Coral leva verdadeiro sentido do Natal para dentro de hospitais

Comemorar a vida, semear o amor e espalhar a esperança. Esses são alguns dos objetivos dos voluntários que levam músicas natalinas para os corredores e quartos de hospitais de Curitiba (PR). Quem ouve a cantoria e as melodias consegue se distanciar, ao menos por alguns momentos, da ansiedade e solidão que predominam durante o período de internamento. “A música se torna um remédio não apenas para a alma, como também para o corpo de quem canta e, principalmente, de quem escuta as canções”, afirma Nilza Brenny, coordenadora do voluntariado e pastoral dos hospitais Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat. 

“A música é vida, movimento e trilha sonora da nossa vida”. A frase de Telma Rodrigues, regente do coral que integra colaboradores e voluntários dos dois hospitais de Curitiba, revela a importância de projetos que unem arte e bem-estar. Por isso, músicas natalinas que carregam lembranças de bons momentos conseguem abrir espaço para sentimentos típicos do final de ano, como a alegria e a leveza. “Quando os coralistas dos hospitais se reúnem nos corredores, as portas se abrem e os pacientes se juntam a familiares, enfermeiros e funcionários para apreciar a boa música de Natal. Por alguns momentos, os problemas dos que estão internados dão espaço a sorrisos que partilham esse momento de alegria”, conta Telma.

A musicoterapia auxilia o paciente a melhorar a sua capacidade cognitiva, estimulando a produção de neurotransmissores ligados ao prazer, como a dopamina. É o que comprovou um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP), já que a música pode amenizar sintomas da demência causados pela doença de Alzheimer. 

Natal todo dia

Nesse período, quem passa pelos hospitais Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat é presenteado com ações voluntárias que materializam o  significado dessa época do ano. Músicos, cães, palhaços, contadores de história e o próprio Papai Noel são vistos circulando pelos corredores, levando brilho aos olhares e multiplicando sorrisos.

Em cada leito, uma história diferente. Na maioria das vezes, além do tratamento, o paciente precisa de acalento para a alma. Com isso em mente, há 16 anos, um grupo de voluntários ajuda no cuidado das pessoas que ficam internadas no Hospital Universitário Cajuru, com atendimento 100% via Sistema Único de Saúde (SUS). São cerca de 350 agentes que exercem a solidariedade dentro de suas rotinas hospitalares, para doar seu tempo pelo próximo.

No fim de ano, ações humanitárias se fortalecem e se adaptam para que continuem transmitindo a magia dessa época com alegria, amor e paz. “É tempo de colocar a solidariedade em prática e propagar o clima natalino para todos os meses do ano. E as visitas dos voluntários mostram isso aos pacientes, ou seja, que a vida vale a pena e eles nunca estarão sozinhos. Como resposta, vemos pelos seus olhares que conseguimos tocar o coração de cada um”, relata Nilza Brenny.

Seja um voluntário

Para começar o ano de 2023 doando parte do seu tempo e se tornando um voluntário dos hospitais Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat, basta agendar uma entrevista pelo telefone (41) 3271-2990 para que a equipe possa avaliar o candidato e ver qual atividade se encaixa com o perfil e a disponibilidade de horários. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Palavra de Mulher: leituras do feminino sem fronteiras

O projeto “Palavra de Mulher: leituras do feminino sem fronteiras” busca dar voz a mulheres em situação de vulnerabilidade a partir da criação de um espaço de diálogo e aprendizado compartilhado. Entre os dias 08 e 11 de março, serão realizadas em Curitiba oficinas e rodas de conversa que estimulem a reflexão e a capacidade de expressão dessas mulheres que buscam a transformação de sua realidade. 

