Confira quais parques ficam fechados ou restritos no fim de semana

Parques e outras unidades de conservação cercados passam a fechar aos sábados e domingos, a partir deste fim de semana. A medida segue as determinações do Decreto 890/2021, que manteve a bandeira laranja, mas impôs uma série de medidas restritivas para conter a disseminação do novo coronavírus. 

Nas unidades em que não é possível fechar portões, os estacionamentos continuam restritos. É o caso dos parques Barigui, Tingui e Náutico, por exemplo. O acesso a esses locais e o estacionamento irregular serão monitorados e fiscalizados por agentes de trânsito e guardas municipais. Veja a lista completa abaixo. 

“Nestes locais ficam permitidas apenas as práticas de atividades físicas individuais, com uso obrigatório de máscara entre os frequentadores”, reforçou a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias.

Durante a semana, o uso de todos os locais é permitido para atividades individuais. Permanecem totalmente restritos, ainda, o Bosque Reinhard Maack e o Zoológico de Curitiba. 

Unidades de conservação com estacionamentos restritos
Parque Barigui
Parque Tingui
Parque Tanguá
Parque Náutico
Parque Peladeiros
Parque Atuba

Unidades de conservação totalmente restritas 
Jardim Botânico de Curitiba
Passeio Público de Curitiba
Parque General Iberê de Mattos (Parque Bacacheri)
Parque São Lourenço
Parque Lago Azul
Parque dos Tropeiros
Parque do Passaúna
Bosque Capão da Imbuia (Trilha “Caminho das Araucárias” do Museu Capão da Imbuia)
Bosque Alemão
Bosque do Papa
Bosque Vilinha do Atuba
Bosque Fazendinha
Bosque Zaninelli (Unilivre)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Show do Harry Styles em Curitiba terá ônibus de graça na volta

Show do Harry Styles em Curitiba terá ônibus de graça na volta

O show do cantor britânico Harry Styles em Curitiba no sábado (10/12), na Pedreira Paulo Leminski, vai contar com ônibus de graça na volta. A  Urbanização de Curitiba (Urbs), a pedido dos organizadores do evento, vai colocar seis ônibus gratuitos para o transporte do público na volta do show. O espetáculo faz parte da turnê Love on Tour, que no Brasil passa também por São Paulo e Rio de Janeiro.

O ônibus vai operar entre 22h e meia-noite, da Pedreira Paulo Leminski até a Praça Tiradentes, linha direta sem paradas no trajeto. O show do ex-membro do grupo One Direction está marcado para às 21h. A abertura dos portões é às 17h.

A Urbs informa que a operação é contratada pelos organizadores do evento e não trará prejuízo para as demais linhas do transporte coletivo, já que a circulação é fora do horário de pico. Os ônibus ficam estacionados na  Rua João Gava, próximo ao cruzamento com a Rua Antônio Kraininski.

Desvios de ônibus

Por conta dos bloqueios de trânsito nas imediações da Pedreira Paulo Leminski, os usuários do transporte coletivo devem ficar atentos: terão alteração de trajeto as linhas 181 Mateus Leme; 979 Turismo; 020 Interbairros II (horário) e 021 Interbairros II (anti-horário).

A linha 181 Mateus Leme terá itinerário desviado para as ruas Aldo Pinheiro, Padre José Joaquim Goral e Mateus Leme. A linha 979 Turismo, para as ruas Evaldo Wendler e Nilo Peçanha.

As linhas 020 Interbairros II (horário) e 021 Interbairros II (anti-horário) terão itinerário desviado para as ruas Nilo Peçanha e Mateus Leme em ambos os sentidos.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Veja as atrações do Natal de Curitiba para aproveitar a quinta-feira ensolarada

Feira de Natal da Praça Osório. Curitiba, 03/12/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O sol promete brilhar nesta quinta-feira (8/12) e o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 está cheio de programas para curtir o calor do dia. A roda-gigante na Vila Electrolux é uma das opções. A atração na Praça Santos Andrade abre das 16h às 22h. Quem quiser chegar antes, pode aproveitar a tradicional feirinha de Natal, com as bancas de gastronomia e artesanato.

