A convite da Rede C40 (Rede de Grandes Cidades para Liderança Climática), Curitiba e a cidade do Rio de Janeiro são as representantes brasileiras na II Convenção Internacional de Emergência Climática, realizada em Bogotá (Colômbia). O evento reúne lideranças e técnicos de cidades América Latina para integrar soluções pelo desenvolvimento urbano sustentável a partir de projetos de adaptação climática e vai até esta quinta-feira (21/9).
No painel Academia Emissões Zero, Curitiba apresentou os projetos de eletromobilidade do Inter 2 e BRT Leste-Oeste, que fazem parte do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, o uso de painéis fotovoltaicos para a geração de energia limpa em equipamentos públicos e estudos de redução de emissões de gases de efeito estufa na atividade do transporte de cargas. Todas as intervenções são destaques do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima).
Curitiba foi representada pelo coordenador-técnico do setor do Uso do Solo no Instituto de pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Alfredo Trindade, e pelo diretor de Mudanças Climáticas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Felipe Ehmke. O painel, liderado pelo C40 Cidades e pela Prefeitura de Bogotá, busca dar visibilidade às ações e estratégias das áreas sem emissões de carbono.
“Tendo como prioridade projetos focados em energia e mobilidade limpas Curitiba reforça o compromisso pela sustentabilidade e a parceria com o C40 para a troca de experiências com cidades de todo o mundo”, observou Trindade.
Para o diretor de Mudanças Climáticas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Felipe Maia Ehmke, o eveto em Bogotá é mais uma oportunidade para ampliar as discussões em torno das ações de zero carbono que estão sendo desenvolvidas na América Latina.
“Curitiba, com o PlanClima, mostra que também está empenhada em consolidar uma política climática por uma cidade neutra em emissões e resiliente ao clima até 2050, de acordo com os objetivos do Acordo de Paris e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, afirmou Ehmke.
O encontro na capital colombiana tem a participação da prefeita de Bogotá, Claudia Lopez; do governador de Antioquia, Angel Gaviria; do diretor regional C40 para a América Latina, Ilan Cuperstein; do representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento naquele país, Rodrigo Lopez-Ghio; do embaixador britânico na Colômbia, George Hodgson; e outras autoridades locais e de países vizinhos. São países com cidades representadas no evento, além do Brasil, Peru, pela capital Lima; México, pela Cidade do México e Guadalajara; Equador, por Quito e o país anfitrião pela capital Bogotá e Medellin.
Deixe um comentário