Curitiba terá carros elétricos compartilhados

A Prefeitura de Curitiba e a Renault do Brasil terão uma parceria envolvendo carros elétricos na cidade. O prefeito Rafael Greca e o presidente da montadora no país, Ricardo Gondo, se reuniram com suas equipes na manhã desta quarta-feira (31/7) na sede da empresa, em São José dos Pinhais, para tratar do assunto.

Prefeito Rafael Greca é recebido na fábrica da Renault em Curitiba pelo presidente Ricardo Gondo. Curitiba, 31/07/2019. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

A intenção é  viabilizar a criação de uma rede de car sharing (aluguel de carros compartilhados) elétricos na cidade.

“Acertamos o planejamento para Curitiba adotar uma rede de carros elétricos compartilhados para circular entre terminais e o centro da cidade, entre restaurantes e hotéis e para os funcionários da Prefeitura”, disse o prefeito.

Greca disse ainda que irá buscar financiamento para estabelecer uma  frota de taxis elétricos na cidade.

“O carro elétrico é o futuro e Curitiba quer abrir as portas para futuro”, acrescentou.

A intenção é que a parceria possa ser assinada até o fim do ano. A Renault é líder na venda de carros elétricos no Brasil e na Europa, onde tem uma estrutura consolidada de car sharing, com mais de 6 mil operações. Em Madri, na Espanha, a Renault atua por meio da joint venture Ferrovial Renault, empresa que tem uma frota de 650 veículos elétricos compartilhados.

Durante a reunião, a  Renault e a Prefeitura de Curitiba acertaram a doação de dois veículos elétricos Zoe da montadora francesa para testes na Prefeitura, que serão usados pela Urbs e a Agência Curitiba.

Como funciona

O modelo de car sharing estabelece o aluguel do carro elétrico e a contratação do serviço se dá por meio de um aplicativo no celular. O usuário utiliza o veículo apenas pelo tempo necessário e depois o devolve. É possível, dentro da área de abrangência do serviço, pegar o veículo em um ponto e devolver em outra área da cidade, em um sistema similar ao dos aplicativos de patinetes e bicicletas. O pagamento é feito por minuto e inclui todos os serviços.

Estima-se que pelo menos 5 milhões de pessoas no mundo já utilizam esse sistema, segundo dados compilados pelo World Resources Institute (WRI).

Para as cidades, o principal benefício é a diminuição na frota de veículos particulares rodando nas vias, o que ajuda a reduzir o fluxo de trânsito. Uma estimativa da montadora é que a cada carro elétrico compartilhado é possível evitar o lançamento de 15 toneladas de CO2, o que equivale à poluição gerada por nove carros a combustão por ano.

  “Curitiba sempre esteve um passo a frente em termos de mobilidade. Essa parceria é um marco no desenvolvimento do uso do carro elétrico na cidade”, disse o presidente da Renault, Ricardo Gondo.

A intenção é que o projeto seja implantado em três etapas – 2020, 2022 e 2025 – até abranger 550 veículos elétricos compartilhados e uma área de 95 quilômetros quadrados. O modelo de car sharing deve começar pelo centro da cidade.

A Prefeitura e a Renault farão reuniões semanais de trabalho para detalhamento técnico para determinar, por exemplo, as áreas de estacionamento, de eletropostos para recarga da bateria, faixas de circulação e o funcionamento dos serviços de transferência, carregamento e limpeza dos veículos. Em Curitiba já há eletropostos em alguns shoppings, postos de combustíveis e supermercados. A autonomia da bateria é de até 300 quilômetros.

Estiveram presentes na reunião o presidente do Ippuc e secretário de governo, Luiz Fernando Jamur, a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi; o presidente da URBS, Ogeny Pedro Maia Neto. Pela Renault: Caíque Ferreira, diretor de comunicação; Ricardo Mendes, diretor geral de Transformação e Negócios; Marcos Aguiar, diretor de relações institucionais e governamentais; Carlos de Paula, coordenador de relações institucionais e governamentais; Silvia Barcik, gerente de novas mobilidades; e Zazula Márcia, secretária técnica.

 

Via: Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cafeteria em ritmo de Copa do Mundo é o novo atrativo da Rua da Cidadania do Cajuru

Cafeteria em ritmo de Copa do Mundo é o novo atrativo da Rua da Cidadania do Cajuru

A Rua da Cidadania do Cajuru acaba de ganhar mais um atrativo. É a Cafeteria Damas, que a partir deste mês funciona no térreo do centro de serviços públicos descentralizados mantido pela Prefeitura. O novo espaço gastronômico serve a quem desce no terminal de ônibus, procura os serviços públicos ou trabalha no local.

A cafeteria funciona de segunda a sexta-feira, das 6h45 às 18h30, e oferece salgados, doces e bebidas para lanches. Entre eles estão pão de queijo, salgados assados e fritos, bolo no pote, mini pizza, sorvetes de massa e picolés, sucos, refrigerantes, água, energéticos, chocolate quente cremoso e, é claro, café.

Que venha o público

“A cafeteria é muito boa. Venho umas duas vezes por semana e recomendo. Além de tudo, facilitou a vida de quem trabalha aqui”, diz a servidora da FAS (Fundação de Ação Social) Annelise Ferreira Leite, que leva o lanche para comer na sala.

Quem não está com pressa, pode saborear os quitutes nas duas mesinhas existentes no local ou mesmo no balcão. “Temos condições de servir até dez pessoas ao mesmo tempo”, conta o comerciante Gustavo Felipe Damas, que venceu a licitação aberta pela Prefeitura para tocar o empreendimento. “Resolvi encarar o desafio e está sendo bem interessante”, completa ele, que atuava na área de informática.

Para isso, Gustavo conta com a ajuda da mãe, Jucélia Aparecida Damas. Aposentada, ela ajuda a atender os clientes e também a organizar o espaço, que está em clima de Copa do Mundo.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Pátio Batel realiza promoção especial de Natal com “compre & ganhe” e sorteio de carro zero quilômetro

A partir do dia 24 de novembro, o Pátio Batel apresenta sua promoção de Natal: a cada R$700 em compras realizadas nas lojas do shopping, os clientes ganham um kit exclusivo de chocolates da Dengo. Além disso, os participantes que acumularem o mesmo valor recebem um cupom para concorrer a uma Land Rover Discovery SE zero quilômetro, com sorteio realizado no dia 27 de dezembro.

A promoção é válida até o dia 26 de dezembro e o sorteio será realizado no dia 27 de dezembro às 15h, com resultado divulgado nas redes sociais do shopping. Enquanto o kit de chocolates está limitado a uma unidade por CPF, até durarem os estoques, os cupons para sorteio do carro são ilimitados, com uma unidade a cada 700 reais de compras.

A programação do “Natal Mais Doce do Mundo” não para por aí! Inspirada na Galeries Lafayette, uma das mais encantadoras lojas de Paris, a decoração natalina traz um cupcake gigante de 3 metros de altura, um escorregador em forma de donut, um carrossel de pirulitos e muito mais.

A árvore é um espetáculo à parte, com uma altura de 20 metros e doces flutuantes que “voam” em torno dela, enquanto é possível ouvir músicas natalinas dentro da árvore. Já na fachada, estrobos piscantes deixam claro que o Natal chegou em Curitiba, com sua araucária iluminada. Pelos corredores, mais de 2 mil enfeites deixam o empreendimento ainda mais belo. Toda a campanha de Natal foi inspirada no tema do “Natal mais doce do mundo”, com sua principal mensagem “descubra o lado doce da vida”, que transporta as pessoas a um universo mágico e doce, que poderá ser encontrado na decoração do Pátio Batel.