Curitiba segue livre de circulação do vírus da febre amarela; caso confirmado é importado

A Secretaria Municipal da Saúde confirmou nesta quarta-feira (31/1) um caso importado de febre amarela em Curitiba. A paciente é uma curitibana de 36 anos que contraiu o vírus em uma viagem para Mairiporã (SP) no final de dezembro de 2017.

A paciente é acompanhada pela secretaria, evolui bem e não há risco de transmissão. A cidade segue livre da circulação do vírus e mantém as estratégias de prevenção.

A secretaria intensificou a capacitação dos profissionais das redes pública e privada de saúde, emitindo notas técnicas e vídeos de orientação para a identificação precoce de pacientes com sintomas suspeitos de febre amarela.

Entre as ações, está o monitoramento dos macacos bugios e dos saguis – hospedeiros do vírus da febre amarela silvestre – feito pela Unidade de Vigilância de Zoonoses. Curitiba não tem nenhum registro de macacos mortos pela infecção do vírus.

A secretaria também trabalha no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e da febre amarela urbana (não registrada no Brasil desde 1942). O Programa Municipal de Controle do Aedes promove uma série de ações que mantiveram os índices de infestação do mosquito em Curitiba próximo a zero no ano passado.

“Temos quase meio milhão de curitibanos imunizados contra a febre amarela, segundo os registros feitos desde 2002 nos postos de saúde” destacou a secretária municipal da Saúde, Marcia Huçulak. A imunização é mais um fator que contribui que Curitiba siga sem a circulação do vírus.

A vacina da febre amarela está disponível nos postos de saúde. Desde 19 de janeiro, a Secretaria Municipal da Saúde adotou um cronograma de vacinação, que pode ser consultado no site www.saude.curitiba.pr.gov.br.

Devem se vacinar: pessoas de até 59 anos que vão viajar para áreas de risco – prioritariamente para o Sudeste, especialmente em regiões silvestres e de matas – e nunca tomaram a vacina, e ainda as crianças aos 9 meses de idade (vacinação de rotina). É necessário tomar a vacina pelo menos dez dias antes do embarque. Quem não tem viagem programada não precisa se imunizar.

A febre amarela

A febre amarela é uma doença sazonal, geralmente com aumento de casos entre dezembro a maio. Não há transmissão de pessoa a pessoa.

No ciclo silvestre (cujos casos têm sido registrados recentemente no País), a transmissão é feita pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, sendo o macaco o principal hospedeiro. A transmissão ocorre quando o mosquito que picou um macaco infectado pica o homem.

No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro e a transmissão ocorre a partir do mosquito Aedes aegypti.

Sintomas

1ª fase – período de infecção: febre, calafrios, dores pelo corpo, náuseas e vômitos, comum a várias outras doenças.

 fase – período tóxico: febre, icterícia (amarelecimento da pele e dos olhos, daí o nome febre amarela), urina escura, dores abdominais, vômitos.

———————————————————

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DE CURITIBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Jogos do Piá vão levar as brincadeiras tradicionais para sete regionais de Curitiba no sábado

Jogos do Piá vão levar as brincadeiras tradicionais para sete regionais de Curitiba no sábado

As tradicionais brincadeiras dos Jogos do Piá vão alegrar os curitibinhas nas regionais Boa Vista, Boqueirão, Tatuquara, Santa Felicidade, Matriz, Pinheirinho e Portão neste sábado (10/12).

Das 14h às 18h, haverá brincadeiras e festivais gratuitos no CEL Vereador João Derosso do Xaxim (Rua Ana Lopos Canet, 4 – Boqueirão), na Rua da Cidadania do Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2033 – Pinheirinho), no CEL Santa Rita (Rua Carlos Munhoz da Rocha, 620 – Tatuquara) e no CEL Dirceu Graeser, Praça Oswaldo Cruz (Rua Brigadeiro Franco, s/n – Centro).

As brincadeiras também chegam à Regional Bairro Novo onde atividades serão na Escola Municipal Heráclito Fontoura Sobral Pinto (R. Lúcio de Oliveira Lara, 75 – Ganchinho). Já na Regional Santa Felicidade os jogos acontecem na Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho (R. Eduardo Jarnicki, s/n).

Por fim, das 13h às 17h, na Regional Portão, as brincadeiras serão na Escola Municipal Nansyr Cecato Cavichiolo (Rua Francisco Parolin, 930 – Parolin).

Para a família

Profissionais da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) estarão no local para orientar atividades que são para toda a família e oportunizam que as mais diversas gerações se divirtam juntas. Os jogos contam com atividades como pintura no papel kraft, rolimã, pipa, perna de pau, bolinha de gude, bete ombro, futebol de botão e muito mais.

Todas as ações são gratuitas e fazem parte do Curitiba Viva Bem.

Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Óperas, concertos, coros: confira o roteiro musical do Natal de Curitiba 2022

Apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba na Capela Santa Maria. Foto: Cido Marques

Impossível pensar em Natal sem ativar a playlist mental com sons e músicas que tocam nessa época. E para quem curte cantatas, ópera, orquestra e coros natalinos, neste ano as atrações da programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 está recheada de opções. Separamos um roteiro com 12 programas musicais natalinos que estão no calendário dessa temporada. Confira a seleção.

Auto de Natal no Passeio Público

A magia do Natal Condor ilumina novamente o Passeio Público com diversas atrações já conhecidas pelos curitibanos, como o Carrossel. E quem quiser esticar pode aproveitar as apresentações do espetáculo A Ilha da Ilusão Revive o Natal. Com muita música e sons, a encenação conta a história do nascimento de Jesus Cristo e, por consequência, a formação do presépio.

Serviço

Espetáculo na Ilha da Ilusão

De quinta a domingo, 19h30, até 18 de dezembro

Outras atrações do Natal Condor: de segunda à sexta-feira, das 14h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 21h, até 8 de janeiro

Passeio Público

Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro

Concertos da Camerata de Curitiba

A Camerata Antiqua de Curitiba encerra a temporada 2022 com o tradicional concerto natalino, que neste ano tem regência do músico convidado Celso Antunes. Os espetáculos deste ano apresentam a grandiosa Magnificat, de Johann Sebastian Bach (1685-1750), destacada como uma das mais importantes obras do compositor alemão. Mas não para por aí, a orquestra da Prefeitura de Curitiba faz outros dois concertos gratuitos em igrejas.

Serviço

Magnificat de Bach

Regência: Celso Antunes (Brasil/Alemanha)

De 9 a 11 de dezembro, às 18h30

Capela Santa Maria Espaço Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 273

Ingressos pelo site Minha Entrada

Concerto nas igrejas

Dia16/12, 19h30

Grátis

Santuário Nossa Senhora de Guadalupe

Praça Senador Correia, 128 – Centro

Dia 17/12, 20h

Grátis

Paróquia Bom Pastor

Rua Victório Viezzer, 810

O Grande Circo Místico nas Ruínas de São Francisco

Nas Ruínas de São Francisco, O Grande Circo Místico traz para o palco do anfiteatro a história de uma dinastia circense, história contada através de algumas das mais famosas composições da MPB.  A obra é inspirada em um poema de Jorge de Lima e  foi composta por Chico Buarque e Edu Lobo especialmente para o Balé Teatro Guaíra, em 1982.

Serviço

Dias 6, 7 e 8 de dezembro, às 19h30

Rua São Francisco – Centro Histórico

Cantata na janelas da Defensoria Pública

Nas janelas e sacadas do prédio histórico da Defensoria Pública, no Centro, acontecem cantatas natalinas com personagens caracterizados. O imóvel de 1898 fica atrás da Catedral de Curitiba .

Serviço

Dias 8 e 15/12, às 18h

Rua José Bonifácio, 66

Natal no Palácio Avenida 

Seguindo tradições, o Palácio Avenida volta a se iluminar com a magia do Natal. E neste ano o Natal no Palácio Avenida voltará a ser apresentado presencialmente, patrocinado pelo Bradesco. Com o tema de As Cartas do Papai Noel – As inesquecíveis Mensagens de Natal, o espetáculo conta com a apresentação de um coral composto por 100 crianças e adolescentes.