Confira aqui a programação do Natal de Curitiba nesta quinta-feira (8/12).

O Natal também vai para dentro do histórico Instituto de Educação do Paraná nesta quinta. Às 11h, uma das instituições mais antigas do estado será palco do espetáculo Encantorias – Cantos e Encantos do Natal, que será apresentado para estudantes, professores e funcionários da centenária escola paranaense.

A programação natalina do dia tem ainda uma cantata na Defensoria Pública, no Centro Histórico. A partir das 18h, personagens caracterizados vão ocupar as janelas e sacadas do imóvel de 1898, que fica atrás da Catedral de Curitiba, e se apresentar para o público que transitar pelo calçadão da Rua José Bonifácio, perto da praça Tiradentes.

Outras atrações do Natal de Curitiba seguem pela cidade, como os dois carrosséis: do Natal Condor no Passeio Público e o Carrossel de Luz do Marista, no parque Tanguá. Ambos são um convite para um passeio com as crianças.

Espetáculos noturnos

Sem previsão de chuva, turistas e curitibanos podem aproveitar para assistir aos espetáculos natalinos que acontecem no começo da noite. Na quinta-feira as opções são o Auto na Ilha da Ilusão, no Passeio Público, a projeção mapeada no Paço da Liberdade e a última apresentação de O Grande Circo Místico, nas Ruínas de São Francisco, no Largo da Ordem.

Atrações do Natal de Curitiba desta quinta-feira (8/12)

    • 6h – Presépio no Parque Lago Azul (Rua Colomba Merlin, 831, Umbará)
    • 10h – Feira Especial de Natal da Praça Osório (Praça Osório, Centro)
    • 10h – Feira Especial de Natal da Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, Centro)
    • 14h – Carrossel de Luz Marista no Parque Tanguá (Parque Tanguá, Taboão)
    • 14h – Natal Condor no Passeio Público (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 370, Centro)
    • 15h – Auto de Natal na Rua da Cidadania do Boqueirão (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430, Boqueirão)
    • 16h – Roda-gigante e Vila Electrolux (Praça Santos Andrade, Centro)
    • 18h – Cantatas na Defensoria Pública (Rua José Bonifácio, 68, Centro)
    • 19h – Caminho de Luz Ligga no Parque Náutico (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1.220, Boqueirão). Ônibus especial com embarque e desembarque no Terminal do Boqueirão
    • 19h – Caminho de Luz da Ligga no Parque Barigui (Parque Barigui). Ônibus especial com embarque e desembarque no Terminal Campina do Siqueira
    • 19h – Árvore de Natal Centro Cívico (Avenida Cândido de Abreu, 817, Centro Cívico)
    • 19h – Árvore do lago no Parque Barigui (Parque Barigui)
    • 19h – Árvore de Natal da Rotatória do Parque Barigui (Av. Cândido Hartmann, 2.355, Bigorrilho)
    • 19h – Decoração do Natal O Boticário na Rua XV de Novembro (Calçadão da XV de Novembro, Centro)
    • 19h – Jardim dos Sonhos Ademicon (Jardim Botânico)
    • 19h – Decoração da bola de Natal do Clube Athletico Paranaense na Praça Afonso Botelho (Rua Engenheiros Rebouças, 3.020, Água Verde)
    • 19h30 – Natal da Família Moletta (Rua Nicola Pellanda, 5.962, Umbará)
    • 19h30 – Natal Família Madalosso (Avenida Manoel Ribas, 5.875, Santa Felicidade)
    • 19h30 – O Grande Circo Místico (Av. Jaime Reis, 215, São Francisco)
    • 20h30 – Natal no Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189)

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Clube Athletico Paranaense, Uninter, Marista, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba