Arquivos

Curitiba se organiza para eleger novo Conselho da Pessoa com Deficiência


Representantes da comunidade das pessoas com deficiência de Curitiba elegem, na quarta-feira (16/8), os membros da sociedade civil que ficarão à frente do conselho do segmento no período 2023-2025. A votação será on-line, das 10h às 15h, pelo portal Conecta. Quem não tiver acesso à internet poderá votar no Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no mesmo horário, usando computadores do órgão.

Nove organizações da sociedade civil (OSC) e 11 pessoas com deficiência disputam as nove vagas destinadas ao segmento no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, atualmente presidido por Júnior Ongaro, da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná.

As organizações preencherão seis vagas. As candidatas são Apas (Associação de Pais e Amigos de Surdos), Unilehu (Universidade Livre para a Eficiência Humana), ADFP (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná), Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Associação de Proteção ao Deficiente Físico e Mental Tia Maria, IPC (Instituto Paranaense de Cegos), Associação Beneficente Renascer, Afece (Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial) e Pequeno Cotolengo.

Já os candidatos individuais concorrerão a três vagas de titulares e três na suplência. São eles Alexandra Antunes de Mello Nogueira, Cleonice de Fátima Golemba, Édson Antônio dos Anjos, Marcos Murilo Holzmann, Marcos Renato Figueroa, Maria Aparecida de Freitas, Maria Fernanda Bruni, Maria Francisca Sottomayor Cury, Maria Madalena Kochack, Mariana da Costa Dolny e Sandra Mara Costa.

Eleitores

Estão aptos a votar 25 eleitores. Desse total, dez são representantes de organizações da sociedade civil, enquanto 15 são pessoas com deficiência ou representantes legais das mesmas.

As habilitadas como representantes de organizações votarão apenas na modalidade de eleição para OSC. Do mesmo modo, pessoas com deficiência não vinculadas a nenhuma organização votarão apenas em candidatos individuais.

Cada segmento – OSC e candidatos individuais – possui uma forma diferente de votar. Porém, em ambos os casos eles escolherão entre representantes  das seis modalidades de deficiência: visual, auditiva, física, intelectual, TEA (Transtorno do Espectro Autista) e múltiplas deficiências.

Fiscais da promotoria da Pessoa com Deficiência do Ministério Público acompanharão o processo eleitoral.

No dia da votação

Para mais informações sobre como votar, consulte sites da Fundação de Ação Social e o Portal dos Conselhos do Município de Curitiba.

Os eleitos conduzirão a próxima formação do conselho ao lado de outros nove representantes do segmento governamental, indicados por cada órgão da Prefeitura integrante da instituição.

São eles Fundação de Ação Social, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal da Educação, Fundação Cultural, Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Urbs, Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento e Secretaria do Governo Municipal (com duas vagas).



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba