Arquivos

De castração gratuita a Banco de Rações, conheça ações de Curitiba no cuidado com os bichinhos


O Dia Mundial dos Animais, nesta quarta-feira (4/10), é comemorado diariamente pela Prefeitura com a oferta de serviços em prol do bem-estar e da saúde dos bichinhos que vivem na cidade.

Com a Rede de Proteção Animal do departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Prefeitura promove ações para atuar na conservação ambiental, em especial na defesa e proteção da fauna e no controle de populações, para atingir o equilíbrio ambiental e o convívio mais harmonioso das pessoas com os animais.

Entre os serviços oferecidos estão a castração gratuita de cães e gatos, a microchipagem gratuita dos animais e as campanhas de vacinação de cães e gatos em áreas de vulnerabilidade social.

Agora em outubro, a Rede de Proteção Animal chegou a 110 mil castrações promovidas desde 2017 e ultrapassou os 20 mil pets atendidos, desde 2018, pelo Pet Móvel – Unidade Veterinária, em parceria com a Universidade Federal do Paraná.

Mais sobre os programas da Prefeitura em prol dos animais

Rede de Proteção Animal

O objetivo geral da Rede de Proteção Animal da Cidade de Curitiba é estabelecer medidas para atuar na conservação ambiental, em especial na defesa e proteção da fauna. A Rede de Proteção também administra o Programa Municipal de Castração Gratuita da Prefeitura, para o controle populacional de cães e gatos da cidade.

A castração é gratuita para os animais de moradores de Curitiba, com prioridade para aqueles beneficiários do Programa Armazém da Família e para os protetores de animais.

Lançada na comemoração da Semana Municipal de Proteção Animal de 2019, no início de outubro, a Ambulância Veterinária da Rede de Proteção Animal atendeu mais de 2.300 animais.

Microchipagem

Outro serviço gratuito oferecido pela Rede de Proteção Animal é a microchipagem gratuita de cães e gatos. Essas ações são oferecidas nos mutirões de castração, em ações clínicas nos bairros e em eventos de adoção promovidos pela Prefeitura. 

Trata-se de um mecanismo de identificação do animal, que por sua vez, permite que este seja rastreado através de rede de contatos. Ou seja, se o seu animal desapareceu, informe imediatamente a Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba que disponibilizará esses dados para um grande número de contatos e parceiros que ajudarão na busca pelo animal. Mais informações aqui.

Curitiba já conta com 150 mil animais cadastrados no Sistema de Identificação Animal (SIA), da Rede de Proteção Animal, com microchip.

Banco Municipal de Ração

O Banco Municipal de Ração, programa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, já destinou mais de 155 toneladas de alimentos para cães e gatos resgatados das ruas da cidade, garantindo aproximadamente 600 mil refeições. O programa incentiva e auxilia no trabalho de ONGs e protetores de animais, e todo mundo pode doar, desde pessoas físicas a empresas.

Para doar é simples, é só manifestar interesse pelo e-mail protecaoanimal@curitiba.pr.gov.br, com as informações de quem está fazendo a doação, incluindo nome completo, CPF ou CNPJ; e-mail; telefone; e quantidade do produto a ser doado. 

São aceitas rações comerciais secas ou úmidas para cães e gatos, em embalagens fechadas, que devem ser entregues em um dos endereços fixos do Banco de Ração: Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar) ou o Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna/Rede de Proteção Animal.

Além destes, o Banco de Ração recebe as doações feitas no Zoológico de Curitiba.

Centro de Referência para Animais

A Prefeitura também está reformando o Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar). Uma ampla obra no Crar está requalificando todos os recintos onde vivem os cães e gatos que foram resgatados das ruas ou foram vítimas de maus-tratos. As obras estão na reta final e a Prefeitura investiu R$ 400 mil na requalificação do Crar.

O Crar aloja cerca de 600 animais por ano e recebe visitas diárias de moradores que procuram cães e gatos para adoção. 

Para adotar, é necessário ter um cadastro no site da Proteção Animal, com CPF, RG e comprovante de endereço, e assinar um termo de responsabilidade, com o comprometimento de que o animal irá para um lar apropriado. Todos os pets disponíveis são microchipados.

O Crar mantém uma campanha permanente de adoção gratuita de cães e gatos. O local funciona todos os dias, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 15h30, na Rua Lodovico Kaminski, 1.381, CIC. 

Zoológico

Centro de conservação e preservação animal, o Zoológico de Curitiba recebe investimentos constantes da Prefeitura para manter o bem-estar dos animais. Atualmente estão em andamento obras que envolvem uma revitalização geral do Zoo e a criação de novos recintos, sete para felinos e um amplo para o casal de harpias.

Os trabalhos se concentram em melhorias nas vias de acesso dos visitantes ao Zoo, as vias internas com implantação de asfalto, pinturas, lavagem de telas, melhorias nas calçadas e recuperação dos três banheiros públicos. 

O Zoológico fica na Rua João Miqueletto, 1.550, no Alto Boqueirão, e está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, com entrada gratuita.

Conservação

O Zoo é responsável pelo cuidado de mais de 1,8 mil animais, que ficam na área de visitação. São cerca de 589 mil metros quadrados, com aproximadamente 165 recintos. Entre os animais, estão alguns de espécies nativas ameaçadas, inseridos em programas nacionais de conservação.

Mais de 70% dos animais vieram de situações de intervenção humana (apreensões, tráfico, circos, maus-tratos) que impossibilitaram sua soltura na natureza. Hoje, animais silvestres da fauna vitimada recebidos pelo Centro de Apoio à Fauna Silvestre (Cafs), também encontram abrigo e cuidado na unidade de conservação do Alto Boqueirão.  

Guarda Responsável

A Família Folhas em todas as apresentações que faz para crianças, adultos, em escolas e empresas, também sempre ressalta as informações da guarda responsável dos animais. O Folheco, o “pet folha”, sempre acompanha as ações da Família Folhas. 



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba