Curitiba ganha festival de jazz

A partir do próximo dia 16 de maio, Curitiba vai imergir no fascinante mundo do jazz. Com produção da Planeta Brasil, uma das principais referências do mercado nacional de entretenimento, em parceria com a rede Porks – Porco & Chope, a capital paranaense será palco do Curitiba Jazz Sessions. O evento, que terá várias edições ao longo do ano, trará para cidade os nomes nacionais e internacionais que contribuíram para o fortalecimento do gênero e, principalmente, para sua difusão em todo mundo.

Josh Redman photographed in Oakland, CA December 13, 2012©Jay Blakesberg

Para sua estreia, o Curitiba Jazz Sessions vai receber um encontro musical inédito entre o premiadíssimo bandolinista brasileiro Hamilton de Holanda e o astro internacional Joshua Redman, uma das estrelas do jazz mais aclamadas e carismáticas do planeta, com uma carreira de quase três décadas de sucesso. O festival será realizado na tradicional Ópera de Arame, um dos principais endereços da capital paranaense.

Curitiba Jazz Sessions será ainda mais especial por marcar o lançamento nacional do “Harmonize”, 38º álbum autoral de Hamilton de Holanda, gravado em quarteto com Daniel Santiago (violão), Thiago do Espirito Santo (baixo) e Edu Ribeiro (bateria). Juntos, eles formam o Hamilton de Holanda Quarteto, uma síntese do projeto “Brasilianos” (2006 – 2011), que rodou o mundo, ganhou diversos prêmios e uma legião de fãs.

O projeto expõe a inconfundível assinatura de Hamilton de Holanda, refletida em sua maneira de traduzir ideias musicais e impressões sobre a vida com “o coração na ponta dos dedos”. Natural do Rio de Janeiro e criado na cidade de Brasília, o artista começou a tocar aos 5 anos de idade e a se apresentar aos 6 anos. Ganhou destaque nacional em 1995, quando foi considerado o melhor intérprete no II Festival de Choro do Rio de Janeiro, com “Destroçando a Macaxeira”, que ficou em segundo lugar como composição. Era o início de uma carreira multipremiada e reverenciada no Brasil e no exterior, onde já foi chamado de “o Jimi Hendrix do bandolim”, nos Estados Unidos, e de “príncipe do bandolim”, na França.

Para fechar a programação do festival com “chave de ouro”, Hamilton de Holanda Quarteto vai receber o norte-americano Joshua Redman. O artista, nascido em Berkely, na Califórnia (EUA), é um dos músicos de jazz mais aclamados e carismáticos do planeta, com uma carreira de quase três décadas de sucesso. Filho do lendário saxofonista Dewey Redman e da bailarina Renee Shedroff, Joshua começou a tocar clarinete aos nove anos, mudando logo depois para aquele que se tornou o seu instrumento principal: o saxofone tenor.

O artista mergulhou no mundo do jazz na década de 1990, em Nova Iorque, trabalhando com os maiores nomes de sua geração. Em 1991, venceu o badalado concurso internacional de saxofone Thelonious Monk e começou a tocar e gravar com gigantes do jazz, entre eles Jack DeJohnette, Charlie Haden, Elvin Jones, Joe Lovano, Pat Metheny, Paul Motian e Clark Terry.

Em 1993, assinou seu primeiro contrato com a Warner Bros. Records, responsável pelo lançamento de seu álbum de estreia, que no mesmo ano rendeu uma indicação para o Grammy. Desde então, a carreira do norte-americano decolou e o músico passou a integrar o seleto hall de estrelas do jazz mundial. Além de seus trabalhos solos, Joshua Redman traz em seu currículo atuações ao lado de alguns dos maiores artistas da história, entre eles B.B. King, The Rolling Stones e Stevie Wonder.

Curitiba Jazz Sessions com Hamilton de Holanda e Joshua Redman será realizado no dia 16 de maio, com abertura da casa partir das 19h, na Ópera de Arame. Os ingressos custam a partir de R$ 80 (primeiro lote) e estão disponíveis no site www.eventim.com.br e nas unidades da rede Porks – Porco & Chope na capital paranaense. Mais informações nas redes sociais oficiais da Planeta Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrosséis e roda-gigante voltam a ser montados para celebrar os 330 anos de Curitiba

Carrosséis e roda-gigante voltam a ser montados para celebrar os 330 anos de Curitiba

Três atrações do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 estão voltando para as celebrações dos 330 anos de Curitiba este ano. São os carrosséis venezianos do Passeio Público e do Parque Tanguá e a roda-gigante da Praça Santos Andrade, no Centro. O brinquedo do Passeio Público começou a ser montado na quinta-feira (26/1) e o do Tanguá será na próxima semana. A roda-gigante está sendo montada nesta sexta-feira (27/1).

