Arquivos

Curitiba tem 102 unidades de ensino municipais com projetos de aprendizagem criativa


Curitiba já tem 102 unidades educacionais no programa Escolas Criativas, iniciativa da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), com o apoio da Fundação Lemann e da Fundação Lego, para incentivar práticas criativas e “mãos na massa” para estudantes de escolas públicas do Brasil. Curitiba é signatária do programa desde 2021, quando ingressaram dez escolas.

A partir deste mês, a capital do Paraná terá mais 57 unidades participando das ações do programa e agora com uma novidade, a inserção de unidades da Educação Infantil, totalizando as 102 participantes.

Nesta terça-feira (5/9), foi realizado o Encontro Escolas Criativas na Universidade Livre do Professor (ULP), na CIC, para apresentar as ações já realizadas e debater o desenvolvimento de práticas inovadoras e criativas com crianças e estudantes.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, lembrou que as ações inovadoras na Educação são desenvolvidas desde o início da gestão. “Com a entrega dos primeiros Faróis do Saber e Inovação iniciamos a construção da nossa história na aprendizagem criativa”, lembrou Maria Sílvia.

A secretária destacou o papel dos faróis para estimular os estudantes a buscarem respostas e soluções para as questões do cotidiano. “Essas ações nos colocam na vanguarda dos processos educativos”, comentou a secretária.

Os Faróis do Saber foram criados na década de 1990, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, para servirem como bibliotecas com acesso gratuito à internet.

Desde 2017, a proposta dos Faróis da Inovação está alinhada ao conceito do Vale do Pinhão – o ecossistema de inovação da cidade – e a tendências nacionais e internacionais em tecnologia educacional, com foco na aprendizagem criativa. São utilizados por estudantes e também abertos à comunidade.

Em 2018, o projeto dos novos faróis participou do Desafio Aprendizagem Criativa 2018, promovido pela Fundação Lemann e Massachussetts Institute of Technology (MIT) Media Lab. Foi um dos oito selecionados no país – único na região sul – a integrar o programa de apoio técnico educacional oferecido pela instituição norte-americana.

O encontro contou com a cobertura dos jornalistas mirins da Escola Municipal Ulisses Falcão Vieira (CIC). “Aprendo muito e não tenho mais vergonha de conversar, de fazer perguntas”, contou Eduardo Melo.

Mariana Bonfim Silva também gosta de participar. “Conhecemos muita coisa diferente”, explicou a menina.

Gincana virtual

Durante o encontro desta terça-feira, foi lançada também a 10ª Gincana Virtual, que vai trabalhar o tema “Curitibinh@s e a educação ambiental na Cidade Educadora”, com desafios propostos de setembro a dezembro pela Gerência de Inovação Pedagógica.

Cerca de 650 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental terão que buscar soluções para os diferentes tipos de poluição que afetam o planeta e a vida de todos os seres vivos.

Os desafios são postados na página de cada unidade participante e ao final haverá um intercâmbio do projeto das equipes. As inscrições estarão abertas até 12 de setembro no portal da Educação e todas as escolas receberão um e-mail com o convite e demais orientações.

Presenças

Participaram a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; a diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional, Estela Endlich, a gerente de Inovação Pedagógica, Silmara Campese Cezário, diretores e coordenadores da Educação, chefes dos Núcleos Regionais, gestores escolares e, como representantes da RBAC, Verônica Gomes, Juliana Rodrigues e Mariana Freitas.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba