Coral leva verdadeiro sentido do Natal para dentro de hospitais

Comemorar a vida, semear o amor e espalhar a esperança. Esses são alguns dos objetivos dos voluntários que levam músicas natalinas para os corredores e quartos de hospitais de Curitiba (PR). Quem ouve a cantoria e as melodias consegue se distanciar, ao menos por alguns momentos, da ansiedade e solidão que predominam durante o período de internamento. “A música se torna um remédio não apenas para a alma, como também para o corpo de quem canta e, principalmente, de quem escuta as canções”, afirma Nilza Brenny, coordenadora do voluntariado e pastoral dos hospitais Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat. 

“A música é vida, movimento e trilha sonora da nossa vida”. A frase de Telma Rodrigues, regente do coral que integra colaboradores e voluntários dos dois hospitais de Curitiba, revela a importância de projetos que unem arte e bem-estar. Por isso, músicas natalinas que carregam lembranças de bons momentos conseguem abrir espaço para sentimentos típicos do final de ano, como a alegria e a leveza. “Quando os coralistas dos hospitais se reúnem nos corredores, as portas se abrem e os pacientes se juntam a familiares, enfermeiros e funcionários para apreciar a boa música de Natal. Por alguns momentos, os problemas dos que estão internados dão espaço a sorrisos que partilham esse momento de alegria”, conta Telma.

A musicoterapia auxilia o paciente a melhorar a sua capacidade cognitiva, estimulando a produção de neurotransmissores ligados ao prazer, como a dopamina. É o que comprovou um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP), já que a música pode amenizar sintomas da demência causados pela doença de Alzheimer. 

Natal todo dia

Nesse período, quem passa pelos hospitais Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat é presenteado com ações voluntárias que materializam o  significado dessa época do ano. Músicos, cães, palhaços, contadores de história e o próprio Papai Noel são vistos circulando pelos corredores, levando brilho aos olhares e multiplicando sorrisos.

Em cada leito, uma história diferente. Na maioria das vezes, além do tratamento, o paciente precisa de acalento para a alma. Com isso em mente, há 16 anos, um grupo de voluntários ajuda no cuidado das pessoas que ficam internadas no Hospital Universitário Cajuru, com atendimento 100% via Sistema Único de Saúde (SUS). São cerca de 350 agentes que exercem a solidariedade dentro de suas rotinas hospitalares, para doar seu tempo pelo próximo.

No fim de ano, ações humanitárias se fortalecem e se adaptam para que continuem transmitindo a magia dessa época com alegria, amor e paz. “É tempo de colocar a solidariedade em prática e propagar o clima natalino para todos os meses do ano. E as visitas dos voluntários mostram isso aos pacientes, ou seja, que a vida vale a pena e eles nunca estarão sozinhos. Como resposta, vemos pelos seus olhares que conseguimos tocar o coração de cada um”, relata Nilza Brenny.

Seja um voluntário

Para começar o ano de 2023 doando parte do seu tempo e se tornando um voluntário dos hospitais Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat, basta agendar uma entrevista pelo telefone (41) 3271-2990 para que a equipe possa avaliar o candidato e ver qual atividade se encaixa com o perfil e a disponibilidade de horários. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Venha soltar sua voz na Maratona Musical da Cena Hum! Matrículas abertas!

Quem fica em Curitiba durante o mês de janeiro tem a opção de passar as férias de uma maneira bem mais criativa e divertida. Entre os dias 23 de janeiro e 05 de fevereiro, a Cena Hum Academia Multiares oferece a sua já tradicional Maratona Musical, um workshop que mistura canto, dança e teatro.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas, e nos sábados à tarde. São voltadas para adultos, adolescente e crianças com idade mínima de nove anos, com ou sem experiência artística. É um jeito diferente de ter contato com as diversas formas de manifestações artísticas e também de trabalhar a timidez e desenvolver habilidades sociais, fazendo novas amizades.

A edição de 2023 terá como tema “Quando eu soltar a minha voz”, onde serão trabalhadas músicas do cantor e compositor brasileiro Gonzaguinha. Nascido no Rio de Janeiro e filho de Luiz Gonzaga, ele é um dos principais nomes da MPB, sendo responsável por sucessos como “O Que é o Que é”, “Lindo Lago do Amor”, “Sangrando”, “É”, “Explode Coração”, entre outras canções.

Ao final da Maratona, nos dias 04 e 05 de fevereiro, o resultado do trabalho poderá ser apreciado pelo público através de duas apresentações realizadas pelos participantes no Teatro Cena Hum, localizado junto à Cena Hum Academia Multiartes, no bairro São Francisco.

As matrículas para o curso já estão abertas. Para mais informações: whatsapp (41) 99943-9396.

Serviço:

Maratona Musical – “Quando eu soltar a minha voz”

De 23de janeiro a 05 de fevereiro de 2023 – Matrículas abertas

Faixa etária: a partir de 09 anos de idade

Horários: segunda à sexta, no período da noite, e nos sábados à tarde.

Onde: Cena Hum Academia Multiartes (Rua. Senados Xavier da Silva, 166, São Francisco, Curitiba-PR)

Apresentações: 04 e 05 de fevereiro

Festa Ping Pong realiza primeira edição de 2023 trazendo o vibrante show da Japa do Double You no Tork

A parceria entre o Detroit e o Tork traz ao público curitibano a 15ª edição da Festa Ping Pong, um dos mais tradicionais eventos do calendário cultural. O grande destaque dessa edição é a atração internacional Japa do Double You, que promete transformar a casa em uma verdadeira pista de dança com inúmeros hits dançantes dos anos 1990.

Também fazem parte da festa as bandas Nega Fulô, especializada em disco music, e T.R.E.N. (Tributo ao Rock Nacional), formada por grandes músicos, como Mingau (baixista do Ultraje a Rigor), Graveto (baterista do Charlie Brown Jr.), Ivan Sader (Kiss FM) e Fred Gonçalves. O evento será abrilhantado com a presença do renomado ator Eriberto Leão, que dará uma canja com o T.R.E.N.

Os ingressos para a festa estão à venda pela plataforma  Sympla. Devido a grande procura, os ingressos estão no 2º lote, por valores a partir de R$ 50. A Festa Ping Pong volta a acontecer no Tork N’ Roll, depois da última e lotada edição realizada há alguns meses. Casa cheia e muita música das melhores décadas são ingredientes sempre presentes nas festas Ping Pong.

Francine Missaka é uma artista multifacetada, que durante a carreira transitou por diversos estilos, como o samba, funk, eletrônico, em diversos projetos e em carreira solo. Trabalhou ao lado de gigantes da música, como Pitty, Marcelo D2 e Seu Jorge, além, claro, do Double You, com quem se apresentou em Curitiba no último mês de novembro. A apresentação da Japa do Double You no Tork será uma excelente oportunidade de relembrar e dançar os grandes sucessos dançantes das décadas de 1980 e 1990.

Sobre o Tork N’ Roll

O Tork N’ Roll nasceu com uma proposta ambiciosa de proporcionar um espaço amplo e de alto nível. Há anos na ativa, a casa proporcionou experiências únicas e apresentações memoráveis de bandas nacionais e internacionais. O Tork possui praça de alimentação com diversas opções gastronômicas de qualidade e ambiente cativante, além de estacionamento. Curtir a noite no Tork N’ Roll é uma experiência inesquecível, para ser repetida muitas vezes.

Serviço

Festa Ping Pong com Japa do Double You
Data: 11 de fevereiro de 2023 (sábado)
Local: Tork n’Roll
Endereço: Avenida Mal. Floriano Peixoto, 1695 – Rebouças
Horário: 19h (abertura da casa)
Ingressos: a partir de R$ 50
Venda online: https://www.sympla.com.br/evento/japa-do-double-you-na-15-festa-ping-pong-com-nega-fulo-e-demais-atracoes-no-tork-n-roll/1827912

Pontos físicos de venda:
Tork (Av. Mal. Floriano Peixoto 1695 – Rebouças)
Detroit (Av. Pres. Arthur da Silva Bernardes 816 – Portão)

Camarotes: WhatsApp (41) 99980-7137
Mais informações: https://linktr.ee/detroitclub
Realização e Parceria: Detroit Club e Tork n’Roll

.

.

#japadodoubleyou #festapingpong #detroitclub #torknroll #bandanegafulo #bandatren #rocknacional #eribertoleao #70s #80s #90s #rock #pop #showinternacional #culturapop #tattoo #flashtattoo #curitiba #curitibacool

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com