As atrações serão gratuitas. A Prefeitura está definindo um cronograma de funcionamento, que será divulgado em breve. A intenção é cobrir todos os dias da semana, com exceção das segundas-feiras, quando deverá ocorrer a manutenção dos equipamentos.

De acordo com o superintendente de Obras da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Jean Brasil, a previsão é de que os brinquedos funcionem por um período de quatro meses.

“Além de serem uma atração para o aniversário da cidade, os carrosséis e a roda gigante também poderão ser usados pelas crianças no período de férias escolares e também pelos turistas que visitam a nossa cidade”, explicou ele.

Como ocorreu na temporada natalina, os carrosséis venezianos irão receber crianças de até 12 anos. Adultos poderão acompanhar crianças de 0 a 2 anos. Já a roda-gigante irá receber crianças e adultos (a altura mínima será de 1 metro). Além disso, os brinquedos terão acessibilidade para o público com dificuldade de locomoção.

330 anos de Curitiba

O aniversário dos 330 anos de Curitiba será celebrado com uma ampla programação descentralizada e os eventos e entrega de obras farão parte dela. O aniversário será só no dia 29 de março, mas vários eventos estão agendados.

A programação de aniversário da capital já começou, este mês, com a 40ª Oficina de Música de Curitiba. Além dos cursos voltados para artistas e professores, BNegão, Vanessa da Mata e Gilsons são alguns dos destaques do line up de shows da 40ª edição do evento da Prefeitura de Curitiba.

Já em março ocorre o Smart City Expo Curitiba 2023, versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo. Serão três dias, 22, 23 e 24 de março, do congresso e feira organizados pelo hub de negócios e soluções iCities e com apoio da Prefeitura de Curitiba, da Secretaria Municipal de Administração, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Gestão de Pessoal e TI (Smap) e do Vale do Pinhão.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Campanha da Prefeitura de Curitiba alerta sobre o assédio sexual no carnaval

Campanha de Direitos Humanos alerta sobre o assédio sexual no Carnaval.

Brincar o carnaval faz parte da tradição brasileira e para conscientizar os foliões, a Prefeitura de Curitiba, por meio da Assessoria de Direitos Humanos (ADH) e Políticas para as Mulheres, começa, neste domingo (29/1), a implementar diversas ações para evitar a importunação sexual durante os dias de carnaval.

Domingo, a partir das 15hs, na Praça Santos Dumont, no encontro entre as Ruas Saldanha Marinho, Ébano Pereira e Cruz Machado, a assessoria irá fazer a distribuição de leques com orientações com o tema” Respeite o meu espaço – importunação sexual é crime” na concentração e no trajeto do Bloco Garibaldis e Sacis.

Conscientização

A assessora de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres da Prefeitura, Elenice Malzoni, alerta que todos devem ter cuidado e atenção nas festas de carnaval.

“Desejamos brincar alegremente o carnaval, sem sofrer nenhum tipo de importunação sexual. Desrespeito não pode ser entendido como mera brincadeira”, salienta Elenice.

Crime e consequência

A Lei 13.718/2018 trata do crime de importunação sexual, que é a prática de ato libidinoso contra alguém sem o consentimento dessa pessoa, com o objetivo de satisfazer o próprio desejo ou o de terceiros, ou seja, tocar o corpo de outra pessoa, sem o consentimento dela, para obter prazer sexual. A pena é de reclusão de 1 a 5 anos.

O que caracteriza o crime

Os principais exemplos do crime de importunação sexual são beijo roubado, puxão pelo braço, agarrar pela cintura, passadas de mão no corpo, tocar o órgão sexual, lambidas, mordidas, ejaculações, entre outros.

As denúncias podem ser feitas pelo número 153 da Guarda Municipal. Em caso de flagrante, os envolvidos serão encaminhados para a Casa da Mulher Brasileira para realizar o boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com