Serviço

Dias 9, 10 e 11 de dezembro, às 20h

Av. Luiz Xavier, 11 – Centro

Espetáculo no Bosque Zaninelli

O Bosque Zaninelli é o cenário perfeito para uma integração do sentido natalino com o meio ambiente. A encenação Elegia aos anjos e pastores – Um encontro com a natureza faz uma conexão do nascimento de Jesus Cristo com a flora e a fauna. Os anjos vindos dos céus e das águas anunciam aos pastores a chegada de Cristo. Canções de Natal escritas especialmente para a peça e narrações alusivas ao grande acontecimento fazem parte da apresentação.

Serviço

De 11 a 15 de dezembro, às 19h30

Escola Municipal de Sustentabilidade – Bosque Zaninelli (R. Victor Benato, 210 – Pilarzinho)

Rock’n XMAS do Hard Rock Café Curitiba

Decorado com fitas luminosas e grandes laços, neste ano além de poder aproveitar as refeições e o ambiente divertido do restaurante, serão realizados shows gratuitos na sacada do Hard Rock Café. As apresentações contam com a participação de mais de 60 artistas reunindo coro de vozes, bailarinos e músicos, com direito a papai e mamãe Noel na bateria e na guitarra.

Serviço

De 12 a 20/12 (menos dia 14)

Apresentações: duas sessões diárias, começando às 19h30 e às 21h

Rua Buenos Aires, 50 – Batel

Espetáculo Família Madalosso

Neste ano a fachada do restaurante Madalosso será transformada em um grande palco iluminado para o natal. O restaurante será decorado com neve artificial, ambientes instagramáveis e cenário com luzes. Além disso, ainda será apresentada uma cenografia do Pequeno Príncipe. As exibições terão aproximadamente 25 minutos de duração. A cenografia vai acontecer no estacionamento frontal do Restaurante, com livre acesso para espectadores, que podem comparecer ao evento de carro, e estacioná-lo no pátio dos fundos, ou a pé.

Serviço

Dias 11, 14, 18 e 19 de dezembro

Todas as datas contarão com apresentações às 19h30, 20h20 e 21h

Grátis

Av. Manoel Ribas, 5.875 – Santa Felicidade

Cantata de Natal do Bairro Novo

A tradicional Cantata de Natal do Bairro Novo é formada por um coro de mil crianças, que todos os anos encanta curitibanos e turistas. O espetáculo ao ar livre terá um repertório que inclui 12 músicas como Bandeira do Divino, Noite Feliz, Bate o Sino e Uma Estrela Renasce.

Serviço

Dia 16/12, às 20h

Rua da Cidadania do Bairro Novo – Rua Tijucas do Sul, 1.700, Sítio Cercado

Ópera Celebre a Vida

As diferentes etnias presentes na história de Curitiba serão celebradas neste espetáculo cênico musical. A montagem contará com composições especialmente criadas para a ocasião e será encenada por um elenco de 40 artistas. O figurino étnico, jogos de luzes e fogos de artifício silenciosos prometem ser um espetáculo à parte no Jardim das Esculturas, na parte externa do Jardim das Esculturas de João Turin, no Memorial Paranista.

Serviço

De 15 a 18/12, 19h30

Memorial Paranista – R. Mateus Leme, 4700 – São Lourenço

Ópera no Palácio Garibaldi

Nas janelas e sacadas do imponente Palácio Garibaldi, edificação de 1904 e marco da imigração italiana em Curitiba, o público poderá assistir a árias de óperas famosas. Nas vozes de cantores líricos, como Maria Callas e Pavarotti, serão apresentadas óperas como Mio Babbino Caro (Puccini), La Traviata (Giuseppe Verdi), La Donna è Mobile (Giuseppe Verdi) e Adeste Fidélis (John Francis Wade), entre outras.

Serviço

Dias 19, 20 e 21/12, às 19h30

Praça Garibaldi, 12 – São Francisco
A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Club Athletico Paranaense, Uninter, Banco do Brasil, Marista, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba