Com 7.500 mil metros quadrados, o Centro de Exposições Positivo, no Parque Barigui, será o espaço oficial de Curitiba para imunização da população contra a covid-19. O local contará com 50 salas de vacinação, onde trabalharão por turno 100 profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
O Centro de Vacinação e outros detalhes estão no Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, apresentado nesta quinta-feira (14/1), pela SMS de Curitiba no Comitê Municipal de Respostas às Emergências em Saúde Pública (Comresp).
A escolha de Curitiba por um centro de vacinação é por razões de segurança, e otimização das doses de vacinas. Além de ser um espaço que permite o distanciamento social adequado. O lugar também é estratégico para caso de vacinação por drive-thru, se necessário.
“Entre os primeiros vacinados estarão profissionais da linha de frente da covid-19, equipes de UTIs e no atendimento direto de pessoas contaminadas, portanto não seria prudente fazer uma vacinação desse público nas unidades de saúde, por exemplo. Além do mais, estamos lidando com uma vacina nova e não podemos nos dar o luxo de desperdícios”, disse a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.
No Plano Municipal de Vacinação constam ainda dez Unidades de Saúde que poderão ser ativadas exclusivamente para imunizar a população quando mais vacinas forem enviadas.
“Nós teremos vacinação descentralizada nas Unidades de Saúde quando tivermos doses suficientes, mas como nesse início serão grupos prioritários, o objetivo é ter o máximo controle para não haver perdas”, complementou Márcia.
Grupos prioritários
Curitiba seguirá as etapas de vacinação do plano nacional de imunização. Os primeiros a serem vacinados na cidade serão pessoas de maior vulnerabilidade como profissionais de saúde da linha de frente da covid-19 e idosos e trabalhadores de instituições de Longa Permanência (asilos) e a população indígena.
Nessa etapa estão previstos 18.150 pessoas a serem vacinadas. Ainda dentro da primeira fase serão atendidos os demais profissionais de saúde, seguindo a ordem do Plano Municipal.
“Esses três primeiros grupos estão em alinhamento com o Plano Nacional de Vacinação, pois precisamos dos nossos profissionais imunizados para que continuem na linha de frente, atendendo a população”, explica a secretaria municipal da Saúde, Márcia Huçulak.
Vacina por agendamento
Para evitar aglomerações e facilitar a identificação, a vacina para a população será agendada pelo Aplicativo Saúde Já, de acordo com o cronograma.
Quem tem cadastro no Saúde Já receberá a informação do agendamento pelo aplicativo. Os demais serão informados por outros canais.
Os três primeiros grupos (profissionais de saúde, idosos em instituições de longa permanência e indígenas) não precisam do agendamento pelo aplicativo. A Secretaria começou a identificação dos profissionais que serão vacinados nessa primeira fase.
Monitoramento
Uma rede de suporte e monitoramento pós-vacina foi estruturado pela Saúde. A farmacovigilância, como é chamada, é comum sempre que novos medicamentos ou imunizantes são aplicados.
As pessoas vacinadas também receberão pelo aplicativo Saúde Já um questionário para avaliar o pós-vacinação.
Esses tiozinho tão mais loko que biarticulado na Graciosa.
ainda bem que foi ao som de pink floyd
kkkkkkkkk. Muito bom! Essa cidade é a que tem mais gente esquisita por metro quadrado do mundo!!. Mas vá que as músicas são boas. Tem loja que coloca 'eu quero tchu' no último volume, dá vontade de passar correndo.
E o detalhe da moça no segundo vídeo falando "frentEEEE" ?? totalmente curitibana.
WOW!! PUBLICARAM MEU VIDEO!! ~ o primeiro lá!
vlw aí por curtirem ;D
Bruno Nascimento Guilherme Albino Ribeiro Milczwski Talissa Olivaldo Ana Flávia Machinski Marcella Dallarmi Bueno Allyson Petrech
Emanuel Kava Lala Ribas Marcela Bugdol Rugiski Ana Paula Weber Carol Larocca Camille Saraiva
Litielle Teixeira Ge Karina Tibucheski Gustavo Mortean Filippi Fernanda Slusarczuk Maryana Marcondes Lisley Macedo
Isabela Rokiski Camila Rokiski Alba Nilse Ribeiro Evandro Machado Taciane Vieira Rafael Baniski
Tuane de Melo Daiane Marcondes Zé DA Cuia Vereador Jouberth Godoy Yasmin Anhaia Yasmin Bilino
hehe compartilha aí daí =] //video q eu gravei do tiozinho dançando aki em curitiba!!
KKKKK
se eu tivesse como compartilhar num cel, eu fazia. q
que sarro aoieuuahuisuueiuaus
kkkkk
o Primeiro Video é o cara que mora na frente aqui de casa o nome dele é DELSIO.. uma figura aqui em SJP
hahahahah o Delsio de Peruca no 3º video.. uahauhauhauhhuahha
Me deram ideias malucas de marketing, acho que funcionaria bem !
Loreal Paris, porque você vale muito.
O Tiozinho do primeiro e terceiro video eu tinha 10 anos e ja lembro dele dancando na rua XV. Ele vinha puxar papo com quem tava bebendo chop ali no calcadao e minha mae que nao se desfaz de ninguem deixava ele falar as abobrinhas dele. Voce via ele hoje no dia seguinte ele dizia que tinha acabado de chegar de Miami!
Ele eh a literal bicha "louca" porque deve sofrer de algum desvio mental devido ao comportamento mas nao o torna perigoso. Ao menos na epoca em que eu vivia no Brasil ainda era inofensivo.
Faz a bem loka!!
Esse tiozinho fica dançando em frente as lojas há anos!
Lembro que quando era bem mais novo passava todo fim de semana por ele uhauhauahu