Curitiba volta a ofertar a vacina contra febre amarela diariamente

Com o aumento da confirmação de casos de febre amarela em cidades de São Paulo que fazem divisa com o Paraná, Curitiba intensificou a oferta das vacinas contra a doença. A partir desta segunda-feira (21/1), a cidade volta a ofertar a vacinação diária em 110 unidades básicas de saúde da cidade, de segunda à sexta-feira, de acordo com o horário de funcionamento da sala de vacinas de cada unidade.

Há um ano, as unidades de saúde ofertavam a vacina respeitando um cronograma, com o intuito de otimizar ao máximo o uso dos frascos: cada um deles tem cinco doses e, após aberto, tem validade de apenas seis horas.

Com o aumento da confirmação de casos de febre amarela em cidades de São Paulo que fazem divisa com o Paraná, Curitiba intensificou a oferta das vacinas contra a doença.
Foto: Valdecir Galor/SMCS

A mudança facilita o acesso da população à imunização neste momento do ano em que proliferação do mosquito transmissor é maior.

“Convocamos a população para se vacinar contra a febre amarela o quanto antes, especialmente nesta época em que muitas pessoas viajam para em áreas com risco de contaminação, como regiões turísticas de mata”, diz a médica infectologista do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Marion Burger.

Devem tomar a vacina quem tem de 9 meses a 59 anos de idade. Quem já tomou esta vacina uma vez na vida não precisa refazer. Se a pessoa não tomou a vacina ou se não tem certeza se tomou, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e se imunizar.

A recomendação da vacinação também para as regiões de Curitiba e Litoral do Paraná segue uma orientação do Ministério da Saúde válida desde de julho do ano passado. Antes, em Curitiba, a vacina contra a febre amarela só era recomendada para quem fosse viajar para as áreas consideradas de risco no Brasil ou para países que exigem comprovação dessa imunização.

Embora a cidade permaneça fora da área de risco da doença, a alteração visa aumentar o índice de proteção da população. “Nos últimos dois verões, o Sudeste brasileiro viveu epidemias de febre amarela, com casos concentrados em regiões de mata dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minais Gerais, sem que Curitiba fosse afetada. Mas há risco de mosquitos infectados com o vírus da febre amarela chegarem ao Paraná, então é preciso que a população já se proteja com antecedência”, reforça Marion.

Perguntas e respostas – Como prevenir a Febre Amarela
Quem deve se vacinar em Curitiba?
– Pessoas a partir dos 9 meses até os 59 anos de idade devem tomar uma dose da vacina, que tem dose única. Quem já tomou esta vacina uma vez na vida não precisa refazer.

Onde tomar a vacina e quais os documentos necessários?
A vacina é ofertada gratuitamente em 110 unidades de saúde de Curitiba. Basta procurar preferencialmente seu posto de saúde de referência, apresentando documento de identificação e carteira de vacinação.

Como se prevenir da febre amarela?
Além da vacinação, é importante combater o vetor (mosquito) que transmite o vírus, da doença; evitar áreas de mata com registros da doença. O uso de repelentes em áreas de mata também é indicado.

Quem não pode ser vacinado?
•    Criançascom menos de 9 meses de idade.
•    Paciente com reação de hipersensibilidade grave a algum componente da vacina.
•    Paciente em uso de medicamentos biológicos como Infliximabe, Etanercepte, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacept, Belimumabe, Ustequinumabe, Canaquinumabe, Tocilizumabe, Secuquinumabe, Natalizumabe, Vedolizumabe, Rituximabe.
•    Pacientes em uso de medicamentos imunossupressores como: ciclofosfamida, ciclosporina, tacrolimus, azatioprina, micofenolato, tofacitinibe.
•    Pessoas com história pregressa de doença do timo (miastenia gravis, timoma).

Quem deve passar por avaliação médica antes de ser vacinado? 
•    Gestantes;
•    Pessoas maiores de 60 anos de idade;
•    Mulheres amamentando lactentes com menos de seis meses de idade;
•    Pessoas que vivem com HIV/Aids;
•    Pessoas com imunodepressão por doença ou em tratamento com medicamentos imunossupressores;
•    Pessoas com doenças autoimunes, como lúpus, doença de Addison e artrite reumatoide.
É necessário que estas pessoas passem por uma consulta médica, em que será feita a avaliação levando em conta o risco de contrair a doença e o risco de possíveis eventos adversos da vacina. Caso o médico autorize a vacinação, ele deve prescrevê-la.

Para pessoas dos grupos em que a vacina é contraindicada, como proceder?

Recomenda-se que outras medidas de proteção individual sejam adotadas, como usar repelente de insetos na pele e nos ambientes; proteger a maior extensão possível da pele com roupas; evitar, na medida do possível, o deslocamento para áreas rurais e, principalmente, ao adentrar em matas a trabalho ou turismo; passar o maior tempo possível em ambientes refrigerados, com portas e janelas fechadas e/ou protegidas por telas com trama adequada, que impeçam a passagem de mosquitos, além de dormir sob mosquiteiros.

Macacos transmitem a febre amarela para os humanos?
Não. Assim como os humanos, os macacos são primatas e as principais vítimas do mosquito transmissor da febre amarela.
A transmissão ao ser humano ocorre quando o mosquito se infecta ao picar um animal infectado e depois vai picar o homem. Encontrar grupo de macacos mortos é um sinal de alerta: provavelmente nesta região há circulação do vírus em mosquitos infectados.
Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde fazem o monitoramento das populações de bugios e saguis presentes em Curitiba e reforçam que não há casos de morte destes animais pela infecção do vírus da febre amarela na cidade.

A febre amarela

A febre amarela é uma doença sazonal, geralmente com aumento de casos entre dezembro a maio. No ciclo silvestre da febre amarela (cujos casos têm sido registrados recentemente no país), a transmissão é feita pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, sendo os macacos os principais hospedeiros e possíveis amplificadores.

O homem participa como um hospedeiro acidental ao adentrar áreas de mata. A transmissão ao ser humano ocorre quando o mosquito que picou um macaco infectado depois pica o homem.

No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica e a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Aedes aegypti) infectados. Desde o ano de 1942 não há notificação no país de casos de febre amarela urbana no Brasil.

Não há transmissão de febre amarela de pessoa a pessoa.
O período de incubação varia de 3 a 6 dias, embora se considere que possa se estender até 15 dias.

Clinicamente, a doença apresenta sintomas em duas fases:
1ª Fase – Período de infecção: Em geral, com sintomas mais leves, como febre, calafrios, dores pelo corpo, prostração, náuseas e vômitos, comum a várias outras doenças. Cerca de 90% dos pacientes têm melhora progressiva. Mas o restante evolue para a segunda fase, que pode iniciar até dois dias depois.
2ª Fase – Período tóxica: A febre volta a aparecer e compromete vários órgãos, principalmente o fígado e os rins. Nesta fase, é provável que as pessoas desenvolvam icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos, daí o nome “febre amarela”), urina escura e dores abdominais com vômitos.

 

Via: Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cine Passeio reabre sala on demand com sessões grátis e comentadas

A férias chegaram mais cedo e com um pacote de novidades na programação do Cine Passeio. Durante o mês de dezembro serão exibidos filmes consagrados no cinema mundial, novas apostas para a próxima edição do Oscar e também haverá sorteio de entradas gratuitas para o público.

A principal novidade é a reabertura da Sala Passeio On Demand, onde o curador Marden Machado fará duas sessões presenciais comentadas, destinadas ao público infantojuvenil. As exibições são gratuitas e as inscrições devem ser feitas através deste link.

A primeira sessão será neste sábado (4/12), às 15h, com o filme Invasão Zumbi Público (de 14 a 18 anos). No outro sábado (11/12) com Yesterday (12 a 18 anos), também às 15h.

Para os cinéfilos que quiserem aproveitar a estrutura aconchegante da Sala Passeio On Demand do Cine Passeio, as locações ficarão disponíveis a partir de 7 de dezembro pelo email contato@cinepasseio.org. O limite é de uma locação por dia, para no máximo oito pessoas.

A sala on demand conta com sofás, poltronas e pufes, uma televisão tela 4K de 86 polegadas e som de 5.1 canais. É a primeira sala de streaming dentro de um cinema e permite acesso a diversos conteúdos digitais.

