A Curitiba Film Commission foi destaque no Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul 2023 (FAM 2023). O evento começou no último dia 21 e termina nesta quarta-feira (27/9) na capital catarinense.
O trabalho desenvolvido pela Curitiba Film Commission, para incentivar, estimular e apoiar a produção audiovisual cinematográfica na capital paranaense, foi apresentado durante reuniões de representantes de comitês de film commissions de cidades brasileiras presentes no FAM 2023.
Além de Curitiba estavam presentes representantes das film commissions do Rio de Janeiro, Florianópolis, Buenos Aires, Santa Cruz (RS), Bento Gonçalves (RS) e São Francisco do Sul (SC).
“O momento foi de troca de experiências na implantação de uma film commission. Debatemos questões técnicas e operacionais do funcionamento e da organização para atração de produções publicitárias e não publicitárias”, contou Elaine Rodrigues Leal, servidora do Instituto Municipal de Turismo e integrante do comitê gestor da Curitiba Film Commission.
Cada representante de film commission expôs os caminhos que cada cidade vem adotando para fomentar as produções cinematográficas e o turismo cinematográfico.
Elaine explicou que a Curitiba Film Commission tem a atribuição de estabelecer mecanismos de apoio técnico e logístico à produção cinematográfica, fazer o mapeamento dos cenários públicos, urbanos e rurais e fornecer informações a todos os interessados em realizar projetos cinematográficos na capital, em especial, sobre prestadores de serviços do mercado audiovisual.
Integram a Curitiba Film Commission a Secretaria Municipal da Comunicação Social, a Fundação Cultural de Curitiba e o Instituto Municipal de Turismo.
“Há toda uma articulação de vários órgãos do município para incentivar, estimular e apoiar a produção audiovisual cinematográfica, televisiva ou publicitária em locais públicos, e favorecer o acolhimento de produções nacionais e internacionais”, ressaltou Juliana Midori, superintendente da Secretaria Municipal da Comunicação Social e também integrante do comitê gestor da Curitiba Film Commission.
Juliana explicou ainda que a Curitiba Film Commission busca fomentar toda a cadeia econômica da cidade que se beneficiam com as produções, além de gerar emprego e renda para artistas, técnicos e prestadores de serviço ligados com a cadeia audiovisual, o Turismo na cidade também é incentivado.
Como resultado do sucesso do trabalho de articulação e apoio da Curitiba Film Commission para fomentar a produção cinematográfica, a capital paranaense só em 2023 foi escolhida para ser cenário de duas grandes produções cinematográficas: Torniquete e Traição entre Amigas, dirigidas por Ana Catarina Lugarini e Bruno Barreto, respectivamente. E em breve a cidade vai receber mais um longa do Marcos Jorge, Dr Monstro, e diversas produções de conteúdo e publicitárias que acontecem diariamente na cidade.
Juntas, as produções estão gerando mais de mil empregos diretos em funções variadas da cadeia do audiovisual.
FAM 2023
Com mais de 145 horas de programação, o Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul 2023 (FAM 2023) teve sessões de cinema, mostras competitivas, debates com realizadores, oficinas de formação, encontro de mercado com mais de 40 players, e mesas, reuniões e encontros no Fórum Audiovisual Mercosul, com as autoridades do setor do Brasil e de países do bloco.
Deixe um comentário