Durante as oficinas de escrita criativa, haverá leitura de textos de ficção e autobiográficos e a discussão de técnicas que incentivem práticas de escrita e registro de memórias, reflexões, sentimentos, aspirações e fronteiras cruzadas pelas participantes. Nas rodas de conversa e manifestações culturais propostas, mulheres artistas migrantes que se destacam na cena cultural de Curitiba irão compartilhar suas experiências e trajetórias, inspirando outras mulheres migrantes ou em situação de risco social a contarem sua própria história. 

Os textos mais representativos produzidos durante as oficinas serão reunidos posteriormente em um livro digital com acesso livre para o público. O projeto foi aprovado no edital de Ações Afirmativas Culturais da Fundação Cultural de Curitiba e conta com o apoio do Instituto Edésio Passos.

Programação gratuita:

08 e 09/03 – (quarta e quinta-feira)

19h às 21h | Oficina de escrita criativa 

Vida, voz e corpo: a escrita a partir das reflexões sobre o feminino

Ministrantes: Miriam Adelman e Tatjane Garcia

10/03 – Sexta-feira

19h |Roda de conversa “Da África para o Brasil: o desafio de traduzir realidades”

Cassiana Pizaia (Brasil)

Delfina Amarilis (Angola)

Gloire Nkialulendo Mvangi (Congo)

Miriam Adelman (EUA/Brasil)

Mediação: Tatyana Friedrich

21h30 | Apresentação musical: Coral Vozes de Angola

11/03 – Sexta-feira

15h | Roda de Conversa “Palavra de Mulher: leituras do feminino sem fronteiras”

Cláudia Montenegro (Brasil/Uruguai)

Myria Tokimaji (Síria)

Ninoska Pottella (Venezuela)

Mediação:  Tatyana Friedrich

16h30 | Apresentação Musical: Cláudia Montenegro, Ninoska Pottella e Duo Alma Síria

17h30 |Oficina de salsa com Rozmely Lopez (Venezuela)

Serviço:

Palavra de Mulher: leituras do feminino sem fronteiras

De 08 a 10 de março às 19h

11 de março das 15h às 17h30

Local: Instituto Edésio Passos

Endereço: Rua XV de Novembro, 467, Centro

Informações: 41 99997-5673 – @institutoedesiopassos

6 espetáculos gratuitos para curtir o teatro no fim de semana

Na agenda do sábado (25/02), às 14h tem “A roupa nova do rei”; às 16h, se apresenta o Circo S/A; e às 18h, “Trigêmios”. No domingo (26/02), tem “Histórias de um ratinho sonhador”, às 11h; seguido por “Alípio no mundo da cooperação”, às 16h; e para finalizar, o espetáculo “Circo de um homem só”, às 18h. 

Não tem desculpa para não sair de casa e se divertir, as apresentações possuem o Ingresso Consciente, ou seja, o público, consciente do trabalho envolvido para realização do evento e do valor que ele dá para vivenciar esta experiência, escolhe se quer ou quanto acha adequado pagar pelo seu ingresso, de acordo com a sua condição financeira. O dinheiro das entradas vai para o pagamento dos custos da apresentação como, equipe técnica, alimentação, divulgação, e o restante é dividido entre os grupos participantes. 

O teatro está localizado dentro do Shopping Estação, no piso L2. Os ingressos estão à venda no site https://www.diskingressos.com.br

Serviço
6 espetáculos de teatro com ingresso consciente
Ingressos: https://www.diskingressos.com.br
Onde: Teatro Regina Vogue 
Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças
Curitiba (PR)
(41) 3094-5300
https://www.instagram.com/shopping_estacao/
 www.shoppingestacao.com.br

Sobre o Shopping Estação
O Shopping Estação é ponto de encontro e referência em entretenimento e gastronomia na cidade, com um mix de lojas e serviços completo, além de reunir parte da história de Curitiba no Museu Ferroviário, único museu dentro de um shopping no Brasil. Inaugurado em 14 de novembro de 1997, há 25 anos o Shopping Estação tem participação ativa na vida dos curitibanos e de milhares de turistas que passam pela capital paranaense.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com