Confira 5 curiosidades sobre o Mercado Municipal de Curitiba

Nesta segunda-feira (2), o Mercado Municipal de Curitiba completa 63 anos de muitas histórias na capital paranaense. Confira 5 curiosidades sobre esse importante ponto de encontro e compras da cidade.

  • O Mercado Municipal foi construído entre 1956 e 1958, projetado por um jovem engenheiro na época, o ex-prefeito de Curitiba Saul Raiz, hoje com 91 anos. A construção foi autorizada, em 1954, pelo então prefeito do município, o ex-governador e ex-ministro Ney Braga (1917-2000). 

  • A primeira sede do Mercado Municipal ficava na atual Praça Zacarias e surgiu em 1860. Naquela época, o espaço era popularmente chamado de Mercado dos Quartinhos. A segunda “casa” foi construída no Largo da Cadeia, atual Praça Generoso Marques, em 1874. Em 1914, essa sede foi demolida para dar lugar ao Paço Municipal. Então, o mercado funcionou no Batel, de 1915 a 1937, quando foi demolido. Ele ficava onde é hoje a Praça Theodoro Bayma. Só em 1943, o urbanista francês Alfred Agache apresentou o Plano Agache, que propôs a construção de um novo Mercado Municipal, na sede atual. 

  • O Mercado Municipal tem entradas pelas ruas da Paz e General Carneiro e avenidas Sete de Setembro e Presidente Affonso Camargo. No total, há 17 acessos distribuídos em seus quatro lados e dois andares.
Foto: Luiz costa/SMCS
  • Os frequentadores do Mercado Municipal podem conferir pratos nos inúmeros restaurantes que são referências gastronômicas de Curitiba. O espaço da Prefeitura  já foi destaque no programa Mais Você, da Globo.
Foto: Luiz costa/SMCS
  • O Mercado Municipal conta com o primeiro Setor de Orgânicos do Brasil, inaugurado em 2009, com ampla oferta de produtos livres de agrotóxicos e aditivos químicos, além de um restaurante, um café e uma lanchonete.
Foto: Luiz costa/SMCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Restaurante de Curitiba faz sucesso com sushis e várias outras receitas com trufas

A trufa, ingrediente tão celebrado na cozinha internacional ganha um tratamento contemporâneo no Nuu Nikkei, uma das grandes referências gastronômicas da cidade de Curitiba (PR). O restaurante é especializado na cozinha Nikkei, que alia referências das cozinhas peruana e japonesa, e traz o insumo em variadas versões, do sushi ao grelhado.

Veneradas como as “iguarias dos deuses”, as trufas são encontradas apenas nas raízes de poucas árvores. Difíceis de serem encontradas, elas passaram a ser muito valorizadas pelos amantes da gastronomia, caindo no gosto dos principais chefs de cozinha do mundo.

Já nas entradas do Nuu Nikkei é possível encontrar preparos com o celebrado insumo. O Carpaccio Trufado traz uma pasta de trufas com flor de sal e raspa de limão siciliano combinados a salmão, polvo ou vieiras, dependendo da escolha do cliente. Outra pedida é o Maki, sushi enrolado com a alga pelo lado de dentro, de Salmon Truffle. A receita tem aspargos com queijo cremoso por dentro, e por fora, salmão, mel, trufa e farofa de amêndoas.

Entre as Duplas Especiais de sushis, há variadas escolhas com o badalado ingrediente. O Nuu Especial, por exemplo, tem salmão com ovo de codorna selado e mel trufado, enquanto o Niguiri Trufado tem diferentes opções de frutos do mar (camarão, salmão, vieiras ou barriga de salmão) com massago, cebolinha e trufa, selado na finalização.

A Parrilla, que apresenta ingredientes grelhados ao estilo sul-americano, também tem prato com um toque todo especial de trufas. O Mignon Nuu é preparado ao molho de vinho tinto e servido com batata gratinada com parmesão, especiarias asiáticas e perfume de trufa.

O Nuu Nikkei funciona durante o jantar, de terça-feira a domingo, a partir das 18h, e durante o almoço, aos sábados e domingos, das 12h às 15h. A casa fica na R. Fernando Simas (nº 333), no bairro Mercês. Reservas e informações disponíveis no Instagram oficial do restaurante (@nuunikkei).

Festival do Pão com Bolinho agita o Bar Quermesse, em Curitiba

Com 14 anos de história e consolidado como um dos empreendimentos mais tradicionais da gastronomia paranaense, o Bar Quermesse conquistou o público curitibano unindo cervejas e bebidas especiais a um cardápio que valoriza o melhor da gastronomia regional brasileira, baseado, principalmente, nas clássicas comidinhas de boteco.

Pensando em destacar um dos preparos mais pedidos da casa, o Bar Quermesse vai promover, entre os dias 21 e 26 de março, o seu tradicional Festival do Pão com Bolinho. Durante o evento, o público poderá saborear releituras da deliciosa iguaria que serão comercializadas pelo preço fixo de R$ 19.

O evento especial contará com três opções de pão com bolinho: com creme de cheddar e bacon crocante; com molho de cerveja preta e bacon acompanhado por uma deliciosa batata frita; e o pão com bolinho à parmegiana.

Além da programação especial, a casa conta com opções de bebidas e vários outros preparos tradicionais, entre eles torresmo, mignon chic, brusqueta e batata brava. Aos finais de semana, o Quermesse oferece iguarias como feijoada, barreado, buffet de comida mineira e churrasco de igreja.

O Bar Quermesse fica na Rua Carlos Pioli, (nº 513), no bairro Bom Retiro, e funciona de terça a sexta, das 18h às 01h, e aos sábados e domingos, das 11h30 às 01h. O Festival do Pão com Bolinho será realizado entre os dias 21 e 26 de março, durante todo o horário de funcionamento da casa. Mais informações no site www.quermesse.com.br ou pelo telefone (41) 3026-6676.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com