Arquivos

Crianças da Educação Infantil apresentam suas escolhas no Fala Curitibinha


Depois dos estudantes do Ensino Fundamental, foi a vez das crianças da Educação Infantil da rede municipal curitibana apresentarem suas propostas no Fala Curitibinha, nesta quinta (24/8) e sexta-feira (25/8). Na Universidade Livre do Professor (CIC), as crianças estão mostrando o trabalho que desenvolveram desde março nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas.

Luana Borges, da turma do pré da Escola Pró Morar Barigui, contou que o projeto vencedor foi uma horta escolar. “A gente veio aqui apresentar nossa votação, e quem ganhou foi a horta”, contou a menina.

O colega Vitor Feliciano de Oliveira gostou de participar da votação. “Eram três opções, horta, futebol e reciclagem, e a gente teve que escolher, foi bem legal”, contou Vitor.

O Fala Curitiba é desenvolvido pelo programa Linhas do Conhecimento. Com o projeto, o público infantil aprende a importância da participação cidadã e manifesta opiniões e ideias, como a população no Fala Curitiba. 

Nos dias 17 e 18, foram os estudantes do Fundamental que apresentaram seus trabalhos, também na ULP. Ao todo, participaram 1.906 curitibinhas.

Para Bernardo Mulek da Silva, do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Noely Simone de Ávila (Vila Torres), o Fala Curitibinha ensinou muito. A turma dele identificou como principal problema o lixo descartado inadequadamente na comunidade. “Mostramos para o mundo como é bom reciclar”, disse.

Desde 2019 os estudantes refletem e opinam sobre o que pode ser feito nos CMEIs e nas escolas e, eventualmente, no entorno das unidades. Em 2021, o Fala Curitibinha foi ampliado para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Especial, com a denominação de Fala Curitibano.

“As atividades envolvem pesquisas, reflexões e debates sobre questões que afetam a realidade escolar. Isso contribui para o desenvolvimento de sua autonomia e da consciência crítica, seus direitos e responsabilidades”, explicou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

O projeto começou em março deste ano, com a identificação das ações que os estudantes queriam ver nas escolas.

“Quando a gente fala do Linhas do Conhecimento, falamos da cidade como currículo, então ao espelhar o Fala Curitiba dentro da escola como o Fala Curitibinha/Curitibano, estamos fomentando a participação cidadã do estudante, inserindo e relacionando a escola e sociedade”, reforçou o coordenador do Linhas, Gustavo Prestini.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba