Arquivos

Curitiba recebe primeiro salão do livro infantojuvenil como parte do Festival da Palavra


O I Salão do Livro para a Criança e a Juventude é um dos eventos do I Festival Internacional da Palavra de Curitiba, compondo a programação dedicada à literatura infantojuvenil. O salão será realizado no Memorial de Curitiba, entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, e vai reunir editoras curitibanas e de outras cidades para venda de livros, sessões de autógrafos com autores e sessões de contação de histórias.

A iniciativa é uma parceria da Fundação Cultural de Curitiba com a associação Ler.com, criada por um grupo de professores da Universidade Federal do Paraná e outros colaboradores, que desenvolvem um trabalho voluntário de democratização da leitura e da escrita. As atividades do salão contarão com a participação de alunos da rede pública de ensino e são abertas ao público.

Além de estandes das editoras divulgando obras de autores brasileiros, o salão contempla a literatura indígena, afrodescendente e a de língua estrangeira.

Um dos participantes é o escritor e editor guarani Olivio Jekupe, da aldeia urbana Kakané Porã, de Curitiba. Também estarão presentes o Instituto Goethe, a Aliança Francesa e o consulado da Polônia, com edições bilíngues. Outros consulados também foram convidados a expor produções de seus países.

As contações de histórias serão feitas pelos mediadores das Casas da Leitura da Fundação Cultural de Curitiba e estão agendadas para o período da manhã e à tarde, na quarta, quinta e sexta-feira (27, 28 e 29/9). Uma das contações, dirigida a crianças surdas, terá tradução em Libras.

Projeto de leitura

Os estudantes que visitarão os estandes e participarão das atividades literárias já vinham se preparando para esse momento.

Por uma ação coordenada pela Ler.com, turmas de 15 escolas públicas receberam livros doados pelas editoras para trabalho em classe. Os alunos também tiveram oportunidade de receber os autores e ilustradores em suas salas de aula, para uma conversa e bate-papo sobre a obra. Agora, eles vão reencontrar os escritores no Salão do Livro, onde poderão ter acesso a outros autores e obras e complementar o aprendizado sobre o universo da literatura.

“O Salão do Livro para a Criança e a Juventude não é apenas uma feira de livros. Há um projeto de incentivo à leitura, todas essas atividades estão relacionadas”, explica a coordenadora do evento, a escritora e professora da UFPR, Lúcia Cherem.

O evento voltado exclusivamente à literatura infantojuvenil também é pioneiro em Curitiba. “É algo que estava faltando em nossa cidade”, diz Lúcia, lembrando que este primeiro salão seria realizado em 2020, para comemorar os 10 anos do programa Curitiba Lê, da Prefeitura de Curitiba, e só não aconteceu por causa da pandemia de covid-19.

Dez escolas municipais de Curitiba, três colégios estaduais de Colombo e Almirante Tamandaré, e a Escola Municipal Ilza Santos, de São José dos Pinhais, que trabalha com crianças surdas, participaram das atividades com os autores e farão a visita ao Salão do Livro.

Os escritores cujas obras foram escolhidas para leitura nas escolas foram Josiane Bibas, Luciana Morais, Liana Leão, Luciana Amaral, Paulo Venturelli, Márcia Széliga, Ingrid Osternack, Nélio Spreá, Célia Cris Silva, Marilza Conceição, Lúcia Cherem, Anderson Novello, Rafael Bezerra e Diana Carneiro.

Serviço

I Festival Internacional da Palavra de Curitiba
I Salão do Livro para a Criança e a Juventude

Data: de 27 de setembro a 1º de outubro de 2023
Local: Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico)
Horário: das 9h às 21h (de 27 a 30/9) e das 9h às 18h (1º/10)
Gratuito



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba