Fonte de Energia Ebanx. Com decoração natalina inteligente, interativa e sustentável, a atração tem como destaques as luzes de LED das árvores de Natal e as projeções cenográficas do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que serão acesas com a energia gerada pelas pedaladas de bicicletas.

Serão seis sessões por dia de 30 minutos, de quarta a sábado, das 18h30 às 21h30, todas com agendamento. O Natal Fonte de Energia na Praça Santos Andrade vai até 23 de dezembro.

Além disso, como fortes ventos adiaram, neste  domingo (21/11), a estreia do Voo de Balão Ademicon no Jardim Botânico, os passeios terão início também, na quarta-feira (24/11), a partir das 17h. Todos são com agendamento e, neste dia, serão 20 voos cativos (preso ao solo) com  duração de cinco minutos.

Até quatro pessoas poderão subir no cesto juntas (com limite de peso de 360 quilos) e serão 20 voos cativos diários, às quartas e sextas-feiras, das 17h às 19h, e 30 voos diários, sábados e domingos, das 16h às 19h.  A atração vai até 9 de janeiro.

A prática do balonismo ocorre em condições climáticas favoráveis tais como ausência de chuva e vento forte. Nos casos de intempéries, o voo cativo poderá ser cancelado.

 

Drive-thru no Passeio

Outro sucesso do ano passado, o circuito natalino de carro do primeiro parque de Curitiba começa na quinta-feira (25/11), a partir das 20h. O Caminho de Luz integra o Natal Condor no Passeio Público e dará vida a passagens do nascimento de Jesus e a personagens amados do Natal.

Com cerca de 1,1 km de extensão, o espetáculo drive-thru terá entrada e saída pela Rua Luiz Leão, ao lado da Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU). Serão oito estações, com atrações como Coreto Digital, Estação do Papai Noel, Fantasia de Natal, Alameda Iluminada, Estação dos Anjos, Presépio e árvore de Natal.

Também de dentro do carro será possível apreciar outras atrações do Natal Condor no Passeio como a árvore de Natal de 15 metros com lâmpadas de LED e os contornos de luz dos portais, postes, lagos e na ponte pênsil que dá acesso à Ilha dos Poetas. O circuito drive-thru no Passeio precisa de agendamento, irá ocorrer de terça a sexta-feira, com duas sessões (20h e 21h) com 225 carros por hora, e vai até 30 de dezembro.

Carrossel

Na sexta-feira (26/11), a partir das 14h, os tradicionais cavalinhos e as “xícaras malucas” do carrossel veneziano voltam a ser atrações do Natal de Curitiba, desta vez no Parque Tanguá (bairro Taboão). Nostálgica e inclusiva, a atração tem patrocínio da Rede de Supermercados Muffato.

O brinquedo tem compartimentos que lembram as “xícaras malucas” dos parques de diversão e, é claro, os cavalinhos, que vêm à memória de todo mundo quando se pensa em carrossel. Serão 34 cavalinhos e quatro xícaras malucas. O carrossel ficará aberto ao público até 9 de janeiro. Não é preciso agendamento para a atração e o carrossel veneziano terá acessibilidade para crianças e adultos com dificuldade de locomoção.

O carrossel estará aberto, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, e, aos sábados e domingos, das 14h às 21h, até 9 de janeiro.

Auto na ilha

Já no sábado (27/11), às 19h30, terão início as sessões de outra atração do Natal Condor no Passeio Público, que também não precisam de agendamento. O auto “Natal na Ilha das Ilusões” vai narrar, sempre sábados e domingos, o nascimento de Jesus tendo como palco uma das ilhotas existentes no local, a Ilha dos Poetas. Vinte e três atores vão dar vida a personagens bíblicos, como Nossa Senhora, São José, o Anjo Gabriel e os Três Reis Magos, e encantar crianças e adultos.

O público vai acompanhar as apresentações do outro lado do pequeno canal, no deck em frente à ilhota e à árvore de Natal de 15 metros repleta de pontos de luz. Serão duas sessões a cada dia (sábados e domingos), às 19h30 e 20h30, até 30 de dezembro.

Atrações de segunda-feira (22/11) do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021

10h – Feira Especial de Natal da Praça Osório (Praça Osório, s/n, Centro)
10h – Feira Especial de Natal da Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
19h – Inauguração da decoração do Natal O Boticário na Rua XV de Novembro (Rua XV de Novembro, s/n, Centro)
19h30 – Música no Memorial de Curitiba com o grupo Big Belas Band  (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79, Largo da Ordem)

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Muffato, Electrolux, Condor, Festval, Ebanx, Consórcio Servopa, Copel Telecom e ParkShoppingBarigüi. A programação começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Academia do Boleiro inaugura segunda unidade em Curitiba

Metodologia criada pelo preparador de goleiras da Seleção Brasileira Feminina de Futebol é voltada para os peladeiros e peladeiras que odeiam academias tradicionais, mas gostam de futebol e buscar praticar uma atividade física

Um formato inovador de treinos, ideal para quem não é adepto das academias tradicionais de musculação, mas gosta de futebol e buscar praticar uma atividade física: essa é a proposta da Academia do Boleiro, fundada pelo professor de educação física e treinador de goleiras da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, Thiago Mehl.

Divulgação

Fundada em maio de 2019, com sua matriz localizada na Rua Alferes Poli, a academia desde então vem atraindo centenas de boleiros e boleiras amadores com interesse em conhecer a metodologia da academia. Em 2021, a marca iniciou sua expansão, inaugurando sua primeira franquia em setembro, em São Caetano do Sul, São Paulo. E agora chegou a vez de Curitiba ganhar a segunda unidade da Academia, localizada na Cidade Industrial.

