Curitiba é destaque nacional ao garantir o primeiro lugar no Índice de Gestão e Governança do Esporte Municipal (IGGE-M), estudo realizado pelo Instituto Inteligência Esportiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A capital paranaense foi a cidade melhor avaliada em quesitos como estruturas, recursos humanos, política municipal de incentivo ao esporte, sistema esportivo, fundo, governança e atividades realizadas pela Prefeitura.
A pesquisa envolveu 2.240 municípios de 18 estados brasileiros. O resultado foi apresentado durante o Fórum de Secretários de Estado de Esporte, realizado em Campinas (SP), e que contou com a presença de representantes de 24 unidades da federação.
O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr, comemorou o resultado.
“Este é um reconhecimento importante do trabalho realizado pela Prefeitura de Curitiba na área”, disse. Acreditamos que o esporte é um importante instrumento de inclusão social e promoção da saúde. Ao investir no esporte, contribuímos para a melhoria da qualidade de vida dos nossos cidadãos”, completou Pijak.
A pesquisa acadêmica analisou dados importantes envolvendo as políticas municipais , a estrutura física – ginásios, campos de futebol, piscinas aquecidas e cobertas -, bem como a diversidade de modalidades ofertadas pela Prefeitura.
A formação acadêmica, o número de profissionais que atuam no desenvolvimento das atividades, questões envolvendo o orçamento e a transparência na utilização dos recursos foram fatores que contribuíram para a formação do índice.
Gestão do esporte
A pesquisa também levou em conta o índice Gestão do Esporte nos Estados e Municípios (GEEM), desenvolvido pelo instituto da UFPR com a Secretaria Especial do Esporte (SEE) do Ministério da Cidadania.
Dados como Governança, Recursos Humanos, Política para o Esporte, Instalações e Cultura Esportiva mostraram que Curitiba se destaca também em aspectos desenvolvidos pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.
Os programas e políticas da secretaria mostram que a cidade potencializa as ações dos diferentes entes federados, melhorando o nível de informação esportiva e possibilitando articulações futuras na área do esporte.
O que fez Curitiba se destacar
- Estrutura física: qualidade, com mais de 200 equipamentos esportivos, incluindo ginásios, campos de futebol, piscinas e pistas de atletismo.
- Recursos humanos: a Prefeitura de Curitiba conta com um quadro de profissionais qualificados para a área do esporte, com formação acadêmica e experiência prática.
- Política municipal do esporte: Curitiba tem uma política bem estruturada, com objetivos claros e metas definidas.
- Sistema esportivo: Curitiba tem um sistema esportivo eficiente, que garante a participação de todos os cidadãos nas atividades esportivas.
- Governança: Curitiba tem uma governança esportiva eficiente, com transparência e eficiência
Deixe um comentário