Arquivos

Da Amazônia ao Japão, do cinema às cavernas: confira as exposições em cartaz em Curitiba


Curitiba tem exposições em várias regiões da cidade com entrada gratuita. Com diversos suportes e temáticas, os espaços da Fundação Cultural de Curitiba têm mostras de ilustração de cavernas, fotografias do povo Yanomami, arte urbana, litografias, gravuras, cartazes de filmes e até arquitetura japonesa. 

A Cinemateca é Brasileira por ilustradores curitibanos

Uma exposição de cartazes criados por artistas da cidade apresentando suas versões para cada um dos 17 filmes da mostra itinerante a Cinemateca é Brasileira. A ação organizada pela Gibiteca de Curitiba conta com a participação dos de quadrinistas e ilustradores e apresenta os traços e cores dos artistas locais para cada uma das produções historicas do cinema nacional que estão sendo exibidas na Cinemateca de Curitiba nos fins de semana de agosto.
Cinemateca de Curitiba (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1.174, São Francisco).
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, e também nos horários de exibição de filmes.

EspeleoIlustração

EspeleoIlustração, na Gibiteca de Curitiba, no Solar do Barão, reúne o trabalho de 22 artistas e une o universo da ilustração ao da espeleologia, a ciência que estuda o universo subterrâneo das cavernas. A exposição, que traz uma imersão nas cavernas do Paraná, fica em cartaz até dia 13 de outubro.
Gibiteca de Curitiba (Solar do Barão, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro).
De terça-feira a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Incisões Vitais, de Augusto Herkenhoff

Também no Solar do Barão fica o Museu da Gravura Cidade de Curitiba, que está com a exposição Incisões Vitais, de Augusto Herkenhoff. A mostra reúne trabalhos em metal com técnicas como ponta seca, água-tinta e água-forte, além de litografias.
Museu da Gravura Cidade de Curitiba (Solar do Barão, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro).
De terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e nos sábados e domingos, das 12h às 18h (até 1º/10).

Berenice à Deriva. IN: Cinzas do Norte, de Isabelle Mesquita

Outro destaque no Museu da Gravura é a obra da artista visual, educadora e cineasta Isabelle Mesquita e que reúne seus sentimentos, histórias e memórias.
Museu da Gravura Cidade de Curitiba (Solar do Barão, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro).
De terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e nos sábados e domingos, das 12h às 18h (até 1º/10).

Yanomami em Curitiba – Claudia Andujar

Exposta no Museu Municipal de Arte (MuMA), no Portão Cultural, Yanomami em Curitiba apresenta uma coleção de 80 fotos do povo Yanomami, registradas pela premiada fotógrafa suíça Claudia Andujar, que ao longo da sua carreira desenvolveu um extenso projeto com os indígenas, ajudando a dar visibilidade a luta dos povos indígenas brasileiros. 
Museu Municipal de Arte – MuMA (Portão Cultural, Av. República Argentina, 3.430 – Portão)
De terça-feira a domingo, das 10h às 19h (até 1º/9).

Caminhos em Paralelo

Também em cartaz no MuMA, a exposição Caminhos em Paralelo reúne instalações que utilizam técnicas de pintura com spray e com tinta a óleo. As instalações têm por objetivo estimular os sentidos e a percepção dos visitantes sobre a arte de rua e sobre as vidas ligadas à ela, trazendo uma mistura de imagens e sons no espaço do museu, que apresentam reflexões sobre as vidas paralelas por trás da arte do grafite.
Museu Municipal de Arte – MuMA (Portão Cultural, Av. República Argentina, 3.430 – Portão).
De terça-feira a domingo, das 10h às 19h (até 27/08). 

Ambientes Construídos: Um Guia Alternativo do Japão

A mais nova mostra do MuMA apresenta uma série de fotos de paisagens do Japão e retrata mais de 80 lugares em 47 prefeituras japonesas, além de apresentar diversos textos sobre arquitetura e a construção civil do país e suas exuberantes paisagens naturais. 
Museu Municipal de Arte – MuMA (Portão Cultural, Av. República Argentina, 3.430 – Portão).
De terça-feira a domingo, das 10h às 19h (até 27/08).



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba