Confira as datas dos vestibulares das universidades federais e estaduais do Paraná

Os vestibulares das universidades federais e estaduais do Paraná precisaram ter as datas revistas pelas instituições por causa da pandemia do novo coronavírus.

Há universidades que definiram o calendário, que aguardam oficialização e outras que não realizam processo seletivo presencial. Veja abaixo.

Federais

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

A UFPR adiou o vestibular 2020/2021 para 10 de janeiro de 2021. Segundo a instituição, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão irá decidir até o dia 10 de agosto se manterá o vestibular em janeiro ou se fará uma nova alteração da data.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

A instituição informou que não realiza vestibulares. O ingresso dos estudantes se dá por meio Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

A universidade explicou que a seleção dos alunos é feita pelo Enem e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No ano passado, pela primeira vez, houve vestibular com 30% do total de vagas. Neste ano, não deve ocorrer o processo seletivo dessa forma.

O restante do calendário pode ser conferido no G1

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Paciente descumpre isolamento, casos sobem e prefeitura alerta para transmissão comunitária no Litoral

O descumprimento do isolamento social de um paciente é apontado pela Prefeitura de Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná, como principal motivo do aumento de casos de Covid-19 na cidade. De 19 de outubro a 10 de novembro, a Secretaria Municipal da Saúde havia registrado apenas quatro novos casos da doença. O boletim divulgado nesta quarta-feira (18), porém, confirmou 16 novas infecções em apenas uma semana.

De acordo com a administração municipal, os números confirmam a transmissão comunitária no município de 7,5 mil habitantes.

“O fato ocorreu devido a um caso confirmado ter desobedecido as normas impostas pela vigilância em Saúde, descumprindo o isolamento social, agravando a situação e contaminando idosos, jovens e adultos que, por sua vez já transmitiram para seus familiares”, disse a prefeitura.

Assim, a Secretaria Municipal da Saúde convocou moradores que estiveram na Pousada dos Pinheiros, Canoa Quebrada e encontro de jovens no deck do Mercado Municipal, entre os dias 6 e 14 de novembro, para a realização de exames.

Desde o início da pandemia, Guaraqueçaba confirmou 81 casos e quatro mortes pela doença.

Informações Banda B.

Estudantes da UFPR constroem protótipos de carros eficientes e se classificam para competição mundial

O objetivo do projeto é construir veículos que percorram a maior distância possível com o menor consumo energia

Estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) se classificaram para a etapa mundial da Shell Eco-marathon após construírem protótipos de carros eficientes. Denominado Eco Octano, o projeto dos estudantes desenvolve carros que visam a preservação do meio ambiente e focam na sustentabilidade. A equipe já tem dois protótipos, um elétrico e um movido à gasolina.

Segundo o capitão da equipe, Thiago Marodin, o objetivo do projeto de extensão é construir veículos que percorram a maior quilometragem possível com a menor quantia de energia. “Já somos bicampeões da competição que participamos todos os anos, a Shell Eco Marathon, que é realizada pela própria Shell”.

A competição, que fomenta a pesquisa energética, promove várias competições de protótipos de carros ultra eficientes com estudantes de vários países. A Shell Eco-marathon deu os primeiros passos em 1939, quando funcionários da Shell Oil Company dos Estados Unidos fizeram uma disputa de quem conseguiria percorrer o caminho mais longo com a mesma quantidade de combustível.

“Em 2018, conseguimos ocupar o terceiro lugar no ranking da competição com o nosso carro movido à gasolina. Ele atingiu a marca de 89 km por cada litro de combustível”, disse Marodin, que também é um dos gestores da Eco Octano.

No ano seguinte, em 2019, outro protótipo que fez história na disputa foi o elétrico. O carro conseguiu percorrer 213 km por cada kWh, e garantiu aos estudantes o segundo lugar na etapa nacional.

Para se ter ideia do feito dos futuros engenheiros, Thiago fez uma comparação: “Um Tesla faz 8 quilômetros a cada kWh”.

Tesla é uma empresa automotiva e de armazenamento de energia dos Estados Unidos, que, além de vender, desenvolve e produz automóveis elétricos de alto desempenho. O fundador é o empresário Elon Musk, hoje o terceiro homem mais rico do mundo.

Agora, a equipe concorre em etapa mundial, depois de ter garantido uma posição entre os melhores protótipos das Américas: “Estamos competindo com equipes da Ásia e da Europa, e parte da competição tem votação popular”. A classificação ocorreu após apresentação em inglês à própria Shell.

Votação

O site onde ocorre a votação está em inglês. Clique aqui para acessá-lo.

Para votar na Eco Octano, siga o passo-a-passo abaixo ou veja as imagens:

– Clique no botão azul “Vote now” [Vote agora] ao lado da frase: Vote na sua ideia de equipe favorita para vencer o Desafio de Frete de Descarbonização. Você tem até 23:59 de domingo, 22 de novembro de 2020 para votar!

– Aparecerão três opções. Para votar nos estudantes da UFPR, selecione a foto com a bandeira do Brasil: Eco Octano UFPR Elétrico from Universidade Federal do Paraná e clique em Vote.

– Na sequência, preencha seu cadastro com:

  • First name: primeiro nome
  • Last name: sobrenome
  • Email
  • Digite seu email novamente para confirmar

– Selecione as duas opções abaixo de seus dados para confirmar com os termos.

Informações Banda B.