Estreias

Para as estreias mais aguardadas do mês, Matriz Ressurections e Não Olhe para Cima, o Cine Passeio abriu a pré-venda antecipada dos ingressos, que podem ser adquiridos na plataforma Ingresso.com

O filme Matrix Ressurections vai estrear no dia 22 de dezembro. Este é o quarto capítulo da franquia criada por Lana e Lilly Wachowski, com Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss de volta aos papéis de Neo e Trinity.

Para preparar o lançamento desse novo filme da série, o Cine Passeio exibe como “esquenta” o clássico Matrix, de 1999, entre os dias 9 e 15 de dezembro.

Outro filme exibido nas telas do Cine Passeio será Não Olhe para Cima. Esta é a grande aposta da Netflix ao Oscar com Leonardo Di Caprio, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Cate Blanchett e Ariana Grande. A estreia será no dia 9 de dezembro.

Entradas gratuitas

Para que o público aproveite ainda mais a retomada das sessões presenciais, o Cine Passeio vai fazer o sorteio dos Cartões Valêncio Xavier e os ganhadores terão direito a 12 meses de sessões gratuitas. A ação foi lançada em comemoração ao primeiro aniversário do cinema de rua, mas devido ao fechamento do espaço por causa da pandemia, em março de 2020, só será realizado agora. 

Os vencedores serão conhecidos no dia 17 de dezembro. O sorteio será pelas redes sociais do Cine Passeio.

Serviço: Cine Passeio

Endereço: Rua Riachuelo, 410, Centro

Sessões presenciais comentadas – Grátis
Dia 4/12, às 15h – Invasão Zumbi Público de 14 a 18 anos –
Dia 11/12, às 15h – Yesterday Público de 12 a 18 anos –
Inscrições abertas no site: www.cinepasseio.org

Matrix (1999)
9/12 a 15/12 – Clássico de 99
2/12 – Pré-venda para a estreia mundial de Matrix Ressurections em 22/12 (www.ingresso.com)

Não Olhe para Cima Estreia
9/12 – Pré-venda já disponível Ingressos na plataforma ingresso.com

Circuito de carro do Parque Náutico estreia nesta sexta-feira

O Caminho de Luz Loterias Caixa no Parque Náutico, no Boqueirão, é a grande estreia desta sexta-feira (3/12) na programação gratuita do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021. O circuito vai reunir atrações para serem apreciadas de carro (drive-thru). O prefeito Rafael Greca participa da estreia.

A experiência natalina no Náutico precisa de agendamento e ainda há vagas disponíveis no site da programação. O circuito vai até 30 de dezembro, de terça a domingo, das 19h às 22h – o parque ficará fechado para pedestres a partir das 18h30. Serão três sessões diárias: das 19h às 20h, das 20h às 21h e das 21h às 22h.

O circuito não ocorrerá nos dias 24 e 25 de dezembro.

Estações

O Caminho de Luz Loterias Caixa no Parque Náutico se espalha por 1,5 km e reúne nove estações, com apresentações de coral e balé em telões de alta definição, presépio vivo, anjos de luz, árvore de Natal de 22 metros e estruturas iluminadas com microlâmpadas (pórticos, passarela e torre).

Margeando o belo lago que irá refletir as luzes da atração, todo o percurso estará sinalizado e com orientação das equipes da organização e Setran.

A entrada para o espetáculo no Náutico só poderá ser feita pela Avenida Marechal Floriano no sentido Curitiba-São José dos Pinhais. O acesso por São José dos Pinhais ficará interrompido das 17h às 23h.

Os veículos terão que seguir a uma velocidade máxima de 10 km/h e, como passarão muito perto das estações, o público irá ouvir o som ambiente de cada uma das atrações.  

A produção é da Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), com direção artística de Edson Bueno.

Ônibus

Para quem não puder ir de carro, será oferecida a Linha Natal-Parque Náutico, que terá saídas a cada 30 minutos, a partir de sábado (4/12), do Terminal Boqueirão, das 19h às 21h30. Os bilhetes custam R$ 4,50 e o passageiro poderá fazer a integração no terminal com outras linhas.

É proibido fazer os circuitos a pé, de bicicleta ou de moto.

Estações do Caminho de Luz Loterias Caixa no Parque Náutico

ESTAÇÃO 1
Torre de Cronometragem/Anjo de Luz

Já no início do espetáculo se surpreenda com a iluminação especial da ponte que leva à Torre de Cronometragem do lago e toda a estrutura da torre com sua veste iluminada.

ESTAÇÃO 2
Grande Coral Celeste dos Anjos
Em telas de alta definição, atores e crianças do Projeto MusicaR da Prefeitura vão interpretar clássicas canções natalinas como Noite Feliz, Uma Estrela Renasce, Borboleta Pequena, Jingle Bells e Bate o Sino.

ESTAÇÃO 3
Túnel de Luz e Corredor Celestial

Hora de olhar para o alto e os lados para apreciar a sequência de estruturas decoradas e iluminadas, além dos anjos com trombetas dispostos durante todo o percurso da estação.

ESTAÇÃO 4
O Anjo Gabriel
Uma escultura de 8 metros de altura iluminada retrata o personagem bíblico que leva a Maria a notícia de que ela foi a escolhida para ser a mãe de Jesus.

ESTAÇÃO 5
A Casa da Mamãe Noel e do Papai Noel

Encante-se com Papai Noel e Mamãe Noel que dão boas vindas aos visitantes, em sua sala de estar ricamente decorada com elementos natalinos.

ESTAÇÃO 6
Fantasia Natalina

No telão de LED, uma projeção animada de figuras natalinas, tendo como cenário a fábrica de brinquedos do Papai Noel.

ESTAÇÃO 7
O Quebra-Nozes
Também em telas de alta definição, o clássico balé de Natal O Quebra-Nozes é encenado digitalmente em um “pas de deux” (dueto) de bailarinos. O espetáculo conta a história da menina Clara que, em sonho, viu seu estimado presente de Natal – um quebra-nozes em forma de boneco – tornar-se soldado e liderar um pelotão.

ESTAÇÃO 8
Presépio Natalino

A encenação do presépio e sua glória reúne atores e traz como destaques na cenografia, além da manjedoura de Jesus, esculturas em tamanho natural de animais como camelos e carneiros.

ESTAÇÃO 9
A Árvore de Natal
Chegamos ao fim do circuito drive-thru do Parque Náutico, com a árvore natalina de 22 metros toda iluminada com 54 mil microlâmpadas de LED na cor verde.

Atrações de sexta-feira (3/12) do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021

10h – Feira Especial de Natal da Praça Osório (Praça Osório, s/n, Centro)
10h – Feira Especial de Natal da Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
10h – Atrações interativas, coreto digital do Natal Condor no Passeio Público e decoração à noite (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Centro)
14h – Passeios do carrossel veneziano no Parque Tanguá (Rua Oswaldo Maciel, 97, Taboão)
17h – Voos do Balão Ademicon no Jardim Botânico (Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 690, Jardim Botânico)
18h30 – Natal Fonte de Energia Ebanx na Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
19h – Estreia do Caminho de Luz Loterias Caixa no Parque Náutico (Avenida Marechal Floriano no sentido de quem vem de Curitiba)
19h – Decoração do Natal O Boticário na Rua XV de Novembro (Rua XV de Novembro, s/n, Centro)
19h – Concerto Luminoso na Estufa do Jardim Botânico (Rua Eng. Ostoja Roguski, 690, Jardim Botânico)
19h – Decoração da Direção da Vida Natal Servopa (Jardinete Heitor Gurgel do Amaral Valente Netto, na Rua Mário Tourinho, Campina do Siqueira)
19h – Caminho de Luz Copel Telecom no Parque Barigui (entrada pela BR-277, no Santo Inácio)
19h – Luzes da decoração do Palácio Avenida (Avenida Luiz Xavier, 11, Centro)
19h30 – Decoração da Família Moletta (Rua Nicola Pelanda, 5.962, Umbará)
20h – Caminho de Luz do Natal Condor no Passeio Público (entrada pela Rua Luiz Leão, ao lado da Casa do Estudante Universitário do Paraná)
20h – Apresentações de Natal no Palácio Iguaçu (Praça Nossa Senhora de Salette, s/n, Centro Cívico)

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Muffato, Electrolux, Condor, Festval,  Consórcio Servopa, Loterias Caixa/Governo Federal, Copel Telecom e ParkShoppingBarigüi. A programação começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.