Pois é, todo mundo já sabe que os Curitibanos são os únicos do Brasil que não possuem qualquer tipo de sotaque. Só falamos o português pronunciado corretamente.
E acabei achando um vídeo aqui provando que os Curitibanos falam mesmo corretamente, pausadamente e com as palavras bem pronunciadas.
E vocês, o que acham? Deixem suas opiniões aqui nos comentários!
É verdade. Não é uma questão de se achar mais que os outros. Simplesmente não temos sotaque. Dizem que nosso sotaque é "leitE quentE". Ou seja, o resto do Brasil pronuncia "leiti quenti", o que é errado. Então nosso sotaque é nada mais do que simplesmente falar corretamente 😀
E o RRR enrolado do curitibano ? xD
E quando falam "adevogado" putz….
curitibano se orgulha de falar certo… realmente fala com mais precisão que a média do país… mas casos como esse do "adevogado" são notórios e flagrantes… e quem fica com esse papinho de "não tenho sotaque" é um legítimo espécime de curitiboca…
o certo é adivogado né? AEIHiuAH
Eu não falo adEvogado e conheço poucos que falam. E esse "rrr" é mais típico de gaúchos que eu saiba. E não acho mérito nenhum não ter sotaque, afinal, quando você cresce escutando um sotaque é óbvio que vai falar com ele, sem escolha.
Só constatei o fato de que o curitibano não tem mesmo e que esse é o jeito mais correto de se falar. Não é uma questão de "falamos melhor", só falamos mais corretamente. Abs.
Roberto Tobias Zikert Dalchau o certo é ad-vogado… o ruim é que o cara tem que ter noções de latim pra falar esse "ad" certo… kkkkkkkkkkkkkkkkk
esse "ade" vem devido ao que o próprio vídeo diz, falamos mais pausadamente…. e querendo ou não, se diz o E do "D" se pronunciar o D
Roberto Tobias Zikert Dalchau verdade, vendo por esse lado, acho que então eu tenho sotaque, pois o mais correto seria "adEvogado" mas falo "adIvogado". Claro que sem ênfase no I
Sobre "adevogado", não concordo, pois se ouvir bem, pronunciamos bem cada letra, ou seja a letra d como deve ser pronunciada, e não "adivogado" simples a letra d muda na frase, e o "érre" é de forma correta também oO
Curitibano diz LeitE QuentE, mas incorretamente do que dizes Nathan Souza, não existe a nesses idade de dar tamanho enfase ao 'E' como o povo curitibano dá, o 'E' deve ser pronunciado, mas quase mudo, sem deixar rasto…mais um LEITe QUENTe.
Não existem duas silabas tônicas nas palavras, e sim apenas uma.
I, no leite…e o 1º 'E' do Quente
amo minha cidade.
NÃO TEM SOTAQUE PORQUE NÃO FALAM RSRSRRS
é q nossas mães sempre diziam pra não conversarmos com estranhos :S
Isso até vale. Para curitibanos nascidos antes de 1960.
E digo mais: o sotaque em cada região brasileira é peculiar, visto que somos um pais formado por vários povos com linguagens diferentes … ou seja em qualquer cidade que vc visite há um sotaque diferente
leite quente
Rrreeaaalllmente…??Não tem sotaK!KKKK…Somos perfeitos.
Busão, só para os Fortes!
lógico que tem sotaque, não é carregado, mas há sotaque sim.
O apresentador é o José Wille. Entendeu essa Cassio Ferreira? Hã? Hã? UAHSUHAUSHUAH
José Wille é o meu primo kkkkkkkkkk
Meu vô se chama Theodoro Wille Scholz
Meu sotaque nao eh assim! XD
RealmentE nós não temos sotaquE kkkk, mas não vamos nos esquecer do "piá" e da "vina", hein, rsrs. Mas amo Curitiba
Tipo caipiras :*
Leite quente doi o dente da frente da gente
Não concordo, sou de curitiba e moro em Portugal há 10 anos, e acho que curitibano tem sotaque sim, e bastante acentuado, e não concordo principalmente com dizerem que só falam o português pronunciado corretamente, pois não é verdade.
Tudo bem que verbalizam melhor do que o resto do país, mas mesmo assim não é motivo para dizerem que não tem sotaque e falam tudo correctamente.
Todos temos sotaques, e todos falhamos…
Mas sotaque não é falha, é apenas uma herança cultural 🙂 Concordo com você, a gente tem muito sotaque sim…
Curitibano diz LeitE QuentE, não existe a nessesidade de dar tamanho enfase ao 'E' como o povo curitibano dá, o 'E' deve ser pronunciado, mas quase mudo, sem deixar rasto…mais um LEITe QUENTe.
Não existem duas silabas tônicas nas palavras, e sim apenas uma.
I, no leite…e o 1º 'E' do Quente,
Mas tal como todo sotaque, também vem com um dialecto, cujo nao deve ser motivo nem para vergonha nem para orgulho 🙂 trata-se do que somos apenas.
Agora vamos todos curtir o lek lek lek!!!
Curitibano diz LeitE QuentE, não existe a nessesidade de dar tamanho enfase ao 'E' como o povo curitibano dá, o 'E' deve ser pronunciado, mas quase mudo, sem deixar rasto…mais um LEITe QUENTe.
Não existem duas silabas tônicas nas palavras, e sim apenas uma.
I, no leite…e o 1º 'E' do Quente,
Mas tal como todo sotaque, também vem com um dialecto, cujo nao deve ser motivo nem para vergonha nem para orgulho 🙂 trata-se do que somos apenas.
Agora vamos todos curtir o lek lek lek!!!
Sou curitibano e concordo com a opiniao do professor.
Eu sou do Rio Grande do Sul e pronuncio: leite quente, acidente, etc etc, sem o "ti" de cariocas, por exemplo!
Eu sou gaúcho, nasci em Itaqui, na fronteira com a Argentina, e não falo "leiti quenti" como tu mencionou. E em toda a nossa região, de fronteira, Missões tbm, falamos assim: "leite quente", com exceção de poucas pessoas. Um abraço
Não tem sotaque?? Pergunta isso para um pernambucano, fluminense ou matogrossense para ver o que eles pensam…
"né" hahahha
Vão falar que temos, mas não, curitibano não tem sotaque, eles é que tem, nós não
"Todos temos sotaques!" concordo!
"Havia muito CONTACCTO" 😀
Curitibano tem sotaque, vc que duvida que não tem, eu tenho um teste simples que eu mesmo desenvolvi:
Diga todos os dias da semana de segunda à domingo, se vc falou SEXTA fonetizando o X como S vc tem sotaque e ponto final, pois o certo é SEXTA e não "SESTA".
claro que tem sotaque, eu sou de Ctba e vivo hoje no MS, faz 2 anos, e todos com quem converso a primeira vez já pergunta, você é do paraná?
VAI FURACÃO
e a conjugação verbal corretíssima… nós limo o livro.
nós voltemo na panificadora…
e a vina, palavra que nem existe.. kkkkkkkk
e o tal do correndinho, andandinho, chovendinho…. kkkkkkkkkkkk
gerundio no diminutivo… outro erro gramatical .. tirando que o r pronunciado igual o chico bento.. não é sotaque? kkkkkk
Isso é dolangue. kkkkkk todo mundo tem sotaque sim…
a começar pelo r pronunciado igual do chico bento… não é sotaque?
e o correndinho, andandinho, chovendinho… não existe diminutivo do gerúndio…
sem falar nos erros gramaticais que já ouvi.. tipo: nós "limo" o livro…
ontem nós voltemo na casa do joão…. kkkkkk
vina é uma palavra que só existe em curitiba!
amo curitiba, mas esse vídeo é balela pura. kkkkkkkk
Adevogado
as afirmações dele até poderiam ter alguma fundamentação se os curitibanos como qualquer pessoa de outra cidade, estado, região etc…,não criasse seus próprios substantivos rsrs e palavras regioais tipo. " piá?, vina, mimosa, te apura, de fé..rs, capaz! " então não vejo como rotular e dizer que curitibano fala correto…rs, aliás curitibano tem sotaque sim!