Com inauguração prevista para o próximo sábado, a nova unidade está localizada dentro da Arena Coliseu Sports, referência em Fut7 no cenário nacional. Com uma área de 160m², o espaço vai comportar até 150 alunos divididos em turmas com até oito alunos. As mensalidades têm valores variados, de acordo com o período contratos, mas podendo chegar a apenas R$ 115,90 por mês para frequentar a academia quantas vezes quiser.

METODOLOGIA DIFERENCIADA

Com quase 20 anos de experiência no futebol, Thiago Mehl conhece todos os detalhes que envolvem a preparação física de um atleta profissional. Com passagens pelas categorias de base da Seleção Brasileira, clubes como Athlético Paranaense, Coritiba, Paraná Clube, Vasco da Gama e Bahia e atualmente na Seleção Brasileira Feminina, Mehl decidiu criar a Academia do Boleiro para trazer a metodologia de treinos do futebol profissional adaptado para peladeiros e peladeiras.

Divulgação

O treino que dura em torno de 50 minutos é composto por três etapas: Aquecimento, Pré-Treino e Treino com Bola. Cada uma das etapas foi criada pensando em fortalecer condicionamento físico e a musculatura, através de exercícios com pesos, elásticos, bola suiça, cordas e, claro, com a redonda, treinando fundamentos como chutes, cabeçadas, posicionamento, condução e outros.

Existem cinco tipos de treinos para cada etapa e no caso dos treinos com a bola, cada um voltado para um objetivo específico: o Agibol é focado em desenvolver a agilidade com a bola; o Cardiobol tem o objetivo de fortalecer a resistência e o condicionamento do aluno; o Circuitbol envolve todas as capacidades físicas do aluno em um circuito físico/técnico; o Powerbol é voltado para o ganho de potência e explosão muscular; por fim, o Velobol desenvolve a velocidade do atleta em diferentes situações de jogo.

EXPANSÃO

A rede iniciou sua expansão por franquias em 2021 em parceria com a holding Avant Franquias e até o momento estão previstas a inauguração de mais 13 unidades em 10 estados diferentes nos próximos seis meses. As franquias tem um investimento inicial a partir de R$ 100 mil, com um faturamento previsto de R$ 30 mil um lucro de e 30% a 40% do faturamento mensal.

ACADEMIA DO BOLEIRO CIC

Endereço: Rua João Kalinowski, 211 – Cidade Industrial de Curitiba

Telefone: (41) 9 9131-3357

Site: academiadoboleiro.com.br/cic/ 

Saúde vai antecipar dose de reforço na próxima semana. Veja o cronograma

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulga o cronograma da próxima semana para aplicação da dose de reforço da vacina anticovid. Deverão ser atendidas quase 78 mil pessoas que receberam a segunda dose entre 7 e 23 de julho (programação abaixo).

Com o novo cronograma, Curitiba antecipa a dose de reforço em até dez dias para os novos convocados. A decisão segue uma recomendação do Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde, que considerou a disponibilidade atual de doses em estoques, a chegada de uma nova variante de preocupação aos país (ômicron), além da proximidade das comemorações de festas de fim de ano e viagens.

“A dose de reforço ajuda a manter o sistema imunológico ativo contra a covid-19, o que é fundamental neste momento, considerando a chegada da nova variante e as festas e viagens do fim do ano. Como atualmente temos essas doses em estoque, tomamos a decisão de adiantar o reforço alguns dias para que nossa população fique mais protegida”, afirma a secretária municipal da saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

Os convocados para receber a dose de reforço na próxima semana receberão uma mensagem pelo aplicativo Saúde Já até esta sexta-feira (3/12), avisando que estão elegíveis para retornar aos pontos de vacinação.

Quem não puder comparecer no dia da convocação ou quem está com a dose de reforço em atraso pode buscar os pontos de vacinação, de segunda a sexta-feira. A Saúde tem mantido a repescagem contínua para primeira dose, segunda dose e dose de reforço.

Confirme os endereços

Os locais de vacinação podem sofrer alterações de acordo com o público estimado para receber vacina a cada dia. Antes de procurar uma unidade, confira as que farão a aplicação no site Imuniza Já.

Janssen

Pessoas vacinadas com imunizantes da farmacêutica Janssen ainda não poderão tomar a dose de reforço neste momento. A indicação atual do Ministério da Saúde é que estas pessoas recebam uma outra dose do mesmo imunizante num período entre dois a seis meses após a primeira aplicação. O município ainda aguarda o recebimento de doses para esta convocação.

Orientação para receber a dose de reforço

Para receber a dose de reforço, basta procurar um dos pontos de vacinação da cidade, das 8h às 17h, levar um documento de identificação com foto e CPF.

Quem pode receber a dose de reforço na próxima semana

– Segunda-feira, 6 de dezembro: todos com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 14 de julho;
– Terça-feira, 7 de dezembro: todos com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 17 de julho;
– Quarta-feira, 8 de dezembro: todos com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 20 de julho;
– Quinta-feira, 9 de dezembro: todos com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 21 de julho;
– Sexta-feira, 10 de dezembro: todos com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 23 de julho.

Outros grupos e repescagens

Os pontos de vacinação também seguem aplicando nos dias úteis:

Primeira dose
– Primeira dose para pessoas com 12 anos completos ou mais;

Segunda dose
– Segunda dose agendada;
– Repescagem de segunda dose de pessoas anteriormente convocadas;

Dose de reforço
– Dose de reforço agendada;
– Repescagem de dose de reforço de pessoas anteriormente convocadas.