Confira algumas atrações para aproveitar no feriadão de 12 de outubro

Com programas seguros para toda a família, a capital paranaense está atraindo cada vez mais turistas

Na próxima semana, o feriado prolongado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, vai parar o Brasil. Que tal aproveitar a pausa para conhecer os encantos da cidade de Curitiba? Nos últimos anos, a capital paranaense tem se destacado pelo seu apelo turístico e gastronômico. São inúmeros parques e pontos turísticos que fazem os moradores e visitantes sentirem-se em casa. Programas perfeitos e seguros para compartilhar com os amigos e familiares, mergulhando na cultura e na gastronomia local.

Entre os locais de maior visitação da capital paranaense está a Ópera de Arame, que foi inaugurada em 1992. Em meio a lagos, vegetação típica e cascatas, faz parte do Parque das Pedreiras juntamente com a Pedreira Paulo Leminski. Outro lugar de destaque é o Museu Oscar Niemeyer, mais conhecido como MON. Ele é um dos maiores museus da América Latina e seu acervo abriga mais de 2.200 obras de artistas reconhecidos nacional e internacionalmente, e atualmente sedia a badalada exposição “OSGEMEOS: Segredos”, dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo. O espaço foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, onde a forma do anexo conferiu ao MON o apelido de “Museu do Olho”. Para quem ama a natureza, uma boa pedida é a Esalflores, maior rede de floriculturas do Brasil, que conta com várias unidades na cidade, propondo momentos de tranquilidade em meio a um “mar de plantas”.

Teatro Ópera de Arame. Foto: Orlando Kissner/SMCS
Divulgação

No meio da tarde, que tal uma parada para um café e um lanche saboroso? Curitiba é a capital brasileira dos cafés especiais. Baristas curitibanos e de outras regiões do país transformaram a cidade em um paraíso para os amantes da bebida, que ganhou várias releituras preparadas com muita excelência em dezenas de cafeterias espalhadas pela cidade. Entre os destaques estão a Prestinaria, o Supernova e o Café Cultura. E é lógico que não dá para esquecer de um dos principais símbolos do Paraná: o mate. Curitiba acaba de ganhar a inovadora Ow Mate, com preparos “to go” quentes e gelados que têm mate como grande estrela. Já quem ama pizza precisa conhecer a Pizzaria da Mathilda, que trabalha com o melhor da tradição napolitana em dois endereços da capital paranaense.

Divulgação
Divulgação
Divulgação

Gosta de cerveja artesanal? Então marque uma visita na fábrica da Way Beer, uma das mais premiadas cervejarias do país. Já os fãs de comida de boteco não podem deixar de conhecer o Bar Quermesse, que há mais de 10 anos encanta curitibanos e turistas que buscam comidinhas com inspiração regional. Para quem gosta de comida com características bem urbanas, a Rua Trajano Reis e a Avenida Vicente Machado são ótimas opções. Nelas, os curitibanos e turistas se reúnem na rua para saborear os mais variados preparos gastronômicos e chopes artesanais da região. Nos endereços, destaque para unidades do Porks – Porco & Chope, especializado em carne de porco,do Sirène, maior rede de Fish & Chips da América Latina, e da hamburgueria O Barba, uma das mais tradicionais da cidade.

Divulgação

Quem busca alta gastronomia, Curitiba reúne alguns dos chefs mais badalados e premiados do Brasil. É na capital paranaense que fica o incrível Obst., primeiro restaurante próprio do chef Lênin Palhano, grande nome da culinária paranaense nos últimos anos. Inaugurado no último mês de janeiro, o Obst. conquistou rapidamente o público com um menu criativo, extremamente saboroso e contemporâneo, além de uma coquetelaria de altíssimo nível. Outra ótima opção para os amantes da boa gastronomia é o também recém-inaugurado Raulino Cozinha Autoral, comandado pelo chef André Raulino, que oferece um impactante menu surpresa. Para completar, o Kitsune, empreendimento gastronômico comandado pelo badalado chef Andre Pionteke, curitibano que ganhou popularidade com a participação no Masterchef Profissionais 2018, trabalha com preparos inspirados em ingredientes locais da região da Mata Atlântica – bioma do litoral do Paraná – aliados às técnicas da culinária oriental.

Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curso de Auxiliar Administrativo para jovens está com inscrições abertas

Estão abertas até a próxima segunda-feira (11/10), as inscrições para o curso de Auxiliar Administrativo – Futuro Profissional do Jovem, oferecido pela Fundação de Ação Social (FAS), por meio do programa Liceus de Ofícios, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), unidades Boqueirão e Portão.

São 141 vagas disponíveis, sendo 91 para a turma da manhã (das 8h às 12h) e 50 para a da noite (das 18h30 às 22h30). As aulas começam no próximo dia 13 e serão oferecidas ao vivo, diariamente, pela plataforma Teams.

Os interessados devem fazer a inscrições pelo Portal Aprendere, no link https://aprendere.curitiba.pr.gov.br/Cursos/15990. Para se inscrever, os candidatos devem ter no mínimo 14 anos e o ensino fundamental incompleto. Como o curso será realizado na modalidade remota, é preciso ter acesso à internet.

Programação

Com carga horário de 160 horas, o curso terá dois meses de duração. Entre os conteúdos que serão abordados estão os fundamentos de qualidade e produtividade, língua portuguesa, interpretação de textos técnicos e administrativos, rotinas administrativas, introdução à informática, matemática básica, saúde, segurança e meio ambiente. E, ainda, ambientação e acolhimento, projeto devida e gênero, diversidade e relações socioprofissionais.

Curso de smartphone para idosos está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o curso Inclusão Digital – Smartphone para Idosos, promovido pela Fundação de Ação Social (FAS), em parceria com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). Os interessados podem se inscrever até sexta-feira (24/9), no portal Aprendere.

As aulas começam no dia 5 de outubro, com previsão de término em 4 de novembro. São 40 vagas ofertadas. Os conteúdos serão apresentados na forma de viodeaulas transmitidas pelo canal do ICI no YouTube.

Os temas abordados no curso serão configurações básicas do smartphone, fotos e vídeos, downloads de aplicativos; uso de WhatsApp, Facebook e e-mail e segurança e privacidade.

Além das aulas on-line, os participantes serão acompanhados por alunas do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR), para complementar o conteúdo apresentado.

As estudantes, que integram o Projeto ID60+: promovendo ações educativas favoráveis à inclusão digital de idosos, vão tirar dúvidas dos idosos e ajudar a fixar o conteúdo, de acordo com o modelo do aparelho de smartphone que ele  possui.

O curso de inclusão digital para idosos foi implantado pela FAS em 2019. Ele faz parte do Programa Liceu de Ofícios e acontecia presencialmente, mas precisou ser adaptado para a forma on-line para evitar os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.

Dúvidas e informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3